Montadoras não são referências na proteção dos seus dados!
A evolução tecnológica dos últimos anos transformou os automóveis em verdadeiros computadores sobre rodas. Com sistemas de entretenimento avançados e acesso à internet, os veículos modernos coletam informações sobre o comportamento dos motoristas e seus destinos.
No entanto, um estudo recente da Mozilla Foundation revelou que as montadoras oferecem pouca proteção quando se trata da privacidade desses dados.
O estudo analisou 25 marcas de automóveis e todas receberam o rótulo de “advertência de privacidade não incluída” pela fundação. Isso significa que as montadoras falharam na gestão e na segurança dos dados. De acordo com a Mozilla, os carros foram classificados como a pior categoria de produtos já analisada.
Os resultados mostraram que todas as montadoras pesquisadas coletam dados pessoais além do necessário para a operação do veículo. Informações como modo de condução, velocidade percorrida e destinos são capturadas. Além disso, dados são extraídos dos serviços conectados utilizados no carro, incluindo fontes terceirizadas como Google, Meta ou Sirius XM.
O levantamento revelou que 84% das montadoras compartilham ou vendem dados dos clientes para terceiros, incluindo prestadores de serviços e corretores de dados. Além disso, 56% dos fabricantes afirmam compartilhar informações com autoridades governamentais em resposta a ordens judiciais ou pedidos informais.
A pesquisa também apontou que a maioria das montadoras oferece pouco ou nenhum controle sobre os dados pessoais dos consumidores. Cerca de 92% das empresas não permitem ou dificultam a exclusão das informações. A exceção são as marcas Renault e Dacia, que estão sob as leis de privacidade do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da Europa.
Foram mais de 600 horas de pesquisa prática sobre a privacidade das marcas, porém, ainda não foi possível determinar completamente como os dados dos consumidores são usados ou compartilhados. A Mozilla entrou em contato com todas as montadoras, mas apenas Ford, Honda e Mercedes-Benz responderam.
Nos Estados Unidos, há pressão no Congresso para acelerar a promulgação de uma lei federal abrangente de privacidade do consumidor. Especialistas afirmam que o Congresso deveria considerar a implementação de proteções básicas de privacidade em uma legislação federal ampla e interseccional.
Marcas como Stellantis, General Motors, BMW, Ford, Nissan e Subaru se posicionaram, garantindo que protegem os dados dos clientes e estão comprometidas com a privacidade das informações pessoais. Além disso, afirmaram que permitem a exclusão dos dados e não coletam informações sem o consentimento prévio.
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