Erros ao usar o “N” e “P” no carro automático!

O câmbio automático está cada vez mais presente nos carros novos no Brasil, confira os principais erros ao usar o câmbio!

O câmbio automático está cada vez mais presente nos carros novos vendidos no Brasil. Para muitos condutores que passaram a maior parte da vida guiando veículos manuais, é uma novidade que traz mais conforto ao volante. No entanto, a transmissão automática tem seus macetes, e erros facilmente evitáveis podem causar danos graves no longo prazo, cujo reparo pode custar uma fortuna.

Por isso, é importante seguir algumas dicas para evitar barbeiragens que vão encher o bolso do seu mecânico no futuro. Consultamos especialistas em automóveis para trazer as principais orientações para condutores iniciantes no mundo dos carros automáticos. Confira abaixo cinco exemplos de erros comuns e como fazê-los do jeito certo.

1. Selecionar a marcha errada durante a manobra

Ao manobrar na pressa, é comum selecionar a opção “R” (ré) com o veículo ainda se movimentando para a frente. Ou acionar “P” (estacionamento), que trava as rodas motrizes, antes de o carro parar completamente. É importante esperar o carro parar completamente para selecionar a marcha correta e evitar danos na transmissão.

2. Deixar o câmbio em ponto morto durante a parada

Motoristas acostumados com veículos manuais têm o hábito de colocar o câmbio em ponto morto ao parar no semáforo ou em congestionamentos. A prática está correta, pois assim o condutor deixa de manter o pedal da embreagem pressionado durante a parada, preservando o componente. No entanto, é importante lembrar que a função “N” (neutro) foi criada para situações de manutenção, quando é preciso rebocar o veículo ou movimentá-lo com o motor desligado, liberando as rodas de tração.

3. Usar a marcha lenta ou a aceleração para “segurar” o carro em aclives

Um erro comum em carros manuais é manter o veículo parado no aclive dosando os pedais da embreagem e do acelerador. A prática detona a embreagem e, se for recorrente, fará com que o item tenha de ser trocado prematuramente. Automóveis automáticos também são capazes de permanecer parados na lomba sem a necessidade de o condutor acionar os freios: dependendo da inclinação da via, a marcha lenta já é suficiente para “segurar” o carro.

Usar a marcha lenta ou a aceleração para segurar o carro em aclives
Fonte/Reprodução: original

Em outros casos, basta colocar uma leve pressão no pedal do acelerador para isso acontecer. No entanto, é importante lembrar que essa prática esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível desnecessariamente. É recomendado manter o pé no freio sempre que o carro estiver parado, como em semáforos, independentemente da inclinação da via.

4. Fazer o motor pegar “no tranco” em caso de bateria arriada

Em veículos equipados com câmbio manual, a saída é fazer o motor pegar “no tranco”, ou seja: virar a chave de ignição, engatar a segunda marcha, “embalar” o carro e soltar suavemente o pedal de embreagem.

No entanto, essa tática não está livre de riscos, especialmente se a correia dentada se romper: nesse caso, a possibilidade de danificar uma ou mais válvulas é grande. Em carros automáticos, a orientação é posicionar o seletor em “N” e colocar em “D” ou “2” quando o veículo atingir uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com isso, o motor deve ligar sem maiores problemas.

5. Não fazer a troca de óleo na frequência recomendada

Transmissão automática tem engrenagens e outras peças que precisam estar bem lubrificadas, da mesma forma como acontece em veículos manuais. As especificações e os prazos para a troca do fluido são indicados no manual do veículo e devem ser respeitados.

O serviço, inclusive, pode ser antecipado, dependendo das condições de uso do automóvel. O óleo pode receber algum tipo de contaminação por agentes externos, o que reduz a sua eficiência. Problemas com o óleo apresentam sintomas comuns, como trancos na troca de marchas. A transmissão também pode “patinar”, ou seja, ao acelerar o carro demora alguns instantes para tracionar as rodas.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Artigos Cuidados que você deve ter antes de comprar um carro!

No Brasil, ter um carro é essencial para muitas pessoas, seja para trabalhar, locomoção, lazer,…

Gabriel May Oechsler
Artigos Os melhores sites de apostas online de automobilismo no Brasil de 2024

O mundo está mudando tão rápido quanto os carros e motos que riscam as pistas…

Thiago Klaumann
Artigos As 4 Melhores motos para iniciantes da Honda: confira!

Dentre as melhores motos para iniciantes destacam-se os modelos Honda Pop 110i, Honda Elite 125,…

Thiago Klaumann
Artigos SUDU A3 Bicicleta Elétrica: A longa autonomia resolveu minha ansiedade com a quilometragem, tornando o passeio mais confortável

Eu sempre ficava de olho na bateria durante os meus passeios de bicicleta elétrica, preocupado…

Thiago Klaumann
Artigos Como fazer apostas esportivas no automobilismo

As apostas no automobilismo têm uma longa e rica história que remonta às primeiras corridas…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário