Os Problemas Secretos do Jeep Compass!
O Jeep Compass tem sido um dos SUVs mais desejados e vendidos do Brasil desde sua atualização, em 2016, quando a segunda geração começou a ser produzida na fábrica da Stellantis, em Goiana (PE). Com um design arrojado e equipamentos de série atraentes, o modelo conquistou rapidamente os consumidores e está prestes a ultrapassar a marca de 500 mil unidades fabricadas. Em 2023, o Compass se manteve como o líder do segmento, com mais de 18 mil unidades vendidas até maio, segundo a Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. No entanto, por trás desse sucesso, surgem alguns problemas que têm incomodado os proprietários, especialmente aqueles que compraram o modelo mais recente.
Construído sobre a plataforma Small Wide, a mesma que sustenta outros modelos da marca, como o Renegade e o Commander, o Compass se destaca pelo acabamento interno sofisticado e pela robustez de seu design. Com a atualização de 2021, o SUV passou a contar com um motor GSE 1.3 turboflex, mais moderno e potente, que substituiu o antigo Tigershark 2.0. O motor de 185 cv e torque de 27,5 kgfm promete mais desempenho, mas, segundo alguns proprietários, ele também trouxe uma série de novos desafios. Ao lado do motor, o câmbio automático de seis marchas continuou a ser utilizado, o que também gerou algumas críticas.
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O Consumo Excessivo de Óleo: Uma Dor de Cabeça para Muitos Proprietários
Um dos problemas mais citados por quem tem o Jeep Compass é o consumo excessivo de óleo do motor GSE 1.3 turboflex. Em diversos relatos no site Reclame Aqui, os consumidores apontam que seus veículos começaram a consumir mais óleo do que o normal, mesmo com baixa quilometragem, algumas vezes com menos de 10 mil km rodados. Este tipo de defeito é detectado pelo computador de bordo do veículo, que emite alertas de nível baixo de óleo e até superaquecimento do motor.
Entre as reclamações, destaca-se o relato de um proprietário do modelo 2023, que comprou seu Compass na versão Longitude e, mesmo com uso moderado e em cidade, enfrentou sérios problemas com superaquecimento e danos no cabeçote do motor. A marca recomendou a troca do componente, mas o cliente questionou a necessidade de um reparo mais profundo ou até a devolução do veículo.
De acordo com o mecânico e consultor técnico Pedro Scopino, esse problema é decorrente de uma característica do próprio design do motor GSE 1.3. Segundo ele, o motor é pequeno para o porte e o peso do Compass, que supera os 1.500 kg. Para entregar mais desempenho, o turbo é ajustado para trabalhar com maior pressão, o que acaba aumentando o consumo de óleo. Em alguns casos mais graves, se o motor não for monitorado corretamente e o nível de óleo cair drasticamente, isso pode levar a danos significativos nas peças internas, resultando em custos elevados de reparo.
O Câmbio Automático e o Problema do Trocador de Calor
Outro defeito recorrente identificado pelos donos do Jeep Compass é o problema no câmbio automático de seis marchas. Esse câmbio, fabricado pela Aisin, é responsável pela troca de marchas do veículo, mas tem se mostrado suscetível a um defeito específico no trocador de calor, uma peça que usa o líquido de arrefecimento do motor para manter a transmissão refrigerada.
Nos relatos de proprietários, o defeito ocorre quando o trocador de calor sofre corrosão, devido a um processo químico, o que resulta na perda de impermeabilidade da peça. Quando isso acontece, o líquido de arrefecimento acaba contaminando o óleo da transmissão, o que pode causar danos significativos ao câmbio e até ao motor, já que o líquido contaminado circula por outros sistemas do veículo, afetando o sistema de refrigeração e outros componentes vitais.
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De acordo com Scopino, esse defeito é conhecido por afetar também outros modelos que utilizam a mesma plataforma, como o Renegade e a Fiat Toro. A solução adotada pela Stellantis foi substituir o trocador de calor por um modelo mais robusto, além de alterar o fornecedor do aditivo do líquido de arrefecimento. Para os proprietários, a dica é monitorar o nível de água do motor e verificar se há sujeira ou resíduos no reservatório do radiador, o que pode ser um indicativo de que o trocador de calor está com defeito. Se confirmado, a troca do aditivo, do óleo do câmbio e do próprio trocador de calor são necessárias para evitar danos maiores.
A Resposta da Stellantis
A Stellantis, por sua vez, se posicionou em relação a essas queixas, destacando que a empresa realiza o tratamento de todas as reclamações feitas pelos clientes e orienta que qualquer irregularidade ou dúvida sobre o funcionamento do veículo deve ser comunicada diretamente às concessionárias ou aos canais oficiais da marca. A empresa também afirmou que, ao longo dos anos, tem atuado para resolver os problemas apontados pelos consumidores, como a troca do trocador de calor e a orientação quanto à atualização do sistema de gerenciamento do motor para resolver o consumo excessivo de óleo.
A montadora enfatizou que, embora esses defeitos sejam pontuais e não representem um problema generalizado, está comprometida em garantir a satisfação dos clientes e em oferecer o atendimento necessário para a solução dos problemas. Por isso, ela recomenda que os proprietários de Compass busquem atendimento especializado sempre que identificarem algum sinal de mau funcionamento no veículo.
A Popularidade do Compass e os Desafios de Manutenção
Apesar desses contratempos, o Jeep Compass continua a ser um dos SUVs mais populares do Brasil. Seu design robusto, a confiabilidade das versões anteriores e o alto nível de equipamentos o tornam uma escolha atraente para quem busca um veículo confortável e com bom desempenho. No entanto, os problemas relatados por alguns proprietários podem ser um fator de preocupação para aqueles que estão considerando a compra de um Compass.
Além disso, o alto custo de manutenção e a dificuldade de encontrar peças em algumas regiões do Brasil também têm sido mencionados como pontos negativos. Para quem pretende investir no Compass, é importante estar atento a esses possíveis problemas e considerar a necessidade de manutenções periódicas para evitar gastos inesperados com reparos mais caros.
Em resumo, o Jeep Compass é um veículo que conquistou uma enorme base de fãs e se firmou como líder de vendas no segmento de SUVs no Brasil. Porém, como todo modelo popular, ele não está livre de falhas. Para os futuros proprietários, é essencial estar ciente dos principais defeitos apontados pelos donos atuais e ficar atento a qualquer sinal de problema, para garantir a durabilidade e o desempenho do veículo ao longo do tempo. A recomendação é sempre contar com o suporte da concessionária e realizar as manutenções preventivas para evitar surpresas desagradáveis no caminho.