Japão põe fim aos carros híbridos, elétricos e de grande motor sendo enviados para a Rússia
Essa é mais uma notícia negativa para o cenário automotivo russo, já que carros com mais de 1900cc, híbridos e elétricos estão proibidos de serem exportados do Japão.
O Japão ampliou suas sanções contra a Rússia, banindo a exportação de vários itens que poderiam ser desviados para uso militar, incluindo aço, produtos plásticos e peças eletrônicas. Além disso, a lista inclui vários tipos de carros, como todos os veículos híbridos e elétricos, bem como automóveis com uma capacidade de motor de 1900cc ou maior.
Guia do Conteúdo
Rússia sofrerá novas restrições seguindo aliados japoneses a partir de agosto
De acordo com o jornal The Moscow Times, a Rússia sofrerá novas restrições a partir do dia 9 de agosto, seguindo os passos de aliados japoneses.

Em maio, líderes estatais se reuniram em Hiroshima, Japão, para um encontro do G7, onde foi decidido coletivamente que a Rússia seria privada de tecnologia e equipamentos que poderiam potencialmente alimentar os esforços de guerra do país. Essas medidas mais amplas chegam mais de um ano após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Fabricantes do Japão de automóveis buscam novas estratégias para se manterem competitivos no mercado russo
Apesar de a Toyota e a Nissan terem deixado de fabricar carros na Rússia, alguns fabricantes japoneses de automóveis continuam vendendo seus veículos no país.
No entanto, nesses casos, os veículos são frequentemente importados em paralelo, muitos sendo fabricados na China – e não no Japão – e vendidos por meio de programas de carros usados dos revendedores. Isso mostra uma mudança na indústria automobilística japonesa, que está buscando novas estratégias para se manter competitiva no mercado internacional.
Guerra na Ucrânia afeta indústria de carros novos na Rússia, favorecendo fabricantes chineses
Uma pesquisa recente mostra que os esforços de guerra têm devastado a indústria de carros novos da Rússia. Antes da invasão da Ucrânia, os consumidores russos compravam cerca de 100.000 veículos por mês.
Esse número caiu para cerca de 25.000. Embora os fabricantes domésticos, como a Lada, estejam vendo suas vendas melhorarem, são os fabricantes chineses de automóveis que estão aproveitando a saída de muitos nomes ocidentais da indústria automobilística.
As exportações para a Rússia triplicaram para 140.000 no início do ano, enquanto a fabricante chinesa Geely viu um aumento de 88% nas vendas.
Apesar de tudo, ainda há comércio e carros de luxo na Rússia!
Enquanto isso, um relatório divulgado pelo The New York Times este ano revelou que carros de luxo estrangeiros ainda estão chegando ao país, com anúncios encontrados para os últimos modelos da Rolls-Royce, Ferrari e Chevrolet.
Em muitos casos, as concessionárias que tiveram laços cortados com marcas ocidentais continuaram a obter novos carros por meio de intermediários, bem como de nações mais amigáveis, às vezes em centenas de unidades.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!