Lula apoia Biden nas manifestações das montadoras nos Estados Unidos!

Durante o lançamento do Novo PAC, que contempla a abertura de editais para a seleção de projetos prioritários em diversas áreas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu apoio ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A manifestação ocorreu durante as manifestações dos trabalhadores das montadoras Ford, GM e Stellantis, na última terça-feira (26).

Em seu discurso, Lula ressaltou sua felicidade ao ver o presidente Biden em frente a uma indústria automobilística, interagindo com os trabalhadores em greve através de um megafone. O presidente brasileiro também relembrou um encontro histórico que aconteceu recentemente em Nova York, no qual os presidentes dos EUA e do Brasil se reuniram para discutir a questão do trabalho decente no mundo.

Lula destacou a importância desse encontro inédito entre os dois líderes e enfatizou que nunca antes na história dos dois países uma reunião desse tipo havia ocorrido. Ele ressaltou a participação de sindicalistas nesse diálogo sobre o mundo do trabalho.

Lula apoia Biden nas manifestações.
Lula apoia Biden nas manifestações. Foto: Casa Branca

O presidente ainda mencionou a importância de os presidentes compartilharem preocupações em relação aos trabalhadores e ao mundo do trabalho. Em tom descontraído, Lula brincou com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Moisés Selerges Júnior, afirmando que também deveria ir até uma fábrica com um megafone para falar com os trabalhadores brasileiros.

Por sua vez, a greve oficializada pelo sindicato United Auto Workers (UAW) em Detroit, nos Estados Unidos, vem ganhando força desde o final de agosto. Inicialmente contando com 12.700 grevistas, o número já saltou para 18.300 nas fábricas da Ford, GM e Stellantis. As demandas dos trabalhadores grevistas incluem melhores salários, redução da jornada de trabalho para 32 horas semanais (com quatro dias de serviço por semana), revisão do sistema de pensões, aumento das férias, entre outras reivindicações.

É importante ressaltar que a greve busca melhorias nas condições de trabalho e salários mais justos para os funcionários das montadoras em Detroit. A adesão às condições propostas pelos operários ainda não foi alcançada por nenhuma das empresas envolvidas.

Esse movimento grevista nos EUA chama atenção para as lutas dos trabalhadores em todo o mundo e mostra a importância do diálogo entre líderes políticos na busca por soluções que beneficiem a classe trabalhadora.

O apoio do presidente Lula a Biden e sua manifestação durante o lançamento do Novo PAC demonstram a preocupação com as questões trabalhistas e a importância de promover um ambiente favorável aos direitos dos trabalhadores tanto no Brasil quanto no cenário internacional.

Fonte: UOL

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário