Metralhadora de multas: novo radar pode multar até 30 carros por minuto!

Os radares em formato de “pistola” já são conhecidos dos brasileiros, mas muitos não sabem que o novo modelo utilizado pelos agentes de trânsito é uma espécie de “metralhadora de multas”.

Chamado de Trucam, esse equipamento móvel em forma de pistola conta com mira a laser e sensor de presença, sendo considerado mais moderno.

Conheça o Trucam, a “metralhadora de multas” dos agentes de trânsito brasileiros

A fabricante, Lasertech Brasil, afirma que é fornecedora oficial de sensores a laser para a agência espacial norte-americana, a Nasa.

Metralhadora de multas: novo radar pode multar até 30 carros por minuto!
O Trucam sendo usado – Fonte/Reprodução: Divulgação.

As habilidades desse sensor são:

  • É possível reconhecer a presença de até três veículos por segundo, sendo eles motocicletas, automóveis, ônibus e caminhões, mesmo que estejam em velocidades de até 322 km/h e a distâncias de até 650 metros;
  • O sistema é capaz de identificar automaticamente os veículos pequenos e grandes para aplicar multas individuais de acordo com o limite de velocidade regulamentado para cada categoria;
  • Por minuto, pode disparar até 30 autuações;
  • Além de mensurar a velocidade, também realiza o cálculo da distância entre dois veículos. Além disso, captura imagens fotográficas e vídeos do veículo que cometeu a infração.

Além disso, efetua análises estatísticas, mensurações quantitativas e organiza os resultados obtidos em categorias.

Regras para distância mínima entre radares são estabelecidas pelo Contran!

De acordo com a resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a distância mínima entre dois radares, independentemente do tipo, é de 500 metros em áreas urbanas e em trechos rurais que apresentam características de vias urbanas.

Em vias rurais de alta velocidade, essa distância não pode ser inferior a dois quilômetros. Além disso, os radares não podem ser usados ​​em trechos menores que 5 km, onde ocorrem variações nos limites de velocidade.

Nova portaria do Inmetro exige verificação periódica de equipamentos de fiscalização de placas de veículos

Segundo a Portaria número 158/2022 do Inmetro, os equipamentos de fiscalização de placas de veículos precisam passar por verificação periódica a cada 12 meses. É obrigatório realizar essa vistoria regularmente.

Nova portaria do Inmetro exige verificação periódica de equipamentos de fiscalização de placas de veículos
O TruCAM – Fonte/Reprodução: Divulgação.

É possível checar a situação dos equipamentos no Portal de Serviços do Inmetro nos estados (PSIE), através do link https://servicos.rbmlq.gov.br/instrumento. Marco Fabrício Vieira, advogado, escritor e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Em outras palavras, se o motorista perceber que o radar que registrou a multa não foi inspecionado pelo Inmetro há mais de um ano, ele pode reunir as evidências para montar sua defesa e solicitar a anulação da penalidade. A resolução 798 do Contran também trata dos critérios para a aferição dos radares, que devem ser cumpridos para que a multa seja válida.

Para poder utilizar um equipamento, é necessário que ele seja aprovado pelo Inmetro, seguindo as leis de medição e trânsito. Depois de passar pela verificação inicial, o equipamento recebe a certificação e pode ser utilizado em locais específicos determinados pelo Inmetro ou entidade autorizada.

É necessário passar por uma verificação metrológica periódica aprovada pelo Inmetro ou por uma entidade delegada por ele, seguindo as normas técnicas de metrologia atuais. Essa exigência se refere à inspeção anual dos equipamentos para garantir que estejam em conformidade com as homologações.

Como recorrer de uma multa de trânsito no Brasil

Para isso, o condutor precisa:

  1. Para contestar uma multa de trânsito, é necessário verificar qual órgão emitiu a autuação e solicitar um recurso à autoridade responsável.
  2. É importante ter uma cópia da notificação da infração ou da penalidade, se aplicável.
  3. Para comprovar a validade da última inspeção veicular, é preciso acessar um link específico.
  4. Também é necessário ter em mãos o auto de infração ou um documento que contenha a placa e o número da infração.
  5. Se o recurso for negado, é possível recorrer a uma das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI) e apresentar uma nova defesa.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Fiat Pulse e Fastback híbridos levam até 10 anos para compensar investimento extra!

A Stellantis, grupo responsável pelas marcas Fiat e Chrysler, apresentou as novas versões híbridas dos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Toro e Jeep Commander Adotam Novo Motor 2.2 Turbodiesel da Rampage em 2025

Em 2025, o mercado automotivo brasileiro passará por uma importante mudança, com a implementação do…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Por que a Ford Ranger Está Quebrando Recordes de Vendas no Brasil

A Ford Ranger tem vivido uma fase de grande sucesso no Brasil, conquistando recordes de…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nissan toma medidas drásticas para enfrentar queda nas vendas

A Nissan anunciou uma série de medidas extremas para enfrentar a crise que atravessa, em…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Por que as picapes grandes carregam menos que a Fiat Strada?

As picapes de grande porte, como as versões Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado,…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário