Novo trem permite viagens entre São Paulo e Campinas em 1 hora!
O governo do Estado de São Paulo anunciou no último sábado (7) o lançamento do novo edital do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, em Campinas.
A proposta tem como objetivo oferecer um projeto ainda mais atraente, com uma tarifa mais justa para os usuários, permitindo que a viagem entre São Paulo e Campinas seja feita em apenas uma hora.
De acordo com o projeto do governo paulista, serão investidos R$ 13,5 bilhões no empreendimento. O leilão de concessão está marcado para o dia 29 de fevereiro de 2024.
O Trem Intercidades proporcionará conforto, velocidade e impulsionará a economia local, além de aliviar o intenso tráfego nas rodovias Anhanguera-Bandeirantes. Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), essa é apenas a primeira etapa de um projeto que pretende expandir o serviço para outras regiões do estado.
Além da ligação ferroviária entre São Paulo e Campinas, o projeto também prevê a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí, assim como a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A rota entre São Paulo e Campinas terá aproximadamente 100 quilômetros, oferecendo um serviço expresso entre a Estação Barra Funda e Campinas, com parada em Jundiaí. A duração da viagem será de 64 minutos, com 15 trens operando o serviço.
A tarifa média anual do serviço expresso será de até R$ 50, de acordo com o edital do TIC. O valor máximo estabelecido é de R$ 64.
Em comparação, a tarifa atual de ônibus convencional entre as duas cidades é de R$ 48,75 e a viagem leva uma hora e meia a partir do Terminal Rodoviário Tietê.
Uma das novidades do edital é que o Estado garantirá 90% da receita estimada para a operação do serviço expresso. Caso as receitas provenientes das tarifas ultrapassem em 10% o total previsto, o lucro será dividido igualmente entre o Estado e o operador privado.
Segundo o governo paulista, essas melhorias irão garantir uma receita mínima para a operação do TIC, além de tornar o modal mais competitivo e com um preço justo para os usuários.
Dentro do projeto também está prevista a implementação do TIM, que contará com cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A linha será operada por sete trens e terá um percurso de 44 km, com tempo estimado de 33 minutos.
A parceria público-privada (PPP) também inclui a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que operará entre as estações Barra Funda e Jundiaí.
Com um percurso de 57 km, 17 estações e duração de 61 minutos, cerca de 30 trens que fazem esse trajeto serão transferidos para o futuro concessionário.
A tarifa máxima do TIM será de R$ 14,05, enquanto o bilhete da Linha 7-Rubi seguirá a tarifa pública atual de R$ 4,40.
Esse empreendimento beneficiará aproximadamente 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, segundo estimativas do governo.
O novo edital também prevê um maior aporte do Estado no TIC Eixo Norte, totalizando R$ 8,5 bilhões, o que representa cerca de 75% do investimento total do projeto.
Anteriormente, o valor era de R$ 6 bilhões. Parte dos recursos virá de um empréstimo de R$ 6,4 bilhões firmado entre o Governo de SP e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Por outro lado, o valor da contraprestação a ser paga pelo governo estadual ao longo dos 30 anos da concessão caiu de R$ 400 milhões para cerca de R$ 250 milhões.
O leilão está aberto para sociedades e outras pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio, desde que sejam compatíveis com a participação na licitação e atendam plenamente aos termos e condições do edital.
O critério principal de avaliação será o maior desconto sobre a contraprestação pecuniária máxima. O vencedor será aquele que apresentar a maior redução no pagamento feito pelo Estado pela prestação dos serviços.
Em caso de ofertas de desconto iguais por mais de um licitante, o critério de desempate será a maior redução do aporte do Estado no projeto.