Mercedes-AMG EQE SUV 2024: nem tudo que reluz é ouro!

O Mercedes-AMG EQE SUV 2024 não é exceção em geral, com o mesmo impulso sem esforço e estilo ousado e futurista que se tornou emblemático dos veículos elétricos da fabricante de automóveis. Para começar, é extremamente poderoso, com 617 cavalos de potência em condução normal, mas 677 cv ao lançar de uma parada usando a característica AMG Race Start com nome bobo.

O Mercedes-AMG EQE SUV 2024 também possui tecnologia interna bastante elegante, bem como uma boa quantidade de espaço e uma condução razoavelmente suave na rodovia. Se forçado ao limite, parte do brilho dourado começa a diminuir, mas o primeiro SUV elétrico da AMG ainda é bastante chamativo, considerando todas as coisas.

O Mercedes-AMG EQE SUV 2024 ganha versão agressiva com toques da AMG

A transição do EQE SUV da Mercedes-Benz de um veículo comportado para um carro mais agressivo não é muito óbvia em termos de estilo, mas essa é parte do apelo da AMG. A forma do para-choque dianteiro, saias laterais e difusor traseiro são em grande parte as mesmas que as do EQE500 SUV, embora a AMG tenha adicionado elementos em preto brilhante na parte inferior do veículo para se diferenciar.

Mercedes-AMG EQE SUV 2024: nem tudo que reluz é ouro!
O Mercedes-AMG EQE SUV 2024 – Fonte/Reprodução: Mercedes-Benz.

Os maiores indicadores visuais são as hastes verticais inspiradas na Panamericana que quebram a grade falsa na parte dianteira. Também há alguns designs de rodas específicos da AMG – nenhuma surpresa lá.

Conheça os detalhes internos do AMG EQE SUV e suas exclusividades de modelo

Por dentro, o AMG EQE SUV (tente falar isso cinco vezes rápido) recebe um novo volante com aro mais grosso e raios mais agressivos, e os bancos ganham costuras exclusivas do modelo. Vale ressaltar que o revestimento em couro Nappa do meu test drive é opcional em grande parte dos mercados, mas padrão nos Estados Unidos.

O brasão de Affalterbach aparece na dianteira do carro e é também gravado nos encostos de cabeça, enquanto pequenos emblemas AMG aparecem nos encostos dos bancos. Mas, assim como no exterior, os inúmeros detalhes só se revelam se você olhar com atenção.

A sutileza não significa que os espíritos dos fundadores da AMG, Hans Aufrecht e Erhard Melcher, deixaram o EV sozinho. Por baixo do design aprimorado, o Mercedes é uma proposta muito mais emocionante do que seus companheiros convencionais, começando pelos motores elétricos específicos do modelo que são montados em cada eixo.

O motor do eixo traseiro, em particular, recebe engenharia única através de um design de seis fases (duas bobinas em cada uma das três fases) e uma fase de tração no estator para uma resposta mais rápida. Mas tanto as unidades dianteiras quanto traseiras se beneficiam de correntes mais altas e inversores adaptados para permitir maior velocidade do motor – e, portanto, mais potência.

Além disso, a Mercedes-AMG equipou ambos os motores do EQXX com um recurso chamado “lança de água”. Este sistema de resfriamento flui líquido pelo eixo do rotor dos motores, mantendo as temperaturas internas consistentes e proporcionando uma aceleração rápida, mesmo quando a carga da bateria diminui e as temperaturas ambiente aumentam.

Esses truques de resfriamento são vitais para carros elétricos de alto desempenho, mesmo que a Mercedes possa começar a colocar a tecnologia de bateria resfriada a ar do EQXX em seus modelos mais voltados para a eficiência.

O resultado final desses esforços de engenharia é a potência de 617 cavalos de potência, bem como 97 kgfm de torque. E se você for suficientemente destemido para escolher o pacote AMG Dynamic Plus, terá mais 60 cavalos de potência e 5 torques adicionais por períodos curtos de tempo.

Mercedes AMG E63S: a corrida até 100 km/h em 3,4 segundos impressiona

A corrida até 100 km/h é concluída em impressionantes 3,4 segundos, segundo a estimativa da Mercedes, um número rápido em qualquer conta e mais rápido do que os 3,7 segundos reivindicados pelo fabricante para o BMW iX M60 ou os 4,5 segundos do Audi SQ8 E-Tron.

Ainda mais impressionante é o impulso feroz e instantâneo quando você solta o freio e deixa todos os 677 cavalos saírem do curral – alguns EVs partem suavemente e depois o surpreendem com a potência assim que estão em movimento, mas o AMG lança como um estilingue.

Mercedes-AMG EQE SUV: peso excessivo prejudica desempenho nas estradas de Escondido, Califórnia

Mas nas estradas sinuosas e onduladas a leste de Escondido, Califórnia, o Mercedes-AMG EQE SUV frequentemente apresentava meu traseiro ao fundo de sua suspensão, mesmo com as molas de ar e amortecedores adaptativos definidos para suas configurações mais rígidas.

Como acontece com muitos de nós, o problema pode estar no peso excessivo. Com 2689 kg, o AMG elétrico parece pesado e subamortecido, com muito balanço em alta velocidade para inspirar confiança ao volante.

Os freios frustrantes do Mercedes-EQ: a busca por uma solução elétrica

Os freios adicionam à frustração. Como na maioria dos outros produtos Mercedes-EQ, o próprio pedal se move correspondendo à quantidade de regeneração elétrica que está sendo fornecida, dando uma sensação inconsistente.

E quando você quer comandar mais poder de parada do que a regeneração preditiva, admitidamente excelente, pode oferecer, seu pé encontra um pedal de freio rígido e borrachudo, como se houvesse uma bola de raquete presa no assoalho. Há uma solução alternativa, que é desativar completamente a regeneração elétrica.

Mercedes-AMG EQE 2024: Potência e conforto nas estradas de alta velocidade

Assim como muitos de seus predecessores das décadas de 1990 e 2000, o SUV Mercedes-AMG EQE 2024 é mais adequado para rodovias de alta velocidade, onde sua potência impressionante e cabine serena fazem com que as milhas passem despercebidas.

Os materiais internos são bons, especialmente com o atraente painel MB-Tex e as soleiras de janela e superfícies de assentos de couro Nappa padrão. Grandes extensões do painel da porta – incluindo a alça da porta – são feitas de plástico com sensação barata, mas no geral, o EQE parece devidamente polido.

Conforto dos bancos e capacidade de carga do modelo: uma análise detalhada

O conforto dos bancos dianteiros e traseiros do modelo é excelente, com uma posição de assento ereta e melhor visibilidade do que se encontraria no sedan EQE. No entanto, com uma capacidade de carga de 521 litros, está mais próximo de um crossover GLA ou GLC do que do GLE nominalmente relacionado. É também cerca da metade do espaço do BMW, e ao contrário do SQ8, não há um porta-malas dianteiro.

Mercedes EQA: bateria de 90,6 kW e tempo de carregamento rápido de 31 minutos

Para ajudá-lo a chegar lá, o Mercedes EQA conta com uma bateria de íon-lítio de 90,6 quilowatts-hora capaz de aceitar uma taxa de carregamento rápido de corrente contínua de 170 quilowatts. Embora esse número seja menor do que o do BMW iX M60 (195 kW), ele é equivalente ao do Audi.

Mercedes EQA: bateria de 90,6 kW e tempo de carregamento rápido de 31 minutos
O carro carregando – Fonte/Reprodução: Mercedes-Benz.

A Mercedes afirma que o tempo de carga de 10% a 80% é de 31 minutos usando um carregador DC, com o carregador embutido de 9,6 quilowatts fazendo a bateria chegar a 100% em menos de 10 horas em uma tomada de parede de 240 volts.

As classificações oficiais da EPA para o SUV EQE AMG ainda não foram divulgadas, mas não seria surpresa vermos uma autonomia de 230 milhas por carga, considerando que o modelo EQE500, menos potente, tem uma classificação de 420 km.

Se isso é suficiente para o seu estilo de vida, é algo entre você e o seu revendedor da Benz. No entanto, o iX M60 pode percorrer 438 km com rodas de 22 polegadas ou 460 km com rodas de 21 polegadas.

Preços do carro

Os rivais do novo Audi SQ8, como o Genesis GV60 Performance e o BMW iX M60, são alguns dos melhores carros elétricos de luxo e esportivos disponíveis no mercado atualmente, e seus preços refletem esse status. O SQ8 deve ser lançado com preço oficial abaixo de US$ 100.000,00 (R$ 483 mil).

A Mercedes-AMG ainda não divulgou o preço e a disponibilidade do seu mais recente EV, mas seu sedan equivalente, menos potente, começa em US$ 108.050,00 (R$ 521.881), então o SUV esportivo pode ser um pouco mais barato que seu rival bávaro.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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