Lamborghini Egoista é única no mundo e custa $117 milhões de dólares!
Você conhece a Lamborghini. Eles criam designs radicais, adicionam uma potência incrível, colocam um preço de seis ou sete dígitos e lançam como sua mais nova criação. Os clientes fazem fila para comprar, e o carro instantaneamente se torna um ícone. Esse tem sido o cenário da marca desde a década de 1960. Mas então, surgiu o Egoista.
Tudo no Egoista era diferente. A Lamborghini conseguiu criar um carro sem igual. Mais de uma década após sua revelação oficial, ele ainda representa a extravagância automotiva. Para começar, este audacioso modelo é o Lamborghini mais caro já construído. Nada mais chega perto.
E não era nem mesmo um modelo de produção, mas um carro conceito que impressionou o público em 2013, quando foi apresentado a alguns convidados selecionados durante uma festa privada. Foi a forma da Lamborghini celebrar seu 50º aniversário. Eles nem sequer pretendiam vendê-lo, então não o homologaram para as ruas. Estavam apenas exibindo sua visão e capacidades.
O modelo parece um caça a jato. A Lamborghini também se inspirou na forma de um touro em investida, com a cabeça abaixada e os chifres apontando para a frente, quando visto de lado. A silhueta curva do Egoista possui painéis aerodinâmicos ativos que sobem e descem para proporcionar o fluxo de ar ideal e garantir o equilíbrio perfeito entre arrasto e força descendente.
Duas abas traseiras se ativam automaticamente em altas velocidades para aumentar a estabilidade. Enquanto isso, entradas de ar no capô do motor garantem o fluxo de ar de resfriamento para o monstruoso motor V10.
Os painéis da carroceria e as rodas são feitos de materiais antirradar, usados em caças a jato. Felizmente, eles não funcionam em terra, e os radares policiais podem detectá-lo quando o Egoista passa pela estrada.
Os faróis lembram a iluminação de um avião moderno, com marcadores e indicadores nas laterais e no topo do carro, tanto na frente quanto na traseira. É “um OVNI de quatro rodas” e “hedonismo levado ao extremo”, descreveu o designer Walter de Silva.
O interior é tão espetacular quanto o exterior. O carro vem com uma cabine de assento único e uma porta de canopy removível. É por isso que a Lamborghini o chamou de “Egoista” em primeiro lugar. Em italiano e espanhol, isso significa “Egoísta” e sugere que o motorista está guardando toda a alegria de dirigir o supercarro para si.
Para entrar e sair do assento do motorista, é necessário remover o volante, assim como os pilotos de Fórmula 1. Um assento de corrida com cinto de quatro pontos, um display head-up, botões e interruptores inspirados nos de um caça a jato estão a bordo, aprimorando a atmosfera de caça a jato.
O cockpit é feito inteiramente de fibra de carbono e alumínio, seguindo o conceito do helicóptero Apache. Ele “representa uma espécie de célula de sobrevivência”, diz de Silva, sugerindo que o motorista pode se isolar e se proteger de qualquer perigo externo. Um dia, a Lamborghini provavelmente transferirá esse cockpit para um carro de estrada e o lançará com um preço de sete dígitos.
Um carro conceito totalmente funcional, o Lamborghini Egoista compartilha a mesma plataforma e muitos dos componentes do Gallardo, mas com configurações levadas a um novo nível de supercarro.
Ele possui um motor V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros montado no meio, que produz 591 cavalos de potência (600 cavalos métricos) e 57,1 kgf.m enviados para todas as quatro rodas através de uma transmissão automática sequencial de seis velocidades.
Sua potência é 40 cavalos a mais que o Gallardo LP560-4. A Lamborghini nunca divulgou os números de desempenho do Egoista, mas ele deve alcançar pelo menos o que o Gallardo é capaz: acelerar de 0 a 100 em apenas 3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 325 km/h.
O carro veio com um preço exorbitante de 117 milhões de dólares, tornando-o o Lamborghini mais caro já construído. No entanto, a Lamborghini decidiu mantê-lo para si.
Apenas um ano após a revelação oficial, os italianos decidiram colocar o supercarro único em exibição permanente no museu da marca em Sant’Agata Bolognese. Ele só saía para eventos especiais. Era transportado até o destino, exibido e transportado de volta ao museu.
É o único de seu tipo no mundo, por isso teve que ser protegido como um tesouro. No entanto, não passou muito tempo no museu. Eventualmente, foi comprado por um colecionador privado, cujo nome permaneceu em segredo, e foi levado para um local não divulgado. Ninguém o viu desde então.
A Lamborghini construiu o Egoista como uma peça única. Mas se algum cliente rico solicitar um, eles provavelmente não serão egoístas em relação a isso.
Fonte: Autoevolution