Mini converte modelo clássico em EV sem adicionar peso!
Muitos argumentariam que se um carro como o clássico Mini for modificado, isso deveria ser feito de uma forma que respeite sua história como um pequeno hatchback movido a combustão que é tudo sobre o prazer de dirigir.

No entanto, há uma cena crescente de conversões totalmente elétricas para o Mini clássico e um exemplo na Austrália acabou de passar por uma transformação dessas.
Guia do Conteúdo
Mini clássico: o prazer de dirigir agora em versão elétrica
Este Mini passou por uma reforma realizada pela Mini Austrália em parceria com a Fellten Austrália. O modelo de 1995 teve seu motor e transmissão originais removidos antes da instalação de um novo subchassi dianteiro BMH pela Fellten.

Em seguida, foi adicionado um trem de força elétrico, e impressionantemente, o carro completo pesa o mesmo que antes da conversão para EV, mantendo até mesmo a mesma distribuição de peso.
Mini elétrico conversível: características e desempenho impressionantes
Como isso é possível? Para começar, o Mini elétrico conversível conta com uma pequena bateria de 19 kWh e um único motor elétrico de 72 kW (100 cv) e 19 kgfm de torque. O carro elétrico pode percorrer até 175 km com uma única carga e acelerar até 100 km/h em um respeitável tempo de 8 segundos. Ele também possui um carregador embarcado de 6,6 kW e uma porta de carregamento Tipo 2.
A Fellten Australia incorporou um sistema de frenagem regenerativa ao trem de força elétrico do carro, oferecendo modos City e Sport. Além disso, conta com um acelerador fly-by-wire, aquecedor de cabine PTC e sistema de refrigeração líquido. O mais impressionante é que todas as peças do carro podem ser instaladas sem a necessidade de alterações no chassi.
MINI clássico é convertido para eletricidade na Austrália para promover mobilidade sustentável
O assunto sobre a eletromobilidade nunca foi tão relevante como nos dias atuais, especialmente na Austrália, onde a adoção de veículos elétricos ainda está em sua infância e há uma oportunidade de mudar a mentalidade em relação ao transporte sustentável.
O diretor de produto da Fellten, Dave Budge, comentou que estão empolgados em trabalhar com a MINI Austrália na conversão deste clássico colecionável, transformando-o em um catalisador para conversas sobre soluções de mobilidade sustentável. É uma iniciativa que utiliza algo conhecido e amado para estimular a reflexão sobre ações individuais que contribuem para um futuro mais sustentável.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!