Land Cruiser elétrico da Toyota estabelece recorde mundial para a viagem subaquática mais longa
Um Toyota Land Cruiser de 1978, apelidado de Mudcrab (caranguejo, em português) dirigiu 7 km pelo porto de Darwin, na Austrália, quebrando recordes de distância e profundidade por dirigir debaixo d’água, de acordo com a equipe responsável pelo feito.
Um grupo de australianos dirigindo um Toyota Land Cruiser da série 40 com modificações elétricas afirmou ter estabelecido o recorde mundial para a maior e a mais profunda condução subaquática. A equipe dirigiu 7 km pelo porto de Darwin, alcançando profundidades de até 30 metros.
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Equipe tenta atravessar o porto com veículo equipado com snorkel de 60 metros
A equipe, composta por vários engenheiros mecânicos, mergulhadores e outros, foi inspirada por uma manobra semelhante, tentada pelos Darwinianos no início dos anos 80. Equipados com um snorkel de 60 metros, a equipe tentou cruzar o porto em um Land Cruiser, mas parou 3 km adiante e não conseguiu fazer o carro funcionar novamente.

Para tornar a jornada mais fácil, a equipe decidiu simplesmente se livrar do trem de força do seu Land Cruiser de 1978 (que não estava em condições de rodar na estrada) e substituí-lo por um motor elétrico.
Segundo a revista Cosmos, a equipe se sentiu confiante em fazer isso porque vários membros já haviam trabalhado em projetos de carros movidos a energia solar na universidade. Enquanto isso, eles optaram pelo clássico Land Cruiser porque seria mais fácil desmontá-lo.
Equipe transforma Land Cruiser em carro submarino à prova d’água
Glen Summers, um membro da equipe, disse que não estaria interessado em usar um Land Cruiser mais moderno para essa empreitada. Segundo ele, “o modelo 40 é perfeito para o trabalho em questão, já que não precisa ser registrado e não requer equipamentos de segurança, já que o carro é conduzido em baixa velocidade, variando entre 1 e 3 quilômetros por hora.”
Embora transformar um carro em solar seja um processo relativamente fácil, isso não prepara você para a pressão e o risco de eletrocussão em um carro submarino. Inspirada no mundo dos ROVs submarinos (veículos operados remotamente), a equipe encapsulou o motor, controlador e baterias em óleo de silicone para torná-los à prova d’água.
Desafios na construção de um veículo elétrico subaquático: testes de pressão e resistência
“Tivemos um programa de teste de pressão – o primeiro trabalho de hardware que fizemos no projeto foi construir uma câmara de pressão e testar diferentes células de bateria; também testamos capacitores que estavam no controle do motor”, disse Summers. “As empresas de hardware elétrico não fornecem especificações dizendo se os componentes são à prova d’água ou com alta pressão. Você tem que descobrir isso por conta própria”.
Enquanto isso, eles encheram os pneus com água para garantir que suportariam a pressão e ajudá-los a fixar no fundo do porto. Embora estivessem confiantes de que o trem de força suportaria a pressão, eles só conseguiram testar o carro completo uma vez na água salgada antes de tentar em Darwin Harbor.
Equipe enfrenta dificuldades ao atravessar porto devido à lama e aos siltes soltos do fundo
No sábado, 29 de julho, por volta das 9h da manhã, a equipe partiu esperando chegar ao outro lado do porto por volta das 4h da tarde. Infelizmente, embora o Land Cruiser se saísse bem na água, ele ficou preso na lama e nos siltes soltos do fundo do porto, diminuindo sua velocidade.
Toda vez que isso acontecia, a equipe tinha que prender balões para ajudar a levantá-lo da lama, segundo a ABC News. Além disso, passar por cima de um gasoduto acabou levando mais tempo do que o esperado, atrasando ainda mais a equipe. A necessidade frequente de trocar de motorista também diminuiu ainda mais o progresso da equipe.
Equipe de mergulhadores comerciais atravessa porto australiano com sucesso
A equipe de pilotagem era composta por 30 mergulhadores comerciais de toda a Austrália, pois a pressão significava que eles só podiam passar 15 minutos ao volante de cada vez. Além disso, havia o risco de entrar em contato com um tubarão curioso ou um crocodilo de água salgada.
Felizmente, apesar de ter levado muito tempo, a equipe não enfrentou falhas catastróficas. Pouco antes das 21h, 12 horas após decolar, o Land Cruiser, carinhosamente chamado de “Mudcrab”, emergiu das profundezas do outro lado do porto e dirigiu até uma praia de espectadores que ajudaram a celebrar a conquista.
Navegando pelo porto: a façanha de engenharia dos Land Cruisers não-preparados para água
A equipe ainda não encontrou um atalho ao redor do porto (os Land Cruisers não-preparados para água ainda podem ser transportados através dele em apenas 15 minutos), mas ainda assim é uma impressionante façanha de engenharia e um registro fascinante.
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