Mercado de usados cai mais do que os 0km: mesmo assim negocia 5 carros para cada 1 veículo 0Km no Brasil
No mês de abril de 2023, o mercado de carros usados apresentou uma queda significativa de 20,6% em relação a março, com um total de 757.546 unidades negociadas entre automóveis e comerciais leves. Em contrapartida, o mercado de carros novos também sofreu uma queda na mesma comparação, porém um pouco menor, de 18,68%. Segundo especialistas, a redução pode ter sido influenciada pelo número de feriados e dias úteis que afetaram as transações no mês.
Apesar da queda em relação ao mês anterior, o mercado de carros usados apresentou um crescimento de 5,36% no acumulado do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, com um total de 3.222.654 transações realizadas. Já em relação ao mesmo período do ano anterior (abril de 2022), houve uma queda menos expressiva no mercado de usados, apenas 0,77%.
A Volkswagen liderou as vendas em abril de 2023 com 19,87% do mercado, seguida pela Chevrolet com 19,03% e Fiat com 18.7%. Essas empresas também lideram o ranking no acumulado do ano.
Entre os modelos mais negociados em abril de 2023 estão o VW Gol em primeiro lugar, seguido pelos modelos Fiat Palio e Uno e pela picape Strada da Fiat. O Chevrolet Onix aparece em quinto lugar.
Um dado importante revelado é que a relação entre carros usados negociados para cada zero emplacado é cerca de 5 para 1. Isso reflete o envelhecimento da frota nacional, o que tanto as montadoras quanto o governo buscam reverter com planos como o carro popular e medidas que reduzem os preços de determinadas faixas, melhoram o acesso ao crédito e taxas de juros para aumentar as compras de carros novos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!