Lamborghini Aventador 2024: Preço, Ficha Técnica e Consumo

O Lamborghini Aventador 2024 é um carro icônico da montadora italiana, pelo seu visual esportivo e elegante. Porém, ele teve sua produção encerrada, para dar lugar a nova máquina da montadora, que é a Lamborghini Revuelto 2024, confira o último modelo lançado do Aventador.

Conheça o Aventador

O Aventador LP 780-4 Ultimae é muito mais do que poderoso; é a versão mais potente já produzida do lendário Aventador. Equipado com o motor V12 aspirado, o mais poderoso já visto na história da Lamborghini, ele incorpora tecnologia avançada e um design incomparável. Essa verdadeira joia, limitada a apenas 350 unidades, representa a expressão final e definitiva de uma linhagem de supercarros que deixou uma marca indelével na última década.

Lateral da Aventador 2024.
Lateral da Aventador 2024. Foto: Divulgação

O Ultimae é um clássico que se transformou em ícone, mantendo o espírito do primeiro Aventador, com sua posição de motor longitudinal traseiro e a ampla utilização de fibra de carbono, o que confere ao carro linhas puras e essenciais. A pintura exclusiva, criada especialmente pelo Lamborghini Centro Stile, celebra o auge da produção do Aventador, apresentando um equilíbrio harmonioso de formas, realçado pelo jogo de luz e sombra entre as partes pretas e pintadas.

O novo modelo abraça a forma e a essência esportiva, tornando-se um ícone de estilo que não teme o passar do tempo. O interior do Aventador LP 780-4 Ultimae é sinônimo de exclusividade e sofisticação. Os materiais premium, como a fibra de carbono, são utilizados nos acabamentos mais importantes, proporcionando ao luxuoso habitáculo um toque distinto. Os estofamentos em Alcantara, cortados a laser com um motivo em Y para revelar o fundo colorido, adicionam um toque de classe adicional.

Cada detalhe é cuidadosamente trabalhado, e uma placa de fibra de carbono com o número de série desta série limitada embeleza esses acessórios refinados. Além disso, uma variedade de novas combinações Ad Personam oferece ainda mais possibilidades para aprimorar o Aventador LP 780-4 Ultimae de acordo com as preferências individuais dos proprietários.

Recursos

No novo Aventador LP 780-4 Ultimae, a tecnologia de direção nas quatro rodas proporciona um desempenho dinâmico excepcional, elevando a agilidade em baixas velocidades e otimizando o controle e a estabilidade em altas velocidades. A combinação entre o sistema de direção ativa (Lamborghini Dynamic Steering) e o sistema de direção traseira (Lamborghini Rear-Wheel Steering) é responsável por essa experiência de condução inigualável.

Painel da Aventador.
Interior da Aventador 2024. Foto: Divulgação

O sistema LDS adapta-se à velocidade e ao modo de condução selecionado, alternando entre direção direta e modo mais indireto, enquanto o sistema LRS gerencia o eixo direcional traseiro por meio de atuadores eletromecânicos.

A suspensão ativa nas quatro rodas também desempenha um papel crucial no desempenho do Aventador LP 780-4 Ultimae. Os amortecedores dianteiros e traseiros magnetoreológicos, combinados com o sistema de suspensão pushrod, permitem uma resposta extraordinária em todas as condições dinâmicas, adaptando-se às condições da estrada e ao modo de condução escolhido. Esse sistema, trabalhando em conjunto com a direção traseira, ajuda a compensar o rolo e os movimentos indesejados da carroceria do veículo.

O sistema de tração nas quatro rodas, otimizado para se integrar perfeitamente aos novos sistemas ativos do veículo, garante alto desempenho e prazer de dirigir em situações de pouca aderência. A distribuição dinâmica de torque entre os eixos dianteiro e traseiro varia conforme as condições e o modo de condução selecionado, enquanto os pneus Pirelli P Zero de nova geração contribuem para melhorar ainda mais os sistemas ativos do carro.

Versões da Aventador.
Versões da Aventador 2024. Foto: Divulgação

O Aventador LP 780-4 Ultimae oferece quatro modos de condução distintos: STRADA, SPORT, CORSA e EGO. Cada modo ajusta de forma otimizada os parâmetros do motor, câmbio, tração, direção, suspensão e controle de estabilidade para proporcionar uma experiência de condução personalizada e completa.

No que diz respeito ao motor, o coração deste Aventador é o V12 aspirado de produção padrão mais potente já desenvolvido pela Lamborghini. Válvulas de admissão de titânio foram incorporadas para aumentar a potência máxima para 780 CV (574 kW) a 8.500 rpm, resultando em um desempenho sem compromisso que leva o Aventador de 0 a 62 mph em impressionantes 2,8 segundos.

O sistema de transmissão ISR (Independent Shifting Rods) garante trocas de marcha ultrarrápidas, proporcionando sensações intensas ao motorista. Essa caixa de velocidades robotizada oferece vantagens cruciais para um supercarro, como um peso reduzido e dimensões compactas em comparação com uma caixa manual.

Para garantir a máxima rigidez e redução de peso, o Aventador LP 780-4 Ultimae apresenta um monochoque de fibra de carbono que é uma verdadeira obra-prima de design. Fabricado como uma única peça, esse monochoque proporciona uma estrutura extremamente leve e rígida, destacando-se pelo extensivo uso de fibra de carbono, que é imediatamente perceptível ao observar o veículo.

Design da Aventador.
Design elegante e esportivo. Foto: Divulgação

Motorização

A Lamborghini Aventador 2024 é equipada com um poderoso motor V12 de 6.498 cm³, com injeção multiponto e taxa de compressão de 11.8:1. Ele gera uma potência máxima de 780 CV a 8.500 rpm e um torque máximo de 720 Nm a 6.750 rpm.

A velocidade máxima é de 355 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 2,8 segundos. A transmissão é de 7 velocidades, com sistema de tração integral controlado eletronicamente e embreagem de placa dupla seca. A Aventador possui um sistema de resfriamento de fluxo cruzado de água e óleo, além de cumprir a classe de emissão EURO 6 – LEV 3 com conversores catalíticos e sensor lambda.

Consumo da Lamborghini Aventador 2024

A média de consumo do esportivo, segundo a própria Lamborghini, fica na faixa de 18 litros a cada 100 km, o que fica na faixa de 5,5 km/l misto, por ser um carro esportivo com um V12, a tendência é que tenha um consumo mais elevado. Seu tanque tem um armazenamento com cerca de 85 litros, o que garante uma boa autonomia.

Preço da Lamborghini Aventador 2024

A média de preço do Aventador 2024 varia muito com as versões que você olhar, mas se pegar a última versão lançada, que foi a Ultimae, ela chegou pela faixa de 8,7 milhões de reais. Você pode conferir a Tabela Fipe da Lamborghini Aventador, podendo conferir os preços do modelo segundo a Fipe do país.

Traseira da Aventador.
Traseira esportiva da Aventador 2024. Foto: Divulgação

Ficha Técnica da Lamborghini Aventador 2024

Confira os dados técnicos do esportivo:

MOTOR
Tipo de MotorV12, 60°, MPI (injeção multiponto)
Deslocamento6.498 cm³ (396,5 pol³)
Furo e Curso95 mm x 76,4 mm (3,74 x 3,01 pol.)
Taxa de Compressão11.8:0.2
Potência Máxima780 CV (574 kW) a 8.500 rpm
Torque Máximo720 Nm (531 lb.-ft.) @ 6.750 rpm
Classe de EmissãoEURO 6 – LEV 3
Sistema de Controle das EmissõesConversores catalíticos com sensores lambda
Sistema de RefrigeraçãoSistema de resfriamento de fluxo cruzado de água e óleo com entradas de ar variáveis
Sistema de Gerenciamento do MotorLamborghini Iniezione Elettronica (LIE) com análise de corrente iônica
Sistema de LubrificaçãoCárter seco
TRANSMISSÃO
Tipo de TransmissãoSistema de tração integral controlado eletronicamente (Haldex gen. IV) com diferencial mecânico autoblocante traseiro
VelocidadesCaixa de velocidades ISR (Independent Shifting Rods) com 7 velocidades
EmbreagemEmbreagem de placa dupla seca, Ø 235 mm (9,25 pol.)
DESEMPENHO
Velocidade Máxima355 km/h
Aceleração 0-100 km/h2,8 s
Aceleração 0-200 km/h8,7 s
CARROCERIA E CHASSI
MolduraMonocoque de fibra de carbono com molduras dianteiras e traseiras em alumínio
CorpoCapô do motor, entradas de ar traseiras e spoiler em fibra de carbono; outros painéis em alumínio e material sintético Alta pressão RTM fibra de carbono Hard Top pintado (Aventador S Roadster)
EspelhosOperado eletricamente, aquecido e dobrável
AerodinâmicaSpoiler traseiro operado eletronicamente com 3 posições; Parte inferior totalmente revestida
RodasControle Eletrônico de Estabilidade (ESC) integrando ABS e TCS com características diferentes de acordo com o modo de condução selecionado
DIREÇÃO
DireçãoDireção hidráulica assistida, com 3 características servotrônicas diferentes, juntamente com a Direção Dinâmica Lamborghini (LDS) e a Direção da Roda Traseira (RWS), gerenciadas pelo modo de seleção de acionamento
PNEUS
Pneus DianteirosNovo P Zero Corsa 255/30 ZR 20 92Y; P Zero 255/30 ZR 20 92Y disponível como opcional
Pneus TraseirosNovo P Zero Corsa 355/25 ZR 21 107Y; P Zero 355/25 ZR 21 107Y disponível como opcional
Jantes Dianteiras9 “J X 20”
Jantes Traseiras13″JX21″
SUSPENSÃO
SuspensãoSuspensão dianteira e traseira ativa magnetorreológica com amortecedores horizontais e molas
SISTEMA DE FRENAGEM
FreiosFreios carbono-cerâmica com pinças monobloco fixas em alumínio com 6 pistões (dianteiro) e 4 pistões (traseiro)
SEGURANÇA
AirbagMotorista, passageiro, airbags laterais. Airbags de joelho apenas para mercados específicos
DIMENSÕES
Distância entre eixos2.700 mm (106,30 pol.)
Comprimento Total4.868 mm (191,65 pol.)
Largura Total (Excluindo Espelhos)2.098 mm (82,59 pol.)
Largura Total (Incluindo Espelhos)2.273 mm (89,48 pol.)
Altura Total1.136 mm (44,72 pol.)
Pista Dianteira1.720 mm (67,71 pol.)
Trilha Traseira1.680 mm (66,14 pol.)
Peso Seco*1.550 kg (3.417 lb)
Relação Peso/Potência1,98 kg/CV (4,36 lb/CV)
Distribuição de Peso (Dianteira-Traseira)43% – 57%

Minha Opinião

“O Aventador é um carro sensacional, pelo seu visual agressivo e elegante, além de um desempenho impressionante. Por mais que seja uma pena ele ter saído de linha, seu sucessor é ainda mais impressionante, fazendo uma ótima substituição”

Se você gosta de ficar de olhos nos lançamentos e novidades e novidades do mercado automobilístico e motociclístico, aproveite para conhecer o blog Agora Motor e nossa Tabela Fipe, onde estamos trazendo diversos conteúdos todos os dias.

Perguntas Frequentes

Qual o preço da Lamborghini Aventador 2024?

A média de preço do Aventador varia muito com as versões que você olhar, mas se pegar a última versão lançada, que foi a Ultimae, ela chegou pela faixa de 8,7 milhões de reais. Você pode conferir a Tabela Fipe da Lamborghini Aventador, podendo conferir os preços do modelo segundo a fipe do país.

Qual o consumo da Lamborghini Aventador?

A média de consumo do esportivo, segundo a própria Lamborghini, fica na faixa de 18 litros a cada 100 km, o que fica na faixa de 5,5 km/l misto, por ser um carro esportivo com um V12, a tendência é que tenha um consumo mais elevado. Seu tanque tem um armazenamento com cerca de 85 litros, o que garante uma boa autonomia.

5/5 - (1 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Lamborghini Lamborghini Huracán 2025: Consumo, Preço, Ficha Técnica e Motor!

A Lamborghini Huracán 2025 representa a mais recente evolução de uma das supermáquinas mais icônicas…

Ivan Gustavo Willemann
Lamborghini Lamborghini Urus 2025: Motor, Consumo, Preço, Design e Ficha Técnica

A Lamborghini Urus 2025 representa a combinação perfeita entre o luxo e a performance, características…

Ivan Gustavo Willemann
Lamborghini Lamborghini Revuelto 2025: Motor, Preço, Consumo e Ficha Técnica

O Lamborghini Revuelto 2025 é a mais recente obra-prima da marca italiana, marcando uma nova…

Gabriel May Oechsler
Lamborghini Os Melhores Pneus para Lamborghini Aventador: Medidas e Preços

Para garantir o desempenho máximo de um veículo de alta performance como o Lamborghini Aventador,…

Lucas Guckert
Lamborghini Lamborghini Huracán 2024: Preço, Ficha Técnica e Consumo

A Lamborghini Huracán 2024 é um esportivo renomado da montadora italiana, onde conta com diversas…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário