Por que Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desqualificados no GP dos EUA?
O Grande Prêmio de Fórmula 1 dos Estados Unidos, realizado no Circuito das Américas (COTA) no Texas, foi marcado por polêmica, já que Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada em segundo lugar e foi posteriormente desclassificado da corrida.
Ele não foi o único, pois Charles Leclerc sofreu o mesmo destino, embora tenha perdido apenas sua sexta posição. Mas o que aconteceu? Por que esses dois pilotos foram desclassificados e por que foram os únicos? Saiba mais abaixo!
Guia do Conteúdo
Polêmica no Grande Prêmio de Fórmula 1 dos Estados Unidos: Lewis Hamilton e Leclerc são desclassificados da corrida!
Algumas horas após a corrida, a FIA anunciou que Lewis Hamilton e Leclerc foram desclassificados por uma violação técnica. A FIA seleciona carros aleatoriamente antes de cada corrida; neste caso, os comissários escolheram Max Verstappen, Lando Norris, Lewis Hamilton e Charles Leclerc.
A FIA inspecionou as tábuas sob os carros e descobriu que o desgaste das tábuas de Leclerc e Lewis Hamilton estava fora dos limites legais.
De que prancha estamos falando?
A prancha embaixo do carro existe para que a FIA possa impor as regras de altura de condução. Basicamente, ela cria uma barreira física que obriga os carros a andarem em uma determinada altura – se tentarem andar mais baixo, eles rasparão no chão.
Mas se um carro for conduzido em uma altura mais baixa por um período prolongado – como um Honda Civic Type R com suspensão rebaixada em uma estrada suburbana irregular – essas pranchas desgastam mais rápido e, se medirem abaixo de um certo ponto de legalidade, o carro não estará em conformidade, e a dupla carro/piloto será desclassificada.
Esta prancha foi extremamente influente na fraca performance da Red Bull no Grande Prêmio de Singapura. Todos pensavam que a Red Bull tinha sido vítima das novas regulamentações de asa e piso flexíveis, mas os engenheiros sabiam que rodar o carro baixo no circuito de rua de Singapura colocava-os em risco de destruir a prancha.
Então, a altura do carro foi elevada, e o RB19 não se deu bem com isso. A Red Bull pulou direto para o topo na corrida seguinte, garantindo o Campeonato de Construtores.
Mercedes e Ferrari trapacearam no COTA?
A resposta curta é não, nós não achamos que Circuit of the Americas (COTA) é uma pista ruim. Durante todo o fim de semana, os pilotos destacaram a superfície corrosiva da pista, incluindo Verstappen. Porém, há outros fatores a serem considerados.
Como foi um fim de semana de Sprint, as equipes tiveram pouco tempo para fazer ajustes em seus carros, com apenas uma sessão de treinos antes da classificação, depois da qual os carros ficaram sob as regulamentações de Parc Ferme, o que significa que as equipes não podem fazer grandes alterações.
Mesmo que as equipes Mercedes e Ferrari tenham notado um desgaste excessivo na placa do carro, não havia tempo suficiente para consertar o problema.
Além disso, elas não foram capazes de realizar treinos longos o suficiente para replicar o desgaste durante a corrida, se preparando apenas para a classificação e a subsequente corrida Sprint.
Essas foram as desculpas apresentadas por ambas as equipes quando se encontraram com a FIA após as desqualificações, e embora pareçam válidas, a FIA observou que, em última análise, “é responsabilidade do competidor garantir que o carro esteja em conformidade com os regulamentos em todos os momentos durante um evento“.
O que poderia ter sido feito para evitá-lo?
A solução simples para o problema seria aumentar a altura ou a rigidez da suspensão do carro para evitar a compressão do veículo sob carga.
Isso teria evitado o desgaste excessivo e permitido que mais da prancha permanecesse no final da corrida, possibilitando à Mercedes criar skateboards personalizados no futuro.
No entanto, isso teria um impacto na performance. Os carros de F1 da geração atual utilizam a aerodinâmica da parte inferior (efeitos de solo) para “sugar” o carro para o chão, e quanto mais próximo do chão estiver, mais downforce eles geram e mais rápido podem passar pelas curvas.
A Mercedes chegou no fim de semana com sua última atualização para a temporada, o que fez uma grande diferença, mas não podemos dizer o quanto dessa melhoria resultou do fato de rodar o carro com uma altura de passeio ilegal.
Mercedes e Ferrari provavelmente aumentarão ligeiramente a altura de passeio para cumprir as regras, e teremos que esperar para ver se isso prejudica a capacidade deles de acompanhar a McLaren e a Red Bull.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!