Novo BMW M2 chegou ao Brasil, com visual e potência que impressiona
O BMW M2 é um exemplo de que a BMW quer manter o motor a combustão para os esportivos. É o mais recente modelo M que utiliza apenas gasolina. A nova geração passou por mudanças estéticas significativas e em breve será lançada no Brasil (algumas unidades já chegaram).
Esse pequeno cupê de duas portas tem um estilo único e é bastante tradicional, mesmo quando comparado ao M3. Quando dirigido, também traz lembranças do passado.
Guia do Conteúdo
A nova geração do BMW M2: retas em vez de curvas
Comparada à geração anterior do M2, que foi lançada em 2015, a nova versão é caracterizada por preferir formas retas em vez de curvas. A grade dianteira é icônica e não se compara aos grandes modelos da marca alemã, mas apresenta ângulos retos que lembram os carros BMW lançados na virada do milênio.

As entradas de ar inferiores também são retangulares, lembrando uma época em que os veículos tinham formas mais angulosas devido às limitações do processo fabril.
A primeira impressão engana: a harmonia do design do BMW M2 revelada pessoalmente
Antes de ver o carro esportivo pessoalmente, o design parecia estranho. No entanto, quando vi o carro em pessoa, percebi que a escolha de design era muito mais harmoniosa. O BMW M2 é notavelmente compacto, apesar de ter 4,58 metros de comprimento, com grande parte do espaço ocupado pelo capô.
Isso faz com que o carro pareça menor do que realmente é, já que não possui portas traseiras e tem um porta-malas de apenas 390 litros. Na parte traseira, o para-choque é quadrado e os quatro escapamentos grandes e barulhentos se destacam.
Interior da nova BMW M2
Internamente, a sensação de aperto é real. O objetivo é enfatizar a esportividade, portanto não espere uma posição de condução alta ou ampla visibilidade. O motorista se acomoda em um banco baixo em formato de concha, revestido em couro de alta qualidade nas cores preto e azul. Há uma utilização significativa de fibra de carbono, especialmente na parte traseira do encosto.

A segunda fileira tem apenas dois assentos, já que o túnel central que envolve o cardã (estamos falando de um carro com tração traseira) é alto e rouba todo o espaço de quem iria no meio. Mesmo os dois bancos que existem, porém, são apertados e mal cabem ocupantes adultos.
A divisão Motorsport adiciona toques tricolores aos painéis das portas e outras partes do interior, mas o restante do revestimento é bastante sóbrio, com predominância de fibra de carbono e couro. Isso dá um equilíbrio importante a um carro que é propositalmente rústico, mas que ainda assim terá um preço superior a meio milhão de reais.
A BMW pode ter optado pela praticidade ao incluir um par de telas curvas como painel de instrumentos e central multimídia, totalizando 27,2 polegadas de exibição de informações com excelente qualidade de imagem. No entanto, essas telas não têm o mesmo destaque em modelos com apelo tecnológico e futurista, como o iX.
Motor e potência da nova BMW M2
O motor utilizado pela BMW em todas as variações do M2 é o 3.0 biturbo, que já é utilizado pela fabricante há algum tempo.
Este motor de seis cilindros tem uma potência de 467 cv e torque de 56,1 kgfm, e é combinado com uma transmissão manual de seis marchas ou uma automática de oito velocidades. Tivemos a oportunidade de testar a versão com a transmissão automática de oito marchas, que está começando a ser disponibilizada no Brasil.
A transmissão automática não prejudica a experiência esportiva, pois o volante conta com borboletas atrativas e dois botões vermelhos rotulados como “M1” e “M2”, que proporcionam uma diversão única. Esses botões permitem armazenar dois modos de condução personalizados, que alteram elementos como direção, troca de marchas, resposta do acelerador e suspensão.
Devido ao teste ter sido realizado em vias públicas alemãs, o modelo “M2” não pôde ser utilizado, pois deixaria o cupê praticamente sem ajuda. Existem dez níveis de controle de tração disponíveis, mas durante os testes com o “M1”, optou-se por um nível intermediário. Porém, foi configurado o volante e os pedais, incluindo o freio, no modo mais básico possível, resultando em um desconforto confortável.
Entrando em uma Autobahn foi possível ter um gostinho da sua aceleração de 0 a 100 km/h (4,1 s, oficialmente). Além disso, o ronco intencionalmente alto na cabine torna uma besteira se preocupar com o som Hi-Fi — no modo mais manso, porém, o barulho gerado por aletas eletrônicas diminui.
O carro não tem aerofólios ou downforce, mas chama atenção por não ter rolagem, graças ao baixo centro de gravidade e à suspensão adaptativa M, que controla o fluxo de óleo em cada amortecedor em tempo real.
O efeito é notável e o modo esportivo proporciona uma rigidez interessante sem respostas agressivas, além de ter um bom comportamento dinâmico. O reforço estrutural contribui para a boa sensação geral durante a condução.
A BMW M2 no Brasil
Mas é claro que as ruas brasileiras serão desafio bem maior que o asfalto alemão, praticamente perfeito. Compradores do cupê também precisam aceitar que, em vias públicas, o carro sempre terá seu potencial represado e, quando o intuito for o conforto, não impressionará.
Ficha técnica do BMW M2 2024
- Motor: gas., diant., long., 6 cil. em linha, 24 V, biturbo, intercooler, injeção direta, 2.993 cm³, 467 cv a 6.250 rpm, 56,1 kgfm a 2.650 rpm
- Câmbio: automático, 8 marchas, tração traseira
- Suspensão: duplo A (diant.), multilink (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant. e tras.)
- Direção: elétrica, 11,9 (diâmetro de giro)
- Pneus: 275/35 ZR19 (diant.), 285/30 ZR20 (tras.)
- Dimensões: comprimento, 458,0 cm; largura, 188,7 cm; altura, 140,3 cm; entre-eixos, 274,7 cm; porta-malas, 390 l; tanque de combustível, 52 l
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