Renault Kardian vs Sandero: A Evolução de um SUV ou Apenas um Sandero Melhorado?
O Renault Kardian chegou ao Brasil com a missão de inaugurar uma nova fase para a montadora francesa. Lançado para competir no crescente segmento de SUVs compactos, o modelo se apresenta como um veículo mais sofisticado, moderno e tecnológico, buscando afastar a Renault da imagem de marca associada a carros simples e acessíveis, como o Sandero. Embora o Kardian tenha apresentado um desempenho positivo em termos de vendas e conquistado um espaço importante no mercado, ainda existem aqueles que questionam se ele não seria apenas uma versão aprimorada do Sandero.
A relação entre o Renault Kardian e o Sandero é inevitável, considerando que ambos são produtos da mesma montadora e possuem algumas semelhanças em termos de porte e proposta de mercado. No entanto, uma análise mais detalhada revela que as diferenças entre os dois modelos vão muito além da aparência. Da plataforma ao conjunto mecânico, passando pelos recursos de tecnologia e segurança, o Kardian surge como um modelo mais avançado, visando atender um público que busca mais sofisticação, desempenho e recursos tecnológicos em um SUV.
Guia do Conteúdo
Plataforma: A Base de Todo o Projeto
A principal diferença entre o Renault Kardian e o Sandero começa na plataforma sobre a qual cada modelo é construído. O Kardian utiliza a Renault Global Modular Platform (RGMP), uma plataforma mais recente e moderna que foi projetada para suportar uma gama maior de veículos, desde compactos até SUVs de médio porte. Ela oferece mais flexibilidade e robustez para os modelos que a utilizam, como o próprio Kardian, que se beneficia de maior estabilidade e estrutura para suportar os desafios que um SUV pode apresentar. A mesma plataforma será usada em futuros lançamentos da Renault, como o SUV cupê e a nova geração da picape Oroch.
Já o Sandero, que tem uma proposta mais voltada para o público de hatchbacks e carros populares, utiliza a plataforma M0, desenvolvida pela Dacia e lançada em 2012. Embora seja eficiente para veículos de porte pequeno e médio, a M0 tem limitações em termos de capacidade estrutural, o que a torna menos adequada para modelos de maior porte, como o Kardian. Essa diferença na plataforma reflete diretamente na dinâmica de condução, na segurança e até no conforto oferecido pelos dois modelos.
Conjunto Mecânico: Potência e Eficiência
Outro ponto de grande diferença entre o Kardian e o Sandero está no conjunto mecânico. O Kardian é equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros, que oferece até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque a 1.750 rpm quando abastecido com etanol. Esse motor, que faz parte da família TCe, é uma grande evolução em relação aos motores aspirados utilizados no Sandero. A presença do turbo e da injeção direta proporciona mais eficiência no consumo de combustível e uma performance superior, especialmente em acelerações mais exigentes.
Além disso, o Kardian conta com um câmbio automático de 7 marchas e dupla embreagem úmida, que garante trocas de marchas mais rápidas e suaves. A escolha desse câmbio é uma das principais apostas da Renault para dar ao Kardian um toque de sofisticação e conforto, algo que se distoa do que é oferecido pelo Sandero, que utiliza transmissões manuais de 5 ou 6 marchas, ou até uma automática CVT em versões mais recentes.
O Sandero, especialmente em sua versão Stepway, oferece um motor 1.0 SCe de três cilindros, que, apesar de ser eficiente para um carro compacto, não possui a mesma potência ou modernidade do motor turbo do Kardian. Além disso, o Sandero RS já foi oferecido com um motor 2.0 de 145 cv, mas esse é um modelo esportivo e não tem a proposta de ser um SUV como o Kardian.
Tecnologia e Equipamentos de Segurança: Um Salto para a Modernidade
Quando o assunto é tecnologia e segurança, o Renault Kardian é um modelo muito mais avançado em relação ao Sandero. O novo SUV da Renault traz de série seis airbags, enquanto o Sandero oferece no máximo quatro. Além disso, o Kardian conta com uma série de sistemas de assistência ao motorista, como controle de tração, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, controle de velocidade adaptativo e até uma câmera 360°. Esses recursos não estão presentes no Sandero, que embora conte com o controle de estabilidade e ABS, não possui tantas opções de segurança ativa e assistências eletrônicas.
A Renault também se preocupa em oferecer aos motoristas e passageiros uma experiência mais conectada e segura. O Kardian conta com uma central multimídia moderna, espelhamento sem fio e outras tecnologias de ponta, incluindo um cluster digital de 7 polegadas. Já o Sandero, embora tenha melhorado suas opções de conectividade nos últimos anos, ainda não oferece o mesmo nível de sofisticação em termos de sistemas de assistência e equipamentos de segurança.
Além disso, há a expectativa de que o Kardian receba uma versão híbrida leve até 2025, algo que pode ampliar ainda mais sua competitividade no mercado, especialmente em um momento em que a sustentabilidade e a eficiência energética são questões cada vez mais relevantes para os consumidores.
Dimensões e Conforto: O Kardian é Maior e Mais Espaçoso
Embora o Renault Kardian e o Sandero compartilhem algumas semelhanças de porte, o Kardian é ligeiramente maior em praticamente todas as dimensões. Quando comparado com a versão aventureira Stepway do Sandero, o Kardian é mais longo, mais largo e, embora seja um pouco mais baixo, oferece mais espaço interno, especialmente no porta-malas. O Kardian tem um comprimento de 4,12 metros, enquanto o Stepway possui 4,07 metros. A altura do Kardian é de 1,59 metros, enquanto o Stepway é um pouco mais alto, com 1,63 metros. A largura também é um pouco maior no Kardian, com 1,74 metros contra 1,73 metros do Stepway. O entre-eixos dos dois modelos é praticamente idêntico, com o Kardian medindo 2,60 metros e o Stepway 2,59 metros.
Um dos maiores destaques do Kardian em relação ao Sandero está no porta-malas. O Kardian oferece 358 litros de capacidade, 38 litros a mais que os 320 litros do Sandero Stepway. Esse ganho de capacidade é um reflexo da proposta do Kardian como um SUV, que busca oferecer mais espaço tanto para os passageiros quanto para a bagagem, tornando-o uma opção mais atraente para famílias ou para aqueles que necessitam de mais versatilidade no dia a dia.
Design: Mais Sofisticação e Presença
Em termos de design, o Kardian é um modelo que reflete uma evolução clara da Renault, com uma nova identidade visual mais moderna e arrojada. O SUV adota um conjunto luminoso dianteiro dividido em duas partes: a parte superior é uma faixa de LED fina, responsável pelas luzes diurnas e piscas, enquanto a parte inferior abriga os faróis principais. O estilo do Kardian é mais agressivo e sofisticado, com linhas mais marcantes e uma presença mais imponente na estrada.
Por dentro, o Kardian também se destaca pelo refinamento em relação ao Sandero. O modelo conta com um painel digital moderno, uma central multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio e um console central elevado que traz recursos como carregador por indução e entradas USB-C. O acabamento interno do Kardian é mais sofisticado, utilizando materiais de qualidade superior em comparação ao Sandero, que embora tenha melhorado ao longo dos anos, ainda possui um interior mais simples e focado em funcionalidade.
Conclusão: O Kardian é um SUV Diferente
Embora o Renault Kardian compartilhe algumas semelhanças com o Sandero, ele é muito mais do que um modelo “melhorado” do hatch. O Kardian surge como um veículo que representa uma nova fase d
a Renault no Brasil e em outros mercados, com uma proposta mais sofisticada, tecnológica e robusta. A diferença na plataforma, no conjunto mecânico, nos recursos de segurança e no design é clara e reflete a tentativa da montadora de se distanciar da imagem de carros acessíveis e simples, oferecendo um SUV moderno e bem equipado.
Com sua combinação de desempenho, tecnologia, espaço e design, o Kardian está se posicionando como uma excelente opção para quem busca um SUV compacto de qualidade, sem abrir mão do custo-benefício, algo que a Renault já consolidou ao longo dos anos no Brasil. Assim, o Kardian não é apenas um Sandero “melhorado”, mas sim um modelo com identidade própria, que promete conquistar um público mais exigente e consolidar a presença da marca no competitivo mercado de SUVs.