Conheça a nova Ferrari SP-8 com motor V8 e teto aberto: Modelo exclusivo!
Cada novo cavalo empinado começa como um traço de lápis em uma tela em branco no Ferrari Styling Centre. No entanto, existe uma raça rara de Ferrari que entra no mundo não como uma pincelada de Maranello, mas como uma centelha de inspiração de clientes individuais em todo o mundo. Esses carros formam a série One-Off, uma gama exclusiva que incorpora o auge da personalização do Cavalo Empinado.
O SP-8, exibido à sua frente, é uma dessas criações. A mais recente adição ao programa One-Off é o resultado de uma estreita colaboração com um cliente taiwanês e a equipe de design de Flavio Manzoni no Ferrari Styling Centre. O que resultou foi um puro-sangue de dois lugares, destacando-se por ser um roadster sem teto.
Com base no F8 Spider, o SP-8 herda o mesmo layout, chassi e, mais notável de tudo, um dos motores mais elogiados pela crítica de todos os tempos, incluindo quatro vezes vencedor do prestigioso prêmio Engine of the Year (IEOTY): o V8 biturbo de 3,9 litros. Remover completamente o teto de um carro com um motor tão supremo apresenta seus próprios desafios aerodinâmicos únicos. Portanto, o SP-8 passou por extensivos testes em túnel de vento e tempo de pista para garantir que oferece o mesmo conforto acústico que o F8 que o inspirou.
O túnel de vento também desempenhou um papel importante no design da grade de alumínio fundido que domina a parte dianteira do carro, estendendo-se em direção aos flancos para canalizar o ar para os radiadores. Essa característica foi possível graças à colaboração próxima entre as equipes de design e aerodinâmica.
Claro, a inspiração para esta criação do Cavalo Empinado não veio apenas do Ferrari F8 Spider. As lanternas traseiras foram derivadas da Ferrari Roma, com lentes específicas; o pára-brisa e as ponteiras de escape receberam o mesmo tratamento que o 296 GTB, e as rodas de cinco raios especialmente projetadas são uma versão moderna do lendário F40 e dos aros clássicos usados nos Ferrari Sports Prototypes.
A inovação chegou até o departamento de pintura, onde o Blu Scuro Stellato foi especialmente desenvolvido para unir as seções da carroceria. A cor fosca Argento Micalizzato foi criada para combinar perfeitamente com as seções brilhantes e iridescentes de fibra de carbono Blue Sandstone.
No interior do carro, bancos com detalhes em Alcântara Azul Marinho gravado a laser foram combinados com tecido de efeito degradê, juntamente com tapetes de tecido sarja específico com efeito iridescente, completando o cenário.
Esta última edição exclusiva da linha Ferrari, destinada ao segmento mais consagrado, estará em exibição no Circuito de Mugello a partir de 24 de outubro, durante o Finali Mondiali Ferrari 2023. Em seguida, seguirá para o Museu Ferrari em Maranello, dando aos fãs a oportunidade de ver o resultado quando a inspiração do cliente encontra o talento de um designer da Ferrari.
Fonte: Ferrari