O que acontece se pilotar moto sem capacete? Veja o que diz a legislação!

De acordo com a legislação nacional, pilotar uma motocicleta sem capacete é uma infração grave e pode resultar em multas, penalidades e medidas administrativas imediatas ao condutor. O capacete, além de ser fundamental para a segurança do piloto, também evita problemas legais e financeiros.

A multa por conduzir sem capacete tem um valor significativo, mas não chega a ser tão alta como outras infrações que possuem agravantes de multiplicação. Conforme o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa infração é considerada gravíssima e o valor da multa é de R$ 293,47.

O que acontece se pilotar a moto sem capacete?
O que acontece se pilotar a moto sem capacete?

No entanto, além do valor da multa, o condutor ainda enfrenta outras penalidades e medidas administrativas. Segundo o mesmo artigo, quem for abordado pilotando uma moto sem capacete terá a suspensão imediata do direito de dirigir e a retenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para reaver a CNH e regularizar a situação, o condutor deve pagar a multa gravíssima, entrar em contato com os órgãos regulamentadores e ainda realizar cursos de reciclagem. Além disso, a moto também é retida no local. Diferentemente da apreensão, o veículo pode ser retirado no local assim que a situação for regularizada. No entanto, sem a CNH, outra pessoa deve levar o veículo.

Caso ninguém busque a motocicleta, ela é encaminhada para um pátio e, para retirá-la, é necessário pagar as diárias e regularizar toda a situação.

Vale ressaltar que as mesmas regras valem para os garupas que estiverem sem capacete. De acordo com a lei, o passageiro também deve utilizar o equipamento de segurança. Caso contrário, tanto o piloto quanto o garupa estão sujeitos às mesmas multas e penalidades.

Portanto, é fundamental que todos os condutores e passageiros estejam cientes da importância do uso do capacete e das consequências legais e financeiras de não cumprir essa regra de segurança.

5/5 - (1 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Furtos de SUVs em SP Explodem! Descubra o Modelo Mais Visado pelos Ladrões e Como se Proteger

Nos últimos anos, os furtos de SUVs na Região Metropolitana de São Paulo tiveram um…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Pensando em Comprar a Nova Fazer FZ25? Veja 5 Motivos Imperdíveis!

A Yamaha acaba de lançar a nova Fazer FZ25 Connected 2025, trazendo um visual renovado,…

Gabriel Schmoller
Notícias O Mistério do Insulfilm Fotocromático e a Verdade por Trás dessa Tecnologia!

Você já se perguntou se é possível ter um insulfilm que é claro por dentro…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias VW Tera: O Novo SUV Compacto Que Promete Revolucionar o Mercado Brasileiro!

A Volkswagen está prestes a lançar um modelo que promete agitar o mercado brasileiro: o…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Onde Carregar Seu Carro Elétrico em São Paulo, Rio e BH? Descubra os Melhores Pontos e Dicas Essenciais!

Se você já está pensando em comprar um carro elétrico ou até já tem um,…

Ivan Gustavo Willemann
1 comentário
  • Responder

    E os capacetes articulados que são aceitos 100% no planeta, mas no Brasil são alvos de blitz no mínimo duvidosas? Que gana é essa das instituições brasileiras? Que sentimento é esse que visa piorar e até inviabilizar a liberdade de quem curte andar de moto, seja a trabalho ou lazer? Que país é esse que nao respeita a individualidade dos seus?

Deixe seu comentário