Novo VW Golf 2025 começa ser produzido na Alemenha e versão esportiva pode vir ao Brasil
A Volkswagen acaba de concluir a produção da primeira unidade do Golf 2025 da 8ª geração, trazendo uma série de inovações adotadas na linha 2025. Essa marca histórica foi alcançada pela fábrica principal da montadora alemã, que já produziu mais de 38 milhões de unidades do icônico hatch médio. O veículo, pintado na elegante cor Cinza Urano, foi enviado para um cliente no Reino Unido.
Com um volume de produção impressionante de cerca de 20 milhões de veículos, o Golf se mantém como o modelo mais fabricado na fábrica alemã. Em segundo lugar está o Fusca, com quase 12 milhões de unidades produzidas em Wolfsburg entre 1945 e 1975. Já o Tiguan ocupa o terceiro lugar, com pouco menos de 3,5 milhões de modelos saindo das linhas de montagem desde o início da produção em 2007.
Logo em seguida, temos o Polo, cuja produção de mais de três milhões de unidades começou no Canal Mittelland em 1975. A conexão entre o Golf e a fábrica de Wolfsburg é bastante singular: Wolfsburg é o berço do Golf – e o Golf é Wolfsburg, como afirmou Rainer Fessel, gerente da fábrica. Como equipe, planejamos meticulosamente o início da produção nas últimas semanas e meses. Agora estamos muito satisfeitos por podermos ver em breve o novo Golf nas estradas.
Guia do Conteúdo
Versão esportiva R pode chegar ao Brasil
A versão mais aguardada da oitava geração do Golf que pode chegar ao Brasil é a esportiva R, equipada com tração integral e um poderoso motor 2.0 turbo de 328 cv, o mais potente da linha. A intenção da Volkswagen é trazer o carro em um volume limitado, atendendo à demanda daqueles que não conseguiram adquirir o Toyota GR Corolla ou o Honda Civic Type R.
A versão R do Golf apresenta um para-choque dianteiro com radar centralizado e a marcante cor azul, que já se tornou uma característica registrada desse modelo. O veículo foi flagrado no Brasil antes mesmo de passar pela reestilização.
No entanto, trazer o novo Golf R para o Brasil não é uma tarefa simples. Entre outros fatores, há a questão da calibração específica para a gasolina vendida no país e a garantia de assistência técnica em todo o território nacional. Mesmo assim, em breve, a Volkswagen deverá anunciar oficialmente a chegada desse tão esperado carro ao mercado brasileiro.