Novo Peugeot E-3008 2024 recebe novos detalhes com bateria de até 700 km de autonomia!
O tão aguardado Peugeot e-3008 de terceira geração foi oficialmente revelado pela fabricante francesa, marcando um novo capítulo para o carro mais vendido da marca em termos de motores elétricos e tecnologia de interior.
Com sete anos após a estreia da iteração anterior na Europa, o novo crossover do segmento C promete surpreender os consumidores com seu desempenho e recursos inovadores.
Guia do Conteúdo
Novo modelo elétrico e plataforma STLA Medium
O destaque inicial é a versão totalmente elétrica do veículo, conhecida como E-3008, que será seguida por modelos híbridos leves. Este é o primeiro modelo de produção em série baseado na plataforma STLA Medium, desenvolvida pela Stellantis, grupo proprietário da Peugeot. O E-3008 estará disponível em duas versões – Allure e GT – com três opções de pacotes e três opções de motores elétricos.

Potência e autonomia do Peugeot E-3008 2024
A primeira opção de motorização conta com uma bateria de 73 kWh (líquidos) de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 400 volts e um motor elétrico síncrono permanente montado na frente, que entrega impressionantes 210 cavalos de potência (157 quilowatts) e 34,9 kgf.m (343 Newton-metros) de torque. A autonomia estimada é de 326 milhas (525 km) com uma carga completa.
A segunda opção é um modelo com dois motores, que utiliza a mesma bateria de 73 kWh e o motor dianteiro da versão anterior, mas adiciona um motor elétrico de 111 cavalos de potência (83 kW) / 16,8 kgf.m (166 Nm) no eixo traseiro, totalizando uma potência combinada de 320 cavalos de potência (240 kW). A estimativa de autonomia para essa versão também é de 326 milhas (525 km), o que indica que o motor traseiro pode se beneficiar de um sistema de desconexão em determinadas condições de condução.
Por fim, há uma versão de longo alcance com uma bateria maior de 98 kWh (líquidos) e um motor elétrico montado na frente que produz 230 cavalos de potência (170 kW) e 34,9 kgf.m (343 Nm) de torque, permitindo um alcance máximo de 435 milhas (700 km) com uma carga completa. Nesta versão, não há opção de motor duplo.


Recarga e funcionalidades
O Peugeot 3008 elétrico oferece diferentes modos de condução, incluindo um modo 4WD na versão com dois motores, que distribui a energia para todas as quatro rodas quando a superfície da estrada está escorregadia, mas apenas em velocidades de até 83 milhas por hora (135 quilômetros por hora).
Quanto à recarga, o E-3008 possui uma porta localizada no para-lama traseiro esquerdo que permite a recarga tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua. Para corrente alternada, o carregador embarcado padrão aceita até 11 kW de uma fonte trifásica, com uma unidade trifásica opcional de 22 kW disponível.
Já na corrente contínua, o veículo pode aceitar até 160 kW de uma estação de carregamento compatível, permitindo que a bateria seja recarregada de 20% para 80% em apenas 30 minutos, e em menos de 30 minutos para a versão de alcance estendido.
Além disso, o Peugeot E-3008 oferece a funcionalidade V2L (veículo-para-carga), que permite aos usuários exportar energia da bateria por meio da tomada de recarga para eletrodomésticos ou outros usos, com uma potência de até 3 kW e 16 amperes (A). Também conta com a função V1G (recarga inteligente), que integra o veículo elétrico ao fornecedor de energia residencial do proprietário para regular automaticamente o horário de recarga e o consumo de energia, visando reduzir os custos.

Design e interior
Com um design moderno e sofisticado, o Peugeot E-3008 apresenta a conhecida assinatura luminosa em forma de três garras da marca, tanto na parte dianteira quanto na traseira. Destaque para o logo ampliado na grade dianteira fechada e os faróis menores inseridos entre o capô e a grade sem aro.
No interior, a grande novidade é o painel curvo i-Cockpit de 21 polegadas no topo do painel, funcionando como cluster de instrumentos digitais e tela de entretenimento. A versão Allure oferece uma configuração ligeiramente diferente, com duas telas de 10 polegadas integradas em um único suporte. Abaixo da tela central, estão os chamados i-Toggles, botões virtuais e sensíveis ao toque totalmente personalizáveis.
Conforto e espaço
O Peugeot E-3008 se destaca pelo conforto e praticidade. Os bancos dianteiros recebem a designação AGR (Aktion fur Gesunder Rucken) da associação alemã de médicos e terapeutas, que realiza pesquisas e prevenção de dores nas costas. Além disso, os bancos dianteiros podem ser equipados com ventilação, função de massagem e laterais adaptativas.
O veículo também oferece um amplo espaço de armazenamento, com um porta-malas de 470 litros na versão com tração nas quatro rodas e 520 litros na versão com tração dianteira. Ao todo, são 17 compartimentos diferentes espalhados pelo interior, totalizando 34 litros.
Fabricação e disponibilidade
O Peugeot E-3008 será fabricado na fábrica da Stellantis em Sochaux, França, onde as baterias também serão montadas. As entregas estão programadas para começar na Europa e em outros mercados até o final deste ano.
Com todas essas inovações tecnológicas e recursos atraentes, o Peugeot 3008 de terceira geração certamente atrairá a atenção dos consumidores que buscam um veículo elétrico sofisticado e eficiente. Com seu design elegante, desempenho potente e recursos avançados, ele está pronto para liderar a próxima era da mobilidade elétrica.
Não perca a chance de ficar atualizado sobre os lançamentos e novidades do mercado automobilístico! O blog Agora Motor oferece conteúdos e notícias diárias, além de uma Tabela Fipe para conferir os preços dos veículos. Acesse agora mesmo e fique por dentro!