Os 3 melhores Pneus 305/30 R19 para você conhecer!

Para quem estiver procurando pelos melhores pneus 305/30 R19 para o seu veículo, hoje iremos conferir alguns modelos interessantes para você estudar. Essa medida de pneu pode ser aplicado em algumas versões do Audi R8, Chevrolet Camaro, Mercedes AMG GT, dentre outros modelos compatíveis!

Para que você faça uma boa compra de pneu para o seu carro, é importante que você saiba de alguns detalhes e informações, que irão te ajudar muito na hora compra.

Leitura de um pneu

Será de grande relevância saber de alguns detalhes sobre um pneu, que irão te ajudar muito na hora da compra, permitindo que você escolha o melhor pneu para o seu carro, vamos usar como referência o pneu 305/30 R19 102Y:

Camaro 2023
Chevrolet Camaro 2023 Foto: reprodução.

Começando pelo 305 esse é o número relativo à banda de rodagem do pneu, ela sempre será medida em milímetros, que é a parte de ombro a ombro, onde ficam os sulcos, ranhuras e outras coisas do pneu.

Na outra parte temos o 30, esse é a altura lateral do pneu que é chamado de perfil. O perfil é informado em porcentagem, indicando que ele tem x porcento da banda de rodagem do pneu, de forma mais simples, seria, 305 x 0,30 = 91,5 mm.

O próximo número é o R19, ele irá indicar duas coisas, a primeira é a construção do pneu, que nesse caso é radial, mas você poderá encontrar pneus diagonais (- ou B), mais comum em motos. Temos também o 19, que é o diâmetro do pneu em polegadas, nesse caso é um pneu aro 19”.

Algo importante de se olhar, são os índices do pneu. O 102 = 850 kg irá informar a capacidade de carga suportada pelo pneu. Já o Y = 300 km/h é o índice de velocidade, que é a velocidade máxima suportada pelo pneu, sempre algo compatível com o seu carro.

Etiqueta do Inmetro, para que serve?

A etiqueta do Inmetro irá informar uma avaliação em relação ao desempenho do pneu, algo que a gente não iria conseguir saber a olho nu. Essas informações são em relação à economia de combustível gerada, aderência na pista molhada, onde ambos são avaliados de A a G, e também informa o nível de ruído do pneu, informado em decibéis.

Imagem figurativa da etiqueta do Inmetro.
Imagem representativa da etiqueta do Inmetro. Foto: Reprodução

Detalhes importantes

Algo que você pode observar em pneu, porém nem sempre na internet é informado, que é o UTQG. Ele é composto pela qualidade da borracha, chamado de treadwear, onde seu índice vai de 60 a 620, ele também informa a qualidade da tração do pneu e da temperatura, ambos com letra, nota máxima AA para tração e A para temperatura.

Algo bom de ser observado em um pneu, é o seu desenho da banda de rodagem. Temos três tipos de desenhos que são comuns: Simétricos, assimétricos e direcionais. Cada um dele trará uma vantagem, seja em relação ao desgaste, aderência e escoamento da água, sempre veja isso no pneu.

Uma coisa que você deve olhar no pneu é o seu DOT, para quem não sabe, ele é a data de fabricação do pneu, sendo informado na semana do ano e ano. Você pode encontrar ele assim, por exemplo, 10/20, que indica que o pneu foi fabricado na décima semana de 2020. Evite comprar pneu muito velho.

Os melhores pneus 305/30 R19

Para que você faça uma compra coerente para o seu carro, é importante que você siga primeiro as recomendações de fábrica do seu veículo, evite colocar algo muito fora do recomendado. E obviamente, escolha um pneu com as qualidades compatíveis para seu carro, lembre que nem sempre economizar muito, será um bom negócio.

Pneu Pirelli P Zero N2 305/30 R19 102Y

Direcionado a veículos esportivos. Ele permite contornar curvas com segurança e realizar frenagens em espaços mais curtos é uma tarefa desenvolvida muito bem, mesmo em altas velocidades, graças à estrutura e composição voltadas ao alto desempenho, também tem ótima tração em piso seco ou molhado. Seus sulcos largos proporcionam bom escoamento da água, evitando as aquaplanagens.

Pneu Pirelli P Zero N2 305/30 R19 102Y.
Pneu Pirelli P Zero N2 305/30 R19 102Y. Foto: Reprodução
PreçoR$ 3.000,00 – R$ 3.500,00
Economia de combustívelF
Aderência na águaA
Ruído74 dB
Treadwear220
TraçãoAA
TemperaturaA
Índice de velocidadeY = 300 km/h
Índice de carga102 = 850 kg
Peso13,33 kg
DesenhoAssimétrico
Protetor de bordasSim
Run FlatNão

Pneu Continental SportContact 6 305/30 R19 102Y

Sua estrutura conta com desenho assimétrico, arestas chanfradas e com longas ranhuras e tecido de reforço nas cintas estabilizadoras à base de nylon e aramida, garantindo maior segurança e performance em altas velocidades. Para menor distância de frenagem, aceleração máxima e ótimo desempenho em curvas molhadas e secas, possui microrranhuras na banda de rodagem.

Pneu Continental SportContact 6 305/30 R19 102Y.
Pneu Continental SportContact 6 305/30 R19 102Y. Foto: Reprodução
PreçoR$ 3.200,00 – R$ 3.300,00
Economia de combustívelC
Aderência na águaA
Ruído74 dB
Treadwear
Tração
Temperatura
Índice de velocidadeY = 300 km/h
Índice de carga102 = 850 kg
Peso13,22 kg
DesenhoAssimétrico
Protetor de bordasSim
Run FlatNão

Pneu Continental SportContact 7 305/30 R19 102Y

Banda de rodagem possui desenho que proporciona alto nível de aderência e segurança para rodar em pista molhada. Os blocos possuem ranhuras que maximizam o contato com o solo e a dissipação de água, tornando a condução eficiente em qualquer piso. O pneu possui tecnologia que une esportividade com baixa resistência ao rolamento, o que garante longa vida útil e baixo consumo de combustível.

Melhores pneus 305/30 R19.
Pneu Continental SportContact 7 305/30 R19 102Y. Foto: Reprodução
PreçoR$ 3.200,00 – R$ 3.300,00
Economia de combustívelC
Aderência na águaA
Ruído73 dB
Treadwear
Tração
Temperatura
Índice de velocidadeY = 300 km/h
Índice de carga102 = 850 kg
Peso13,14 kg
DesenhoAssimétrico
Protetor de bordasSim
Run FlatNão

Como escolher um bom pneu para o carro?

Para que você faça uma boa compra, é importante que você olhe algumas coisas: A confiabilidade da marca, qual o UTQG do pneu, seu treadwear e outras informações, qual o índice do pneu e se ele é compatível com o carro, olhar a etiqueta do Inmetro, data de fabricação e obviamente veja o que os outros compradores falam sobre ele.

Como medir o sulco do pneu?

Se você quer conferir se o seu pneu está gasto, você pode conferir duas coisas, uma dela é o TWI, que são umas barrinhas que ficam dentro dos sulcos, se a banda do pneu atingir ela, é porque o pneu está gasto. Outro meio é com uma simples moeda de 1 real, onde basta inseri-la no sulco do pneu, e caso a sua borda dourada apareça, é porque está na hora de trocar.

Lembrando que por lei, os sulcos dos pneus deve ter mais de 1,6 milímetros de profundidade, caso contrário é considerado um pneu gasto, podendo sofre até mesmo uma multa.

Veja e descubra essas marcas de pneus:

Pneu Goodyear seguro?Pneu Continental é confíavel?
Pneu Michelin é uma marca confiável?Pneu Itaro é uma boa marca
Pneu Firestone, confira uma avaliação!Pneu Bridgestone compensa?
Pneu Aptany é uma marca boa?Pneu Hankook é bom?
Pneu Kumho é confiável?Pneus Pirelli são bons?
Pneus FarRoad valem a pena?Pneu XBRI é de procedência?
Tabela de marcas de pneus

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Perguntas Frequentes

Como escolher um bom pneu

Para que você faça uma boa compra, é importante que você olhe algumas coisas: A confiabilidade da marca, qual o UTQG do pneu, seu treadwear e outras informações, qual o índice do pneu e se ele é compatível com o carro, olhar a etiqueta do Inmetro, data de fabricação e obviamente veja o que os outros compradores falam sobre ele.

Como descobrir se o pneu está gasto?

Se você quer conferir se o seu pneu está gasto, você pode conferir duas coisas, uma dela é o TWI, que são umas barrinhas que ficam dentro dos sulcos, se a banda do pneu atingir ela, é porque o pneu está gasto. Outro meio é com uma simples moeda de 1 real, onde basta inseri-la no sulco do pneu, e caso a sua borda dourada apareça, é porque está na hora de trocar.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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