Novo Porsche 911 híbrido chega em breve no mercado

A Porsche, renomada montadora alemã de carros esportivos, acaba de publicar o seu tão aguardado Relatório Anual e de Sustentabilidade para o ano de 2023. Com um total de 239 páginas, o documento traz diversas informações relevantes sobre os projetos e planos da empresa para o futuro próximo. No entanto, um detalhe em especial tem chamado a atenção dos entusiastas: o aguardado lançamento do 911 híbrido.

Considerado um marco na história da marca, o novo 911 híbrido promete revolucionar o segmento dos carros esportivos eletrificados. Com previsão de lançamento no início do inverno (verão no hemisfério norte), este modelo parcialmente eletrificado será incorporado à nova linha renovada do icônico 911, internamente conhecida como codinome 992.2.

Segundo informações presentes no relatório, a Porsche deixou claro que não se trata apenas de uma única versão com configuração híbrida, mas sim de uma tecnologia que será aplicada em derivados selecionados da linha de modelos 911. Ainda sem entrar em detalhes sobre as especificações técnicas do veículo, a montadora revelou que a motorização recém-desenvolvida é inspirada na divisão de corridas da empresa.

911 híbrido.
911 híbrido.

Presumivelmente, a experiência adquirida com programas de corrida como o 919 e o 963 do World Endurance Championship foi fundamental para que a divisão de carros de corrida pudesse projetar um 911 eletrificado que atenda às cada vez mais rigorosas regulamentações de emissões. Vale ressaltar que, cerca de um ano atrás, o CEO da Porsche, Oliver Blume, afirmou que o novo carro não seria um híbrido plug-in, ou seja, não será necessário ter uma porta de carregamento.

De acordo com fontes próximas à montadora, o 911 Hybrid contará com um motor de partida de 48V integrado à caixa de câmbio de dupla embreagem. Além disso, especula-se que o veículo terá tração nas quatro rodas, com um motor elétrico alimentando as rodas dianteiras e o motor de combustão acionando o eixo traseiro. A energia para o motor elétrico será fornecida por uma bateria de íons de lítio leve e compacta, desenvolvida especificamente para essa aplicação e localizada atrás dos assentos traseiros.

Uma das informações mais interessantes e que vem gerando grande expectativa entre os entusiastas é a possibilidade do lançamento de um GT2 RS eletrificado com uma configuração híbrida-leve. Rumores apontam que a potência combinada do motor elétrico e do motor a combustão, um boxer de seis cilindros biturbo de 3,8 litros, poderá ultrapassar a incrível marca dos 700 cv. Ainda não há informações sobre o torque exato, mas especula-se que haverá um aumento significativo em relação aos 81,6 kgfm do 911 Turbo S. Além disso, espera-se uma distribuição de peso de 39:61 na dianteira/traseira, proporcionando um desempenho excepcional nas pistas.

É importante destacar que, apesar dessas inovações, a Porsche reafirma o compromisso de continuar vendendo modelos 911 com motores a combustão pelo maior tempo possível. Mesmo diante das crescentes regulamentações e preocupações ambientais, a montadora pretende se adaptar ao uso de combustível sintético, garantindo assim a continuidade desses icônicos carros esportivos. A empresa já vem produzindo o chamado eFuel quase neutro em carbono desde o final de 2022 em sua fábrica no Chile.

Outro fator relevante a ser mencionado é que a União Europeia já concordou em isentar os combustíveis sintéticos da proibição de 2035 para carros novos que geram emissões nocivas. Essa medida pode indicar que os dias do 911 com motores de combustão não estão contados, permitindo assim que os amantes da marca possam continuar desfrutando dessas máquinas poderosas por mais tempo.

Embora ainda haja muitos detalhes a serem revelados sobre o 911 híbrido, as informações presentes no Relatório Anual e de Sustentabilidade da Porsche para 2023 são animadoras e prometem levar os apaixonados pela marca a um novo patamar de emoção e performance. Fique atento às próximas atualizações e prepare-se para presenciar uma nova era nos carros esportivos eletrificados!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário