Novo Peugeot E-3008 2024: Detalhes, Potência, Autonomia e mais!
O atual Peugeot 3008 é um campeão de vendas que conquistou mais de 1.320.000 clientes em 130 países nos últimos sete anos. Agora, a Peugeot elevou o novo E-3008 a um patamar completamente novo de criatividade no design, prazer de condução e desempenho elétrico que oferece aos seus utilizadores:
- ALLURE de um SUV fastback com design reinventado e eficiente.
- EXCITAÇÃO gerada pela próxima geração do PEUGEOT Panoramic i-Cockpit®, que eleva o prazer de condução a um nível totalmente novo.
- EXCELÊNCIA em autonomia 100% elétrica (até 700km) e desempenho, graças à nova plataforma STLA Medium da Stellantis.

Até 2025, a Peugeot compromete-se a oferecer a linha mais completa de veículos elétricos entre todas as marcas gerais, e até 2030, 100% das vendas da marca na Europa serão de veículos elétricos. Sem dúvida, com este novo Peugeot E-3008 que será lançado na Europa em 2024, uma nova era está começando para a marca.
O Peugeot E-3008 é o pioneiro a utilizar a inovadora plataforma STLA Medium da Stellantis, levando a marca a um novo patamar. Essa plataforma inovadora foi desenvolvida para proporcionar o melhor desempenho da sua categoria em critérios cruciais para os clientes, como autonomia (até 700 km), tempo de carregamento (30 minutos), prazer de condução, desempenho, eficiência e recursos conectados (Trip Planner, carregamento inteligente, veículo para carregar, Plug&Charge e atualizações sem fio).
O Peugeot E-3008 Next-Level será produzido exclusivamente na fábrica de Sochaux, na França, e estará à venda na Europa e em outros países do mundo a partir de 2024.
Guia do Conteúdo
Um SUV fastback aerodinâmico com linhas elegantes

O novo E-3008 é imediatamente identificável pelo seu estilo SUV fastback. Com sua forma dinâmica e aerodinâmica (Cx 0,28), ele combina elegância, eficiência e espaço.
A vitalidade das linhas do novo E-3008 se deve às dimensões equilibradas do veículo (comprimento: 4,54 m, largura: 1,89 m, altura: 1,64 m), que o mantêm como um dos mais compactos de sua categoria, o segmento C de SUVs 100% elétricos, enquanto ainda oferece espaço suficiente para passageiros e bagagem.
Um front-end tecnológico
No novo E-3008, a Peugeot introduziu um novo tratamento na parte frontal. Embora a icônica assinatura luminosa de três garras permaneça, o tratamento dos faróis e da grade é completamente novo. A grade reflete a natureza elétrica deste modelo e é projetada em torno do novo emblema Peugeot, integrando a nova assinatura luminosa e a grade sem divisões, graças a uma transição na cor da carroceria.
Os faróis ultracompactos estão alojados em uma faixa fina e elegante acima da grade do radiador, conferindo ao novo E-3008 uma aparência marcante que reforça sua modernidade e personalidade.

O E-3008 GT é equipado de série com a nova tecnologia Pixel LED da Peugeot, que ajusta automaticamente o feixe dos faróis de acordo com as condições de tráfego, mantendo a iluminação ideal sem ofuscar outros motoristas. Um chassi dinâmico para eficiência e prazer de condução.
O E-3008 mantém a reputação da Peugeot em termos de aderência à estrada e prazer de condução.
A nova plataforma STLA Medium apresenta novos eixos dianteiro e traseiro projetados para oferecer aderência dinâmica na estrada. A própria arquitetura da plataforma contribui para esse dinamismo, maximizando o uso de materiais leves e rígidos e rebaixando o centro de gravidade do veículo graças à bateria de camada única posicionada o mais baixo possível entre as rodas.
Quatro modos de condução para desempenho ideal
O condutor pode escolher entre quatro modos de condução por meio de um controle na consola central para otimizar o desempenho do E-3008 de acordo com suas preferências ou as condições de tráfego:
- Modo Normal: Este é o modo padrão, com potência e torque ligeiramente reduzidos quando o pedal do acelerador é pressionado entre 0% e 70%. Acima de 70%, a potência e o torque totais estão disponíveis.
- Modo Eco: Proporciona uma condução mais suave e reduz o consumo de energia, limitando a potência e o torque, bem como o desempenho do sistema de aquecimento e ar condicionado.
- Modo Esportivo: Oferece uma direção mais dinâmica com configurações específicas para direção hidráulica, acelerador e caixa de câmbio.
- Modo 4WD (quando aplicável): Disponível em velocidades de até 135 km/h, este modo distribui a potência entre as quatro rodas quando a estrada está escorregadia (como neve ou lama).

Um SUV ágil na cidade
Compacto e com o melhor raio de viragem (10,6 metros) entre todos os SUVs 100% elétricos de sua categoria, o novo E-3008 é especialmente adequado para o trânsito urbano. Para facilitar as manobras, ele vem de série com uma câmera traseira que oferece ao motorista duas opções de visualização: espelho retrovisor ou visão aérea. Esta câmera possui um sistema de limpeza para manter uma imagem clara em todas as condições.
Opcionalmente, o E-3008 pode ser equipado com o sistema PEUGEOT VisioPark 360°, que fornece uma visão de 360° do entorno do veículo, graças a quatro câmeras posicionadas perto das rodas dianteiras e traseiras e 12 sensores distribuídos pelo veículo. Isso ajuda a evitar obstáculos próximos ao veículo.
Capacidades de condução semiautônoma expandidas
A Peugeot dá mais um passo em direção à condução semiautônoma com o sistema Drive Assist Plus, disponível no E-3008. Este sistema auxilia o motorista usando todos os sensores do veículo, como câmeras e radar, bem como informações do sistema de navegação conectado.
Esses sistemas de assistência foram projetados para tornar a direção mais fácil em estradas com várias faixas, como autoestradas:
- Controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e assistência à manutenção de faixa: Gerencia a direção e a velocidade do E-3008 para mantê-lo na faixa e na velocidade definida pelo motorista.
- Mudança de faixa semiautomática: Auxilia o motorista nas mudanças de faixa quando necessário. Basta ativar o indicador de direção e pressionar o botão “ok” no volante, e o sistema fará a mudança.
- Recomendação antecipada de velocidade: Detecta alterações nos limites de velocidade lendo os sinais de trânsito e informações do sistema de navegação, sugerindo que o motorista ajuste as configurações do controle de cruzeiro adaptativo.
- Reconhecimento avançado de sinais de trânsito: Reconhece sinais de trânsito como parada, sentido único, proibição de ultrapassagem e outros, além dos sinais de velocidade.
- Monitoramento de ponto cego de longo alcance (até 75 metros).
- Controle de descida: Reduz o risco de derrapagem ou perda de controle em descidas a velocidades inferiores a 30 km/h, seja em marcha à frente ou à ré, ajustando automaticamente a velocidade.
- Controle avançado de tração: Melhora a aderência em superfícies escorregadias e pode ser ativado em três posições: neve, lama e areia.
Nova Plataforma
A nova plataforma elétrica Stellantis STLA Medium, estreada no E-3008, permite à PEUGEOT atender às expectativas dos clientes em relação a veículos 100% elétricos em termos de desempenho, eficiência, autonomia e capacidade de recarga.
JEROME MICHERON, DIRETOR DE PRODUTO PEUGEOT: “Dado o sucesso do anterior 3008 e os clientes que confiaram em nós, tivemos que ser ousados. Com o novo E-3008, a Peugeot entra em uma nova era, tanto em termos de design como de eletrificação. O E-3008 foi projetado para clientes exigentes e em constante evolução.”

Uma plataforma elétrica que define novos padrões
O Peugeot E-3008 é o primeiro modelo a se beneficiar da nova plataforma STLA Medium da Stellantis. Projetada para futuros veículos elétricos do grupo, essa plataforma estabelece uma nova referência no mercado.
A plataforma STLA Medium BEV by design oferece uma capacidade de armazenamento de energia recorde entre as rodas, com até 98 kWh, mantendo uma distância entre eixos curta (2,73 m para o E-3008). Esse design de alto desempenho permite ao E-3008 ter o melhor alcance da categoria (até 700 km) enquanto mantém um tamanho compacto (4,54 m de comprimento).
Uma ampla gama de motores elétricos de alto desempenho
Sendo projetado desde o início como um veículo elétrico, o novo E-3008 oferece três opções de transmissão totalmente elétrica com zero emissões (ciclo WLTP em processo de homologação) para atender a todas as necessidades dos clientes:
- Alcance de 525 km, tração nas duas rodas, 210 cv/157 kW,
- Motor duplo com alcance de 525 km, tração nas quatro rodas, 320 cv / 240 kW,
- Longo alcance com alcance de 700 km, tração nas duas rodas, 230 cv/170 kW.
O motor elétrico e a caixa de velocidades
Esta nova geração de motores síncronos de ímã permanente oferece maior potência e eficiência. As versões com tração nas duas rodas entregam 157 kW (343 Nm) ou 170 kW (343 Nm). A versão com motor duplo e tração nas quatro rodas oferece um total de 240 kW (157kW-343Nm na frente e 83 Kw-166Nm na traseira).
O motor elétrico é fabricado e produzido pela joint venture STELLANTIS-NIDEC em Trémery, França.
A caixa de câmbio é fabricada e produzida pela Stellantis em Valenciennes, França. A relação para a versão com tração nas duas rodas (525 km) é de 9,77.
A bateria
A bateria de íons de lítio de alta tensão de 400 V, com composição química de NMC (níquel, manganês e cobalto), está localizada sob o piso e alimenta o motor elétrico que impulsiona o veículo.
Outros consumidores elétricos (como luzes e infotainment) são alimentados por uma bateria de 12V, que por sua vez é alimentada pela bateria de alta tensão por meio de um conversor.
Existem três opções técnicas de bateria de alta tensão (ciclo WLTP em aprovação):
- Alcance de 525 km com 73 kWh,
- Motor duplo com alcance de 525 km com 73 kWh,
- Longo alcance de 700 km com 98 kWh.
O gerenciamento térmico da bateria utiliza um líquido refrigerante circulante para garantir carregamento ultrarrápido, alcance otimizado e maior vida útil da bateria.
A bomba de calor também contribui para o conforto térmico dos ocupantes, enquanto economiza energia da bateria. A bateria possui garantia de 8 anos (ou 160.000 km) com 70% de sua capacidade de carga.





Carga rápida
Na asa traseira esquerda do veículo, encontra-se a tomada de carregamento que oferece opções de conexão nos modos 2/3 (corrente alternada) e modo 4 (corrente contínua).
Para o carregamento de corrente alternada (CA), estão disponíveis dois tipos de carregadores integrados para atender a diversas necessidades dos clientes. O padrão é um carregador trifásico de 11 kW, enquanto uma opção oferece um carregador trifásico de 22 kW.
Para o carregamento de corrente contínua (CC) por meio de supercarregadores, o soquete Modo 4 do novo E-3008 suporta uma potência de até 160 kW. Isso permite recarregar a bateria do E-3008, seja na versão padrão, de 20% a 80%, em apenas 30 minutos, ou menos de 30 minutos para a versão Long Range.
A mais recente geração de sistemas de informação conectados da PEUGEOT
A versão Allure inclui como padrão o sistema PEUGEOT i-Connect®, que oferece total conectividade, incluindo a funcionalidade de espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
A experiência tecnológica é aprimorada no E-3008 GT com o PEUGEOT i-Connect® Advanced. Este sistema incorpora um sistema de navegação conectada TomTom de alto desempenho que inclui um “planejador de viagens” para otimizar a autonomia do veículo e facilitar o carregamento.
O planejador de viagens considera uma ampla variedade de informações, como distância, nível de carga inicial da bateria, nível de carga desejado na chegada, velocidade, consumo de energia, tráfego, tipo de estrada, inclinação e, é claro, disponibilidade de pontos de carregamento no destino.
O comando de voz em linguagem natural “OK PEUGEOT” oferece acesso às funções de infoentretenimento, aquecimento, ar condicionado e telefone. Este sistema de reconhecimento de voz é capaz de distinguir entre comandos feitos pelo motorista e pelo passageiro. Além disso, o sistema inclui documentação e tutoriais acessíveis por meio de um código QR e permite atualizações “over the air”.
Conectividade total
Todos os modelos E-3008 estão equipados com duas portas USB-C na parte frontal do console central, uma para carregamento e transferência de dados e outra exclusivamente para carregamento. Os modelos equipados com o PEUGEOT i-Connect® Advanced oferecem duas portas USB-C adicionais na parte traseira do console central, proporcionando mais opções de carregamento para os passageiros da segunda fila.
Além disso, todos os E-3008 possuem três tomadas de 12 volts localizadas na parte frontal, traseira do console central e no porta-malas.
Para maior comodidade, um carregador de telefone sem fio (15 W) está localizado no console central, abaixo do i-Toggles.
Não perca a chance de ficar atualizado sobre os lançamentos e novidades do mercado automobilístico! O blog Agora Motor oferece conteúdos e notícias diárias, além de uma Tabela Fipe para conferir os preços dos veículos. Acesse agora mesmo e fique por dentro!