VW Polo peladão é o carro de passeio mais vendido em setembro!
O Volkswagen Polo está prestes a retomar o título de carro de passeio mais vendido do Brasil. Segundo o boletim da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo recentemente ultrapassou o Chevrolet Onix no acumulado de vendas de 2023.
No último mês, o Polo licenciou impressionantes 9.515 unidades, tornando-se o carro de passeio mais vendido do período, ficando atrás apenas da picape Fiat Strada, que continua liderando as vendas gerais.
Com esse resultado, o compacto alemão assumiu a primeira posição no acumulado do ano entre os automóveis, uma vez que a Strada é considerada um veículo comercial leve. De janeiro a setembro de 2023, o Polo emplacou incríveis 71.927 unidades. Por outro lado, o Onix perdeu a liderança por uma pequena diferença de aproximadamente 1,2 mil carros, com 70.746 registros.

A ascensão do Polo começou há quase um ano, quando a Volkswagen atualizou o modelo e reposicionou-o no mercado. Dentre as medidas adotadas, a montadora optou por uma versão menos potente do motor 1.0 turbo, reduzindo sua potência de 128 cv para 116 cv.
No entanto, a mudança mais significativa foi a introdução do Polo Track, uma versão de entrada que se tornou o carro-chefe da marca. A Volkswagen percebeu que o Polo deveria deixar de ser considerado premium e assumir um papel mais popular dentro da sua linha de produtos.
E a estratégia deu resultado. Enquanto era um produto refinado e equivalente ao Polo europeu, o modelo não alcançava bons números no mercado brasileiro. Agora, que foi reposicionado para patamares mais acessíveis, a Volkswagen conseguiu precificar o carro de forma mais competitiva em relação à base do mercado.
Com um preço mais baixo, o Polo conquistou a preferência de frotistas, empresas e locadoras. Dos quase 10 mil carros emplacados em setembro, 6,7 mil foram adquiridos por meio de vendas diretas, evidenciando que o Polo substituiu o tradicional Gol nesse segmento. No acumulado do ano, metade das vendas do Polo foram para empresas.
Apesar da retração nas vendas em setembro, com uma queda de 4,8% em relação a agosto, segundo a Fenabrave, os números ainda são superiores aos do mesmo período de 2022, quando foram registrados 180.400 emplacamentos. No acumulado do ano, o saldo é positivo em 10%, com 1,5 milhão de unidades licenciadas.
No mês passado, as vendas diretas superaram as vendas no varejo. Da totalidade dos veículos emplacados, 54,16% foram destinados a vendas diretas entre pessoas jurídicas.
De acordo com a Fenabrave, essa modalidade também inclui compras feitas por taxistas, além de automóveis destinados ao público PcD (Pessoa com Deficiência) e produtores rurais. No entanto, a entidade atribui às vendas corporativas o reaquecimento do setor.
“O mercado está se reerguendo, em grande parte graças às vendas corporativas, mas ainda em um ritmo abaixo do esperado para atingir a escala necessária, principalmente no varejo”, comentou Andreta Jr., presidente da Fenabrave, que destaca fatores como a restrição de crédito que tem afastado os consumidores das concessionárias.