Mitsubishi deixa de produzir carros na China!

A China é um mercado cada vez mais competitivo, e algumas marcas globais têm descoberto isso da pior forma, já que nomes importantes do setor estão notando uma demanda mais fraca.

A situação é particularmente ruim para a Mitsubishi, tanto que ela aparentemente decidiu encerrar a produção local na China, o país mais populoso do mundo. O Nikkei Asia relata que a empresa deseja retirar seu investimento na joint venture local com o Grupo Automotivo de Guangzhou.

Mitsubishi decide encerrar produção na China devido à competição acirrada no mercado automotivo!

A GAC Mitsubishi Motors foi estabelecida em 2012 como uma joint venture entre as duas empresas, mas as vendas atingiram o pico em 2018 com 140.000 unidades. No ano passado, as entregas aos clientes caíram para 38.550 unidades, ou aproximadamente 60% menos em comparação com 2021.

Mitsubishi-decide-encerrar-producao-na-China-devido-a-competicao-acirrada-no-mercado-automotivo
Imagem ilustrativa sobre vendas caindo – Fonte/Reprodução: original.

A produção na fábrica na província de Hunan foi interrompida em março de 2023 e a Mitsubishi aparentemente não tem intenção de retomar as operações.

Fábrica da GAC Mitsubishi na China será utilizada para produção de veículos elétricos!

A fábrica da GAC Mitsubishi, localizada na cidade de Changsha, na China, não será fechada. Pelo contrário, a empresa chinesa deve utilizar o local para produzir veículos elétricos.

A GAC Mitsubishi é uma joint venture formada pela GAC Group, Mitsubishi Motors e Mitsubishi Corp. A GAC possui 50% das ações, enquanto a Mitsubishi Motors detém 30% e a Mitsubishi Corp tem 20%.

De acordo com informações do Nikkei Asia, a GAC Mitsubishi continuará existindo como uma entidade corporativa, mas as duas empresas Mitsubishi estão retirando seus investimentos.

Mitsubishi redireciona fundos para o Sudeste e Oceania em meio a declínio na China!

De acordo com relatos, a Mitsubishi redirecionará seus fundos para operações no Sudeste e Oceania, já que essas regiões representam cerca de um terço das vendas anuais.

Mitsubishi redireciona fundos para o Sudeste e Oceania em meio a declínio na China!
Mitsubishi indo para a Oceania – Fonte/Reprodução: Montagem original.

A Mitsubishi não é a única marca japonesa em declínio na China, uma vez que as montadoras do país do sol nascente tiveram uma participação de mercado de 18,3% em 2022, ou 2,8% a menos do que no ano anterior.

No entanto, a empresa tem lançado novos produtos em outros mercados, como a nova L200/Triton e o pequeno crossover Xforce para a Ásia do Sul, América Latina, Oriente Médio e África. Além disso, a empresa rebatizou o Renault Clio como “novo” Colt na Europa e introduziu a Delica Mini em casa no Japão.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário