Pintura dos carros pode virar estratégia de corrida na Fórmula 1

As mudanças nas regras, especificações técnicas e tecnologias mudaram muito desde a última temporada até a temporada de 2022. Algumas mudanças causaram e ainda causam desconforto por parte da equipe de engenheiros e mecânicos dos pilotos. 

A que vem causando mais dores de cabeça foi a adição de peso no carro. A categoria colocou um novo peso limite, aumentando o limite de 752 kg para 795kg nesta temporada, e ainda mais para 798 kg após um acordo.

Muito se pensou para poder se adaptar às novas regras, e uma estratégia utilizada por duas equipes chamou a atenção dos espectadores. No grande prêmio do Bahrein no último final de semana fez com que as equipes se adaptassem ao ponto de não pintar seus carros.

Equipes como McLaren e Aston Martin abandonaram a pintura em certas áreas do carro onde a estrutura de fibra de carbono ficou visível. No primeiro caso, a pintura do capô foi trocada; no segundo, a vítima estava próxima às entradas de ar laterais.

Nesses casos, o impacto no peso total do carro é pequeno, mas significativo.

“Estes carros são pesados por regulamento, e chegar ao peso exigido é um desafio”, “Olhamos o carro de frente e de traseira, e tiramos a tinta de onde podíamos. Acho que economizamos 350 gramas”, disse Andy Green, diretor do departamento técnico da Aston Martin.

Guia do Conteúdo

Resultado da Estratégia

Fórmula 1
Foto: Reprodução

No entanto, a economia tem pouco efeito sobre o desempenho do carro. Dois dos carros da Aston Martin foram eliminados no Q1 no último sábado, com Nico Hulkenberg em 17º e Lance Stroll em 19º. O canadense foi 12º na corrida, enquanto o alemão foi 17º.

No caso da McLaren, Lando Norris foi 13º, enquanto Daniel Ricciardo foi 18º. Nenhum dos dois marcou: o australiano foi 14º, enquanto o britânico foi 15º.

Com o problema do peso dos carros sempre presente, o início da temporada serve para ajustes e acertos finais, deixando os carros “redondos” para as próximas corridas. Entretanto há quem diga que o problema do peso irá até o final da temporada sem uma solução clara.

“É difícil manter esses carros abaixo do limite de peso”, disse Paul Monaghan, chefe de engenharia da Red Bull. “Todo mundo está lutando a mesma luta.”

Acompanhe o Agora Motor e veja noticias mais atuais do mundo dos motores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Automobilismo Novos carros de Fórmula 1 na temporada 2024 – veja todos os carros das principais construtoras da F1

Já passamos da metade da temporada 2024 da Fórmula 1, mas você já se atentou…

Thiago Klaumann
Automobilismo Treino Livre do Bahrein: Carlos Sainz é o mais rápido antes da classificação

O Bahrein recebeu a Fórmula 1 nesta sexta-feira para o terceiro e último treino livre…

Gabriel May Oechsler
Automobilismo Revelado a nova Ferrari SF-24 para a nova temporada da Fórmula 1!

A Scuderia Ferrari apresentou seu novo carro, SF-24, para a temporada de Fórmula 1 de 2024, confira!

Vinícius Lima
Automobilismo Apostas em Corridas de Carros e Motos: Desbravando o Mundo da Velocidade

Permita-se imaginar a emoção eletrizante de apostar nas corridas de carros e motos. Se já…

Thiago Klaumann
Automobilismo Inovação e Adrenalina nas Pistas de Fórmula 1

A Fórmula 1 tem sido o auge do automobilismo desde que as primeiras corridas de…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário