Novo Subaru Crosstrek Wilderness 2024 se destaca no off-road!

No reino automotivo, o novo Subaru Crosstrek Wilderness 2024 é enganoso. Comparado a off-roaders com carroceria sobre chassi como o Jeep Wrangler e o Ford Bronco, a postura alta e o tamanho pequeno do Crosstrek não sugerem competência para todo terreno, mesmo com suas áreas de revestimento plástico no corpo.

Novo Subaru Crosstrek Wilderness 2024 se destaca no off-road!
O Crosstrek Wilderness – Fonte/Reprodução: Subaru.

Mas nossa primeira experiência com o Crosstrek Wilderness – que ocorreu em grande parte em trilhas pelo deserto que rodeia o Parque Nacional Zion em Utah – revelou uma máquina surpreendentemente ágil e habilidosa, capaz de subir colinas mais íngremes e atravessar terrenos mais traiçoeiros do que o esperado, mantendo o confortável comportamento na estrada de um Crosstrek padrão.

Subaru Crosstrek Wilderness 2024: a surpreendente capacidade off-road em um tamanho compacto

A insígnia Wilderness traz uma série de melhorias para o Subaru Crosstrek. A aparência do carro é enriquecida por detalhes em cobre no exterior e no interior, além de assentos confortáveis ​​revestidos com o material sintético StarTex resistente à água.

A insígnia também vem com tapetes de borracha padrão. Mas as mudanças não são apenas superficiais.

Subaru Crosstrek Wilderness tem altura superior a outros crossovers off-road!

A suspensão foi revisada e recebeu molas mais altas, resultando em um aumento de 0,6 polegadas na altura do carro.

Subaru Crosstrek Wilderness tem altura superior a outros crossovers off-road!
Dianteira do carro – Fonte/Reprodução: Subaru.

Com isso, o Crosstrek Wilderness tem uma distância do solo de 9,3 polegadas, superando significativamente outros crossovers orientados para off-road, como o Jeep Compass Trailhawk (8,6 polegadas) e o Ford Bronco Sport Badlands (até 8,8 polegadas).

A altura elevada do carro melhora os ângulos de aproximação e saída, de 18,0 para 20,0 graus e de 30,1 para 33,0 graus, respectivamente. O ângulo de rampa também aumenta, de 19,7 para 21,1 graus.

Isso foi crucial no desafiador curso off-road que a Subaru montou, com sua areia macia, lama escorregadia e colinas íngremes. Apesar de subir e descer em ângulos sérios, nunca ouvimos nenhum raspão do Subie na frente, nem ficamos presos em um pico estreito.

Se tivéssemos julgado mal a folga, o Wilderness possui uma placa de proteção de alumínio que protege os componentes vitais da transmissão.

Às vezes, desejávamos uma câmera frontal – fundamental para detectar obstáculos na estrada à frente e ver para onde ir quando apontado para o céu no topo de uma colina -, como encontrada nas edições off-road do Forester e Outback. Infelizmente, ela não é oferecida aqui.

Subaru Wilderness: desempenho adequado e capacidade off-road, mas com comprometimento na economia de combustível!

O modelo Subaru Wilderness utiliza o motor 2.5 litros de quatro cilindros opção do padrão Crosstrek, que entrega 182 cavalos de potência e 24.6 kgf.m de torque, porém não é particularmente rápido. A aceleração é adequada na cidade, mas rampas curtas podem se tornar estressantes.

Subaru Wilderness: desempenho adequado e capacidade off-road, mas com comprometimento na economia de combustível!
Motor do carro – Fonte/Reprodução: Subaru.

Nos testes, um Crosstrek Limited que usa o mesmo motor precisou de 8,1 segundos para atingir 100 km/h.

O Subaru Wilderness deve ter um desempenho semelhante, mas tem uma relação final de transmissão mais curta – 4,11: 1 em vez de 3,70: 1 -, o que permite subir facilmente inclinações íngremes e atravessar areia profunda com um motorista determinado ao volante.

O preço a pagar é uma economia de combustível inferior: a classificação combinada de EPA de 11,4 km/l do Wilderness é 0,85 km/l inferior à estimativa do Crosstrek padrão com motor 2.5 litros.

Embora o motor permaneça inalterado, a capacidade de reboque aumenta de 680 para 1.587 kg, graças a um ventilador de radiador mais potente e um novo radiador de óleo.

Essa capacidade de reboque maior deve permitir que os motoristas transportem um pequeno barco ou trailer para excursões ao ar livre. Proprietários mais aventureiros também podem colocar uma barraca no teto, já que o rack de teto reforçado oferece uma capacidade de carga estática de 317 kg.

Teste de Off-Road: Subaru Crosstrek Wilderness com X-Mode!

Assim como todos os Crosstreks, o Wilderness recebe uma versão do X-Mode da Subaru, que reprograma a transmissão, o acelerador e a distribuição de torque para vários tipos de terreno.

Durante grande parte da nossa jornada, usamos o modo Deep Snow/Mud, que alocou habilidosamente o torque para as rodas com mais tração. Ao ativar o X-Mode, o controle de descida de colinas é acionado quando a velocidade fica abaixo de 19,2 km/h.

Os computadores do crossover controlam com confiança a velocidade do veículo, adicionando uma rede de segurança em descidas íngremes e deixando o motorista focar em desviar de rochas pontiagudas e sulcos profundos.

A direção do Crosstrek parece pouco precisa no asfalto, especialmente em curvas longas e amplas, mas o esforço menor foi bem-vindo fora da estrada, minimizando a fadiga ao longo de várias horas de exploração.

Pneus Yokohama Geolandar A/T proporcionam habilidade off-road ao Subaru Wilderness

Muito da habilidade off-road do Wilderness provavelmente pode ser atribuída aos seus pneus Yokohama Geolandar A/T. Montados em rodas pretas de 17 polegadas, os pneus com sulcos mais largos forneceram tração suficiente em superfícies soltas e resistiram a impactos afiados de rochas.

No entanto, os pneus all-terrain não afetaram negativamente a condução na estrada ou trouxeram um aumento perceptível no ruído da estrada.

Como todos os modelos Crosstrek, o Wilderness é uma máquina de condução suave, e o chassi acolchoado ajudou a manter a estabilidade em altas velocidades em estradas de terra mais suaves.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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