Mitsubishi deixa de produzir carros na China!
A China é um mercado cada vez mais competitivo, e algumas marcas globais têm descoberto isso da pior forma, já que nomes importantes do setor estão notando uma demanda mais fraca.
A situação é particularmente ruim para a Mitsubishi, tanto que ela aparentemente decidiu encerrar a produção local na China, o país mais populoso do mundo. O Nikkei Asia relata que a empresa deseja retirar seu investimento na joint venture local com o Grupo Automotivo de Guangzhou.
Guia do Conteúdo
Mitsubishi decide encerrar produção na China devido à competição acirrada no mercado automotivo!
A GAC Mitsubishi Motors foi estabelecida em 2012 como uma joint venture entre as duas empresas, mas as vendas atingiram o pico em 2018 com 140.000 unidades. No ano passado, as entregas aos clientes caíram para 38.550 unidades, ou aproximadamente 60% menos em comparação com 2021.
A produção na fábrica na província de Hunan foi interrompida em março de 2023 e a Mitsubishi aparentemente não tem intenção de retomar as operações.
Fábrica da GAC Mitsubishi na China será utilizada para produção de veículos elétricos!
A fábrica da GAC Mitsubishi, localizada na cidade de Changsha, na China, não será fechada. Pelo contrário, a empresa chinesa deve utilizar o local para produzir veículos elétricos.
A GAC Mitsubishi é uma joint venture formada pela GAC Group, Mitsubishi Motors e Mitsubishi Corp. A GAC possui 50% das ações, enquanto a Mitsubishi Motors detém 30% e a Mitsubishi Corp tem 20%.
De acordo com informações do Nikkei Asia, a GAC Mitsubishi continuará existindo como uma entidade corporativa, mas as duas empresas Mitsubishi estão retirando seus investimentos.
Mitsubishi redireciona fundos para o Sudeste e Oceania em meio a declínio na China!
De acordo com relatos, a Mitsubishi redirecionará seus fundos para operações no Sudeste e Oceania, já que essas regiões representam cerca de um terço das vendas anuais.
A Mitsubishi não é a única marca japonesa em declínio na China, uma vez que as montadoras do país do sol nascente tiveram uma participação de mercado de 18,3% em 2022, ou 2,8% a menos do que no ano anterior.
No entanto, a empresa tem lançado novos produtos em outros mercados, como a nova L200/Triton e o pequeno crossover Xforce para a Ásia do Sul, América Latina, Oriente Médio e África. Além disso, a empresa rebatizou o Renault Clio como “novo” Colt na Europa e introduziu a Delica Mini em casa no Japão.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!