Jaguar confirma que irá produzir apenas SUVs e aposentará sedans

A Jaguar, marca tradicionalmente conhecida por seus esportivos e sedãs, está passando por uma crise de identidade. No entanto, a empresa promete uma revolução em sua linha de produtos nos próximos anos. Segundo Joe Eberhardt, presidente da Jaguar Land Rover (JLR) nos EUA, a partir do segundo semestre de 2024, a marca se concentrará exclusivamente na produção de SUVs.

Essa mudança estratégica resultará no fim dos sedãs XE e XF, bem como do cupê F-Type, até junho deste ano. Dessa forma, a linha da Jaguar contará apenas com os SUVs E-Pace, F-Pace e I-Pace, este último sendo um veículo elétrico.

Melhores pneus para Jaguar I-Pace
O Jaguar I-Pace é um SUV de desempenho totalmente elétrico que foi elogiado por seu design elegante, desempenho estimulante e interior luxuoso. Foto: Divulgação.

Eberhardt afirmou em entrevista à revista Road And Track que a produção dos modelos atuais será suficiente para suprir a demanda por mais de um ano. Essa decisão reflete a necessidade de adaptar-se às mudanças no mercado automobilístico global.

Atualmente, a Jaguar enfrenta dificuldades, com uma linha defasada e falta de previsões para lançamentos significativos em breve. O icônico sedã topo de linha XJ foi descontinuado em 2019 e seu sucessor elétrico, que estava em fase final de testes, foi cancelado.

Embora já tenha sido anunciado que a Jaguar se tornará uma marca exclusivamente de carros elétricos até 2025, utilizando a plataforma do modelo I-Pace para toda a família, poucas informações adicionais foram divulgadas sobre esse plano. Além disso, o modelo elétrico existente da marca está defasado em relação à concorrência.

Em contrapartida, a marca irmã Land Rover está em ascensão, impulsionada pela popularidade dos SUVs e pela reputação do Range Rover como referência em luxo. Enquanto isso, a Jaguar está se preparando para lançar uma nova plataforma de carros elétricos chamada JEA, que promete autonomia de até 690 km e potência acima de 600 cv.

Melhores pneus para Jaguar F-Pace
O Jaguar F-Pace é um SUV de luxo e desempenho conhecido por seu design elegante, motores potentes e manuseio ágil. Foto: Divulgação.

Essa mudança estratégica indica uma revolução na imagem da marca Jaguar. Embora seja um passo necessário para se destacar novamente no mercado de luxo, existe o risco de que essa transformação não seja bem-sucedida e a marca acabe enfrentando dificuldades ainda maiores.

É importante observar que o mercado europeu de carros elétricos tem apresentado um declínio recente, e algumas marcas que haviam prometido se tornar totalmente elétricas estão reconsiderando suas estratégias. No entanto, enquanto a Jaguar busca definir seu rumo, podemos admirar o clássico sedã Mark 2 do Boris, com seu motor esportivo e histórico nas pistas de corrida.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário