Novo diesel chega no Brasil: Qual a diferença?
O tão aguardado novo Diesel, aprovado pelo Governo no ano passado, finalmente está sendo disponibilizado nos postos de combustível em todo o país. Esse combustível inovador possui uma maior quantidade de biocombustível em sua composição, tornando-o mais limpo e benéfico para os veículos, o meio ambiente e a indústria automobilística.
A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) como parte da política nacional que obriga as distribuidoras de combustível a adicionar biodiesel ao diesel fóssil. O objetivo é garantir um combustível mais sustentável e menos poluente.
De acordo com Carlos Eduardo Hammerschmidt, Vice-presidente do Grupo Potencial Biodiesel, essa mudança é um marco histórico para a cadeia energética brasileira, pois permite a adição de aproximadamente 100 milhões de litros de biodiesel por mês. Além disso, fortalece a segurança energética do mercado interno e reduz a dependência do Brasil em relação ao mercado externo.

Atualmente, o Brasil importa cerca de 25% do diesel fóssil utilizado. No entanto, com a implementação gradual de combustíveis renováveis como o novo Diesel, o país poderá se tornar autossuficiente, especialmente por ser um dos principais produtores de biodiesel do mundo.
Uma das vantagens do biodiesel é a sua versatilidade na produção, pois pode ser obtido a partir de uma variedade de matérias-primas. Essa característica facilita a produção em grande volume e contribui para a reintegração de materiais previamente descartados no ciclo produtivo.
A Potencial, por exemplo, produz biodiesel composto por 75% de óleo vegetal e 25% de gordura animal. A empresa utiliza óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animais e óleo de cozinha para a produção desse combustível sustentável.
Além dos benefícios ambientais, essa medida do Governo Federal contribui para a descarbonização e sustentabilidade em várias frentes. Enquanto a eletrificação total da frota ainda é um objetivo distante, ter acesso a um combustível menos dependente de fontes fósseis já representa um avanço significativo.
Outro aspecto importante é o estímulo à pesquisa e desenvolvimento na indústria de biocombustíveis, o que gera empregos e promove a qualificação técnica no setor.
No que diz respeito à pureza do diesel, dentro do diesel comum encontramos os tipos S-10 e S-500. Essa nomenclatura faz referência à quantidade de enxofre presente no combustível, sendo 10 partes por milhão no S-10 e 500 partes por milhão no S-500. Portanto, o Diesel S-10 é considerado o mais puro por conter menos enxofre.
Com a disponibilidade cada vez maior do novo Diesel e outros combustíveis mais sustentáveis, a transição energética está gradualmente se tornando uma realidade. Dessa forma, poderemos eliminar gradualmente nossa dependência das fontes fósseis não-renováveis e altamente poluentes.