Nova lei de baixa emissão em Londres convoca milionários com supercarros!
Em protesto contra a nova lei de baixa emissão em Londres e a tarifa de congestionamento no centro, pessoas ricas levaram seus supercarros isentos para a cidade, destacando as falhas do sistema. Se você estiver dirigindo para Londres, no Reino Unido, há algumas coisas que você precisa ficar atento no caminho.

Em primeiro lugar, há a taxa de congestionamento que você terá que pagar se for ao centro da cidade, e agora há também as taxas da Zona de Baixa Emissão de Poluentes Ultra (ULEZ) que foram expandidas no mês passado para cobrir a maioria da capital britânica.
Agora, uma armada de pessoas ricas com seus supercarros reluzentes invadiu Londres para protestar contra essa expansão e destacar algumas de suas deficiências.
Guia do Conteúdo
Supercarros isentos protestam contra nova tarifa de congestionamento em Londres
A ULEZ tem sido controversa entre os motoristas da capital desde que foi expandida para abranger todos os distritos, bem como a City of London.
Sua expansão significa que milhares de motoristas precisarão pagar uma taxa extra de £12,50 (cerca de R$ 64) por dia se quiserem dirigir até a cidade, além dos £15 (cerca de R$ 77) que custa a Taxa de Congestionamento no centro.
Claro, existem certas isenções para as taxas da ULEZ, e o prefeito de Londres, Sadiq Khan, permitirá que você dirija para a cidade gratuitamente se tiver um carro a gás que atenda aos padrões Euro 4, que foram introduzidos em 2005.
Carros a diesel devem ser compatíveis com o Euro 6, que entrou em vigor em 2015. Em setembro de 2023, ocorreu uma manifestação da Convoy ULEZ Protest com a participação do grupo PetrolHeadonism em Whitehall.
Confusão sobre nova lei de baixa emissão em Londres gera isenções para modelos exóticos de luxo
Em termos simples, isso significa que você provavelmente terá que pagar as taxas se o seu carro a gasolina for anterior a 2006 ou seu motor a diesel foi construído antes de 2015. Qualquer coisa mais nova provavelmente não precisará pagar as taxas e nem qualquer coisa com mais de 40 anos.
Não é surpresa que as pessoas estejam um pouco confusas com as várias isenções oferecidas aos motoristas na capital do Reino Unido.
Para destacar alguns dos modelos mais inusitados que estão isentos de pagar a taxa de $16, ricos de Londres se reuniram para dirigir seus Lamborghinis, Mustangs e até mesmo um Plymouth Prowler na cidade.
Frota de supercarros desfila em manifestação organizada por fundador de clube automotivo
De acordo com o Autoevolution, a frota de supercarros que desceu sobre a cidade fazia parte de uma manifestação organizada por Ciro Ciampi, o fundador do clube Petrolheadonism. A manifestação viu os motoristas desfilarem seus carros do Regents Park até a Downing Street, como é relatado:
“Os petrolheads protestaram, mas também celebraram a grandiosidade dos carros“, como diz Ciampi. Essa foi a forma dos amantes de carros mostrarem solidariedade com a pessoa trabalhadora média, que será a mais impactada pela expansão da ULEZ.
Protestos anteriores também chamaram a expansão de “falsa guerra contra o motorista”, abrindo caminho para faixas como “Parem com a mentira do ar limpo”, também usadas no protesto de domingo.
Justiça fiscal: Por que os carros de luxo estão isentos de taxas enquanto os mais pobres precisam pagar?
Os motoristas desses carros de luxo parecem estar tão confusos quanto nós ao questionar por que seus Lamborghinis, equipados com motores V12, estão isentos das taxas, enquanto aqueles presos a um velho Ford Fiesta precisam pagar as taxas extras.

É difícil entender como a lei permite que essa discrepância aconteça, beneficiando os mais ricos e prejudicando os trabalhadores que dependem do transporte para chegar ao trabalho. É uma questão de justiça fiscal que precisa ser discutida e resolvida.
Claramente, cobrar das pessoas como um desincentivo para dirigir em uma cidade muito congestionada é uma boa ideia e deve ser usada para reduzir as emissões em áreas lotadas.
No entanto, o modelo de Londres definitivamente tem algumas falhas que precisam ser corrigidas antes que possa ser considerado uma maneira bem-sucedida de incentivar os motoristas a sair da estrada e usar o transporte público em vez disso.
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