Novo Toyota 4Runner 2025 é uma mistura de SW4 com motor híbrido
Em um movimento audacioso, a Toyota amplia seu portfólio com o lançamento do 4Runner 2025 na América do Norte, aproximadamente um ano após revelar a nova geração da Tacoma. Este SUV vem para intensificar a competição no segmento off-road, posicionando-se como um forte concorrente de modelos renomados como o Ford Bronco e o Jeep Wrangler.
O 4Runner, que passou por uma transformação significativa depois de anos recebendo apenas atualizações menores, agora traz avanços notáveis tanto em tecnologia quanto em desempenho dinâmico. Uma das novidades mais empolgantes é a introdução de uma versão híbrida, uma estreia para o modelo.
Equipado com o motor I-Force Max, este sistema híbrido combina um motor a gasolina 2.4 turbo com um elétrico de 48 cv, entregando uma potência combinada impressionante de 330 cv e um torque de 64,3 kgfm. A versão convencional do veículo, sem assistência elétrica, fornece 282 cv e 43,8 kgfm de torque, acoplados a uma transmissão automática de 8 marchas que substitui a antiga de 5 velocidades. O veterano motor a gasolina 4.0 V6 também foi descontinuado.
O novo 4Runner é construído sobre a robusta plataforma TNGA-F da Toyota, base compartilhada com outros veículos icônicos da marca como as picapes Tacoma e Tundra e os SUVs Land Cruiser Prado, Land Cruiser 300 e Sequoia. Esta arquitetura permite opções de tração traseira ou integral, conforme necessário, além de aderir aos elevados padrões de segurança e performance da Toyota.
No que tange às especificações técnicas, todos os modelos 2WD apresentam diferencial de deslizamento limitado. As variantes 4WD são equipadas com uma caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente e contam com controle ativo de tração. O veículo ostenta ainda um novo mecanismo que permite a desconexão da barra estabilizadora para melhorar a articulação, complementando sua capacidade off-road com ângulos de entrada e saída de 32 e 24 graus, respectivamente.
Disponível em nove versões distintas – incluindo SR5, TRD Sport, até o exclusivo Trailhunter focado em off-road – o 4Runner promete atender a uma ampla gama de entusiastas. A versão Trailhunter oferece equipamentos específicos para terrenos desafiadores como pneus de 33 polegadas e suspensão elevada.
Por dentro, as variações do modelo vão desde telas sensíveis ao toque de 8 polegadas nas versões mais acessíveis até impressionantes displays de até 14 polegadas nas configurações topo de linha. Além disso, todas as versões vêm equipadas com o pacote Safety Sense 3.0 da Toyota, garantindo uma experiência segura através de recursos avançados como frenagem automática de emergência e controle adaptativo de cruzeiro.
Embora sua chegada às concessionárias norte-americanas esteja prevista para os próximos meses, as expectativas para um lançamento no Brasil permanecem baixas. Contudo, o que realmente captura nossa atenção é a possibilidade desta mesma plataforma TNGA-F ser utilizada na próxima geração do SW4, marcando talvez um retorno à parceria entre os dois modelos que foi desfeita em 2003.
Com essa estratégia audaciosa da Toyota, o mercado off-road se prepara para receber um competidor robusto e tecnologicamente avançado. Resta agora aguardar para ver como o novo Toyota 4Runner se sairá nesta acirrada competição.