Mudanças Importantes no Volkswagen Polo e O Fim de Algumas Versões!
O Volkswagen Polo, um dos modelos mais populares da marca no Brasil, está passando por mudanças importantes em sua linha de versões, e 2025 será um ano de grandes transformações para o carro. Atualmente, o Polo lidera as vendas da marca no país, mas, com a chegada do novo modelo, o Tera, alguns modelos conhecidos do Polo, como as versões Comfortline, TSI e MPI, estão sendo descontinuadas. Embora a Volkswagen ainda não tenha confirmado oficialmente, as movimentações no mercado já indicam que essas versões não terão mais produção a partir deste ano.

Desde fevereiro de 2025, a Volkswagen deixou de oferecer as versões Comfortline, MPI e TSI, que eram bastante procuradas pelos consumidores, e, em vez disso, focará apenas nas versões Track e Highline. Essa mudança também foi refletida nas listas de preços disponibilizadas pelas concessionárias. A versão esportiva GTS do Polo, que também era um modelo popular, já não está disponível para novos pedidos. A transição para essas novas opções reflete o desejo da montadora de consolidar um portfólio mais enxuto e com modelos mais atualizados.
Atualmente, o Volkswagen Polo é oferecido em várias versões, incluindo Track, Robust, MPI, TSI, Sense, Comfortline, Highline e GTS. Contudo, a partir de 2025, com o encerramento da produção das versões mais antigas, como o MPI, o TSI e a Comfortline, o portfólio de versões do Polo será reduzido a apenas dois modelos: o Polo Track e o Polo Highline. A versão Track contará com um motor 1.0 aspirado, de 84 cv, e a versão Highline será a mais equipada, trazendo motor 1.0 TSI de 116 cv e câmbio automático. A expectativa é que a versão Highline ganhe uma maior gama de pacotes opcionais, permitindo aos consumidores uma personalização mais robusta.

A versão Track, que se manterá no mercado, terá um motor 1.0 MPI e câmbio manual, enquanto o modelo Highline será equipado com motor 1.0 TSI e câmbio automático, sendo a opção mais poderosa e tecnológica da linha. Embora o Polo passe a contar com menos variações de motorização e câmbio, a Volkswagen está investindo em novas alternativas esportivas, como o Nivus GTS. Esse modelo será equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de seis marchas, sendo uma opção para quem deseja algo mais arrojado sem recorrer ao Polo GTS.
Além das modificações nas versões do Polo, a Volkswagen também está ajustando suas estratégias para atender melhor ao mercado de frotistas. A versão Track, que tem motor menos potente e preço mais acessível, continuará sendo oferecida para as empresas que compram em maior volume. Essa mudança, aliada ao fim das versões Comfortline, TSI e MPI, sinaliza uma estratégia da montadora de simplificar seu portfólio e focar em uma linha mais restrita, mas com opções mais sofisticadas para o consumidor final.

Por fim, com essas alterações, o futuro do Volkswagen Polo no Brasil parece estar mais alinhado com uma oferta mais restrita e focada em modelos de maior apelo. Embora as versões mais simples, como a MPI e TSI, se despedem do mercado, o Polo Track e Highline surgem como opções mais atrativas e capazes de oferecer bom desempenho, com preços competitivos. Para quem ainda sonha com uma versão esportiva, o Nivus GTS aparece como uma alternativa de peso, ocupando o espaço deixado pelo Polo GTS, com mais potência e uma pegada mais moderna.
Leia Também: Quais os Carros Elétricos Mais Baratos em 2025? Um Deles Está em Promoção!
Essas mudanças no portfólio do Polo são apenas o começo de uma nova fase da Volkswagen no Brasil, com menos opções, mas modelos mais sofisticados e atualizados, especialmente com a chegada de novos carros, como o Tera. A marca parece estar se preparando para um novo capítulo, e os consumidores terão que se adaptar a essas mudanças, que visam otimizar a produção e focar nas opções que mais agradam o público brasileiro.