O que acontece se pilotar moto sem capacete? Veja o que diz a legislação!

De acordo com a legislação nacional, pilotar uma motocicleta sem capacete é uma infração grave e pode resultar em multas, penalidades e medidas administrativas imediatas ao condutor. O capacete, além de ser fundamental para a segurança do piloto, também evita problemas legais e financeiros.

A multa por conduzir sem capacete tem um valor significativo, mas não chega a ser tão alta como outras infrações que possuem agravantes de multiplicação. Conforme o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa infração é considerada gravíssima e o valor da multa é de R$ 293,47.

O que acontece se pilotar a moto sem capacete?
O que acontece se pilotar a moto sem capacete?

No entanto, além do valor da multa, o condutor ainda enfrenta outras penalidades e medidas administrativas. Segundo o mesmo artigo, quem for abordado pilotando uma moto sem capacete terá a suspensão imediata do direito de dirigir e a retenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para reaver a CNH e regularizar a situação, o condutor deve pagar a multa gravíssima, entrar em contato com os órgãos regulamentadores e ainda realizar cursos de reciclagem. Além disso, a moto também é retida no local. Diferentemente da apreensão, o veículo pode ser retirado no local assim que a situação for regularizada. No entanto, sem a CNH, outra pessoa deve levar o veículo.

Caso ninguém busque a motocicleta, ela é encaminhada para um pátio e, para retirá-la, é necessário pagar as diárias e regularizar toda a situação.

Vale ressaltar que as mesmas regras valem para os garupas que estiverem sem capacete. De acordo com a lei, o passageiro também deve utilizar o equipamento de segurança. Caso contrário, tanto o piloto quanto o garupa estão sujeitos às mesmas multas e penalidades.

Portanto, é fundamental que todos os condutores e passageiros estejam cientes da importância do uso do capacete e das consequências legais e financeiras de não cumprir essa regra de segurança.

5/5 - (1 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Cybertruck Enfrenta Queda de Preço e Problemas de Vendas!

A Tesla Cybertruck, o modelo icônico que prometia revolucionar o mercado de pickups com seu…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Carros ou motos: qual está conquistando mais as ruas do Brasil?

O mercado automotivo brasileiro sempre foi marcado pela predominância dos carros nas ruas, mas uma…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 5 opções de carros incríveis pelo preço do Chevrolet Equinox Activ

O Chevrolet Equinox Activ, lançado recentemente no Brasil, chegou com uma nova geração e duas…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Toyota Yaris Sofre Aumento Surpreendente de Até R$ 2.700! Veja os Novos Preços e Descubra Qual Versão Ainda Escapou

Quem está de olho em um Toyota Yaris zero quilômetro vai precisar se adaptar aos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Aumento Surpreendente no Preço do Nissan Sentra, Veja Até Onde Chegaram os Novos Valores!

O Nissan Sentra, modelo de destaque na categoria de sedãs médios e forte concorrente do…

Ivan Gustavo Willemann
1 comentário
  • Responder

    E os capacetes articulados que são aceitos 100% no planeta, mas no Brasil são alvos de blitz no mínimo duvidosas? Que gana é essa das instituições brasileiras? Que sentimento é esse que visa piorar e até inviabilizar a liberdade de quem curte andar de moto, seja a trabalho ou lazer? Que país é esse que nao respeita a individualidade dos seus?

Deixe seu comentário