Multa Falsa: Golpistas aplicam multa sem você ter cometido nenhuma infração!
Motoristas brasileiros têm recebido multa falsa pelo correio, enviadas por golpistas que utilizam informações como data, hora e local exatos.
Nos últimos tempos, um novo golpe tem preocupado os motoristas brasileiros: a multa falsa. Os criminosos enviam, pelo correio, cobranças de infrações para condutores que estavam efetivamente nos locais onde a “irregularidade ocorreu”. Embora os valores a serem pagos sejam baixos, o falso documento é bem convincente e muitas pessoas têm caído nesse golpe.
Para que o golpe ocorra, a vítima precisa sempre cruzar o caminho com o criminoso. Informações como data, hora e local batem perfeitamente. A partir da placa do veículo, os bandidos extraem os dados do condutor para que a multa falsa chegue nas caixas de correspondências residenciais.
Guia do Conteúdo
Golpe da multa falsa: cuidado ao receber notificações de trânsito em São Paulo
Existem diferentes formas de aplicação desse golpe. Uma delas é a que os golpistas ficam posicionados em cima de viadutos e pontes com uma câmera. Eles regulam o equipamento fotográfico de tal forma que o ângulo do registro da imagem fica muito similar aos dos radares. Enquanto isso, há outra que os agentes ilegais ficam em locais onde condutores podem vir a cometer infrações, como a de parada em local proibido.
Fernanda Carvalho foi uma das vítimas desse golpe. Ela estava no aeroporto para buscar seu irmão e que, no local, também havia agentes da CET – o que, para os bandidos, acaba servindo como mais um artifício para tornar a ação ainda mais verossímil. “Fomos para a área de desembarque e inclusive meu irmão já estava esperando lá.
Quando estávamos colocando as bagagens no porta-malas, outro carro passou e me avisou para ligar o pisca alerta para não ser multada, pois ‘estava vindo o pessoal de trânsito’, e foi o que eu fiz. Já estávamos entrando no carro e um ‘marronzinho’ passou e mandou sairmos. Fomos embora e, depois de mais ou menos um mês, eu recebi a multa pelo correio. Não duvido que o rapaz que passou avisando era um envolvido que fazia parte da encenação”, relatou.
As autoridades afirmam que jamais enviam o boleto para pagamento da multa sem ou antes do envio da notificação. Além disso, recomendam que o condutor, toda vez que receber uma infração, consulte os órgãos de trânsito. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) esclarece que, antes de enviar a notificação de penalidade ao proprietário de um veículo (que é a multa com o boleto para pagamento), sempre é enviada a notificação de autuação. A notificação de autuação informa o proprietário sobre o registro da infração (com os dados/características do veículo, endereço da autuação, enquadramento, etc.).
Ao receber uma notificação de penalidade da autoridade de trânsito da cidade de São Paulo, a recomendação é que o cidadão notificado acesse a seção “Meu Veículo”, que fica na página da Secretaria de Mobilidade e Trânsito. Com os dados do proprietário, placa e o Renavam do veículo, é possível consultar todas as multas de trânsito registradas pela Prefeitura de São Paulo. Caso o boleto indique outro órgão autuador – como outras prefeituras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP)