Jeep Grand Cherokee L fracassa em teste de colisão!
O Instituto de Segurança em Rodovias de Seguros (IIHS, na sigla em inglês), conhecido por sua abordagem rigorosa nos testes de colisão, recentemente divulgou sua avaliação do Jeep Grand Cherokee L, um SUV de três fileiras baseado no popular Grand Cherokee. Infelizmente, os resultados não são positivos para o veículo.
Os testes, que são aplicáveis aos modelos fabricados entre 2021 e 2023, incluíram uma colisão frontal com sobreposição moderada a uma velocidade de 64 quilômetros por hora, onde 40% da largura do veículo foi impactada pelo teste. O Grand Cherokee L obteve uma classificação geral ruim nesse teste.
De acordo com o IIHS, a classificação ruim se deve às lesões na cabeça, pescoço e tórax registradas no passageiro traseiro durante o teste. Essas lesões foram observadas em bonecos de teste representando crianças ou mulheres pequenas. No entanto, é importante ressaltar que o cinto de segurança do veículo permaneceu em uma posição adequada, evitando lesões abdominais.
Além disso, os lembretes do cinto de segurança do Grand Cherokee L foram classificados como marginais pelo IIHS, indicando que há espaço para melhorias nesse aspecto.
Outro ponto destacado pelos especialistas em segurança é o desempenho dos faróis do tipo refletor de LED nas versões Laredo e Altitude. Os fachos baixos desses faróis criaram um brilho excessivo, enquanto os fachos altos apresentaram visibilidade inadequada no lado esquerdo da estrada.
Apesar desses pontos negativos, o Grand Cherokee L obteve classificações avançadas e superiores nos testes de frenagem automática, mostrando uma capacidade satisfatória de evitar e mitigar colisões frontais com pedestres durante o dia e à noite, bem como em situações de colisão veículo-veículo.
O Grand Cherokee L, também conhecido pelo codinome WL, é a quinta geração do SUV mais vendido da Jeep. Fabricado na fábrica de montagem Jefferson North e no Complexo de Montagem Mack Avenue, o veículo compartilha a plataforma Giorgio com o Alfa Romeo Stelvio. Algumas das suas características incluem uma tela sensível ao toque para o passageiro da frente, bancos dianteiros com massagem e um sistema de áudio surround McIntosh de até 950 watts.
Uma das maiores mudanças em relação ao seu antecessor é a introdução de um grupo motriz híbrido plug-in chamado 4xe, que está disponível apenas no Grand Cherokee de duas fileiras atualmente. No entanto, para aqueles que desejam o Grand Cherokee L, as opções disponíveis são um motor V6 de 3.6 litros Pentastar ou um HEMI V8 de 5.7 litros.
É importante mencionar que após o ano modelo de 2024, a Jeep planeja abandonar o motor V8 completamente. Até mesmo a Ram 1500 deixará de utilizar o motor 5.7 litros em favor de um seis cilindros twin-turbo de 3.0 litros, com potência e torque comparáveis ao BMW M3 Competition no Grand Wagoneer do ano modelo de 2024.
Quanto aos preços, o Grand Cherokee L tem um valor inicial de $42.130 dólares (R$ 217 mil), sendo mais caro que o Grand Cherokee de duas fileiras, que começa em $40.130 dólares (R$ 207 mil). Já a versão híbrida plug-in Grand Cherokee 4xe de duas fileiras tem um preço inicial de $60.000 dólares (R$ 300 mil).
Apesar das classificações ruins no teste de colisão, é importante ressaltar que o IIHS continua aprimorando seus critérios de avaliação e encorajando as montadoras a melhorarem constantemente a segurança de seus veículos. A Stellantis, empresa responsável pela Jeep, certamente levará esses resultados em consideração para futuras melhorias no Grand Cherokee L.