Mercado de veículos elétricos tem crescimento recorde em 2023

O mercado brasileiro de veículos elétricos teve um ano de crescimento impressionante em 2023, registrando um aumento de 91% nas vendas em comparação ao ano anterior. Conforme a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacados 93.927 veículos elétricos no país.

Um dos principais destaques desse crescimento foi a BYD, que ocupou duas das três primeiras posições no ranking dos modelos mais vendidos. A marca chinesa vem se consolidando no mercado brasileiro com seus carros elétricos, e o modelo BYD Dolphin se tornou especialmente popular entre o público mais jovem.

Com uma potência de 95 cv e torque de 18,3 kgfm, o Dolphin possui uma autonomia de 291 km e pode ser carregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos, utilizando carga rápida.

BYD Dolphin.
BYD Dolphin.

Outra marca que se destacou nas vendas foi a Volvo, com seu modelo XC40, que vendeu 1.802 unidades. O SUV compacto da montadora sueca está disponível em duas versões, Plus e Ultimate, e oferece opções de conjunto propulsor com motor único ou duplo. Com uma autonomia de até 367 km, o XC40 Recharge conquistou os consumidores que buscam um veículo elétrico com bom desempenho e tecnologia.

Além da BYD e da Volvo, outros modelos também tiveram ótimo desempenho nas vendas. O BYD Yuan Plus vendeu 1.756 unidades, seguido pelo Volvo C40, com 841 unidades vendidas. A GWM também se destacou com o Ora 03, que conta com um motor de 171 cv e autonomia de 232 km.

No segmento dos compactos, o JAC e-JS1 conquistou seu espaço, com 508 unidades vendidas. Importado da China, o modelo possui um motor elétrico de 62 cv e uma autonomia de até 161 km.

Melhores pneus para JAC e-JS1
Melhores pneus para JAC e-JS1. Foto: Divulgação.

Outros modelos que se destacaram nas vendas foram o Nissan Leaf, com uma autonomia de 192 km, o BMW iX3, com uma autonomia de 381 km, e o Audi e-tron GT, que possui uma potência de 286 cv e um alcance de 2.185 kg.

Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, esses resultados refletem a corrida pela aquisição de veículos elétricos após o anúncio do aumento do imposto de importação para esses modelos. Ele também afirmou que as perspectivas para 2024 são positivas, mesmo com as novas alíquotas do imposto.

Com esses números impressionantes, o mercado de veículos elétricos no Brasil mostra-se promissor e atrativo tanto para os consumidores quanto para as montadoras. A tendência é que cada vez mais pessoas optem por esse tipo de veículo, impulsionando ainda mais o crescimento desse mercado nos próximos anos.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário