Os 3 melhores Pneus 255/35 R20: opinião sincera
Para quem estiver de olho nos melhores pneus 255/35 R20, queremos trazer algumas opções para você estudar e avaliar. Esse é um pneu indicado para carros de alto desempenho, alguns exemplos são a Ferrari F12, Porsche 911, Jaguar F-Type, dentre outros modelos compatíveis.
Entenda melhor como funciona um pneu, e características bacanas de você saber.
Guia do Conteúdo
Tudo sobre um pneu
É muito interessante você entender e saber interpretar aquelas letras e números que temos em um pneu. Além de te ajudar na hora da compram irá aumentar seu conhecimento geral, vamos utilizar como exemplo um pneu 255/35 R20 97Y:
De início temos o 255, que é a banda de rodagem ele é medida em milímetros, de ombro a ombro do pneu, nela você irá encontrar as ranhuras, sulcos e outras coisas de um pneu.
O número 50 representa o perfil do pneu, o perfil é basicamente a altura lateral do pneu, que fica em volta do aro. O perfil é representado em porcentagem, que nesse caso representa 35% da banda de rodagem, você pode fazer uma conta simples também, 255 x 0,35 = 82,25 mm (perfil em milímetros).
O R20 são duas coisas, a primeira é o R, que indica a construção do pneu, nesse caso é radial, mas também pode ser um pneu diagonal, comum de ser encontrado em motos, por exemplo. Já o 20 indica o aro do pneu, é indicado em polegadas, nesse caso um pneu aro 20 polegadas.
Terminando, ainda temos o 97Y, esses são os índices de um pneu, o 97 = 730 kg que representa a carga máxima suportada pelo pneu, já o Y = 300 km/h, indica qual a velocidade máxima suportada pelo pneu. Esses índices possuem uma extensa lista, que pode ser conferida aqui (índices de um pneu).
Informação de utilidade
Algo bacana de você conferir, é o UTQG (Uniform Tire Quality Grading), porém não são todos os pneus que trazem isso na sua ficha técnica, apenas nele mesmo. O UTQG reúne três informações, o treadwear, que indica a durabilidade da borracha, o índice vai de 60 a 620, quanto mais, melhor. E também a qualidade de tração e temperatura, por exemplo, UTQG = 320AA: Treadwear = 320, Tração = A, Temperatura = A.
Sempre olhe o DOT de um pneu também, ele irá indicar a data de fabricação do pneu. Normalmente pode ser encontrado assim em um pneu 12/22, a primeira parte irá indicar a semana do ano que ele foi fabricado, e a segunda parte o ano, nesse exemplo, é um pneu fabricado na décima segunda semana de 2022, é considerado uma validade de 5 anos para um pneu, use como referência.
Uma coisa boa de conferir, é o desenho do pneu, falando de forma bastante resumida, os mais comuns de serem encontrados são os simétricos, assimétricos e direcionais. Pneu simétrico tem como característica serem mais convencionais e terem uma boa durabilidade, já os assimétricos trazem maior aderência na pista, são mais tecnológicos, porém podem ter um desgaste irregular, e os direcionais garantem alto desempenho e um maior escoamento da água em alta velocidade.
Etiqueta do Inmetro
A etiqueta do Inmetro é uma avaliação do desempenho do pneu, algo que só daria para saber na prática. Muitas pessoas gostam de usar ela como métrica, porém tem outros fatores que devem ser considerados, porém, ela já dá uma boa base sobre o pneu e se sua qualidade.
Nessa etiqueta você irá encontrar resistência de rolamento = economia de combustível, a aderência do pneu na pista molhada e o ruído do pneu. Sua métrica é similar de um eletrodoméstico, vai de A a G, onde o A é o mais eficiente e o G o menos eficiente, e o ruído é medido em dB, quanto menor, mais silencioso o pneu será.
Melhores pneus 255/35 R20
Para comprar o melhor pneu para você, analise duas coisas. O indispensável em qualquer situação, é sempre dar aquela checada no manual do carro, ver quais são as recomendações de fábrica, e por fim escolher um pneu com atributos e características que façam sentido para você e seu carro.
Pneu Pirelli P zero J 255/35 R20 97Y
Pneu top de linha indicado para carros esportivos, com ele você irá conseguir fazer curvas com muita precisão, além de frenagens mais eficientes, com uma composição que trará muita eficiência na pista seca quanto molhada. Seus sulcos mais largos permitem um melhor escoamento da água, reduzindo as chances de sofrer aquaplanagens.
Preço | R$ 2.600,00 – R$ 2.900,00 |
UTQG | 220AAA |
Aderência | B |
Resistência de rolamento | E |
Ruído | 73 dB |
Protetor de bordas | Sim |
Run Flat | Não |
Índice de velocidade | Y = 300 km/h |
Índice de peso | 97 = 730 kg |
Desenho | Assimétrico |
Peso | 11,41 kg |
Pneu Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 255/35 R20 97Y
Foco em equipar os carros com maior potência, este modelo oferece capacidade, tração e frenagem excepcionais, pois tem o compromisso de auxiliar no compromisso de transmitir toda a potência para o asfalto, sem destracionar, e também de realizar frenagens em curtos espaços, mesmo quando estiver em alta velocidade.
Preço | R$ 3.200,00 – R$ 3.300,00 |
UTQG | – |
Aderência | B |
Resistência de rolamento | C |
Ruído | 70 dB |
Protetor de bordas | Não |
Run Flat | Não |
Índice de velocidade | Y = 300 km/h |
Índice de peso | 97 = 730 kg |
Desenho | Assimétrico |
Peso | 25 kg |
Pneu Continental ContiSportContact 2 MO 255/35 R20 97Y
Pneu com desenho da banda de rodagem desenvolvido para garantir excelente desempenho em pista seca ou molhada. Possui nervuras circunferenciais semissólidas, que trabalham em conjunto com ombros largos. O formato é assimétrico, e a área central é a grande responsável por frenagens eficientes e seguras, além de mudanças de direção precisas e rápidas. Os ombros largos dão ótimo apoio nas curvas, mesmo em alta velocidade.
Preço | R$ 2.800,00 – R$ 2.900,00 |
UTQG | – |
Aderência | A |
Resistência de rolamento | E |
Ruído | 74 dB |
Protetor de bordas | Sim |
Run Flat | Não |
Índice de velocidade | Y = 300 km/h |
Índice de peso | 97 = 730 kg |
Desenho | Assimétrico |
Peso | 11,75 kg |
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Aproveite para conferir essas marcas de pneus:
E você já usou algum desses pneus ou tem uma outra recomendação? Deixe no campo dos comentários. Se você gostou ou achou útil o artigo, avalie com as estrelas, é algo que nos ajuda e incentiva de mais.
Perguntas Frequentes
Como devo escolher um pneu?
A primazia da escolha deve partir de acordo com o que é dito no manual do proprietário. É de grande importância seguir as recomendações de fábrica, evitando comprar um pneu que possa prejudicar o desempenho do carro. Após isso você deve escolher um pneu que faça sentido para as suas necessidades e do seu veículo, com atributos e características compatíveis.
Qual a hora certa de trocar de pneu?
O momento certo para trocar de pneu, é conforme ele estiver desgastado. Em casa, com uma moeda de 1 real, basta inseri-la no sulco do pneu, se a borda dourada da moeda aparecer, significa que ele já não é mais eficiente e deve ser trocado. Outro parâmetro é o tempo, é considerado uma vida útil de 5 anos, usados ou não, confira o DOT do pneu para ter um embasamento.