Porsche Mission X, novo conceito de hypercarro elétrico!

Para celebrar os 75 anos dos carros esportivos Porsche, a empresa revelou hoje seu mais novo carro conceito: o Porsche Mission X. Como um estudo de design, não oferecido para venda, com a produção a ser decidida posteriormente, o Porsche Mission X é um vislumbre do que o carro esportivo do futuro poderia parecer.

Porsche Mission X: O farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro

O Porsche Mission X é um farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro. Ele segue a tradição dos icônicos carros esportivos do passado, como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder, fornecendo um impulso crítico para o desenvolvimento evolutivo de conceitos futuros de veículos.

Porsche Mission X, novo conceito de hypercarro elétrico!
O incrível e fascinante Porsche Mission X – Fonte/Reprodução: Porsche.

Segundo Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche AG, “ousar sonhar e carros dos sonhos são dois lados da mesma moeda para nós: a Porsche só permaneceu Porsche mudando constantemente”. O Porsche Mission X é um exemplo desse compromisso com a inovação e a evolução contínua.

Michael Mauer, o líder de estilo da Porsche, afirmou que Porsche Mission X é um compromisso claro com o núcleo da marca. Ele disse que a expressão aprimorada da identidade da Porsche é um importante guia para o desenvolvimento dos modelos de produção em série.

A proposta do conceito simboliza uma fusão da inconfundível herança do automobilismo com uma impressão geral luxuosa. Em outras palavras, o Porsche Mission X representa a essência da marca Porsche e sua continuidade em inovação e excelência na produção de carros.

Conheça o conceito Mission X: um hipercarro compacto e elegante

O estudo de conceito Mission X tem aproximadamente 177 polegadas de comprimento e 78,7 polegadas de largura, tornando-se um hipercarro relativamente compacto. Com uma distância entre eixos de 107,4 polegadas, ele tem dimensões semelhantes às do Carrera GT e do 918 Spyder.

Conheça o conceito Mission X: um hipercarro compacto e elegante
Uma outra imagem do carro – Fonte/Reprodução: Porsche.

Para fins aerodinâmicos, o carro conceito possui pneus escalonados, com rodas de 20 polegadas na frente e rodas de 21 polegadas na traseira.

O Mission X representa o auge de desempenho e luxo moderno. Ao mesmo tempo, sua forma esculpida e linhas musculosas demonstram que hipercarros não precisam ter aparência agressiva. O corpo baixo, com menos de 47,2 polegadas de altura, é finalizado em Rocket Metallic – uma cor de tinta elegante especialmente projetada para o estudo conceitual.

Elementos de design em fibra de carbono são encontrados abaixo da linha de cintura. Esses componentes têm um acabamento acetinado e, portanto, são ligeiramente coloridos, mas sua estrutura de material permanece reconhecível.

Porsche Mission X: um conceito com detalhes aerodinâmicos e luxuosos

O estudo de conceito apresenta rodas com detalhes elaborados: a traseira possui lâminas aerodinâmicas quase transparentes, projetadas como turbinas para melhorar o resfriamento dos freios. Uma cúpula de vidro leve com exoesqueleto feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) se estende sobre os dois ocupantes.

As portas estilo Le Mans são presas à coluna A e ao teto, abrindo para frente e para cima. Esse tipo de porta era usado anteriormente no lendário carro de corrida Porsche 917.

Outro destaque é a assinatura de luz: para o Porsche Mission X, os designers reinterpretaram o gráfico característico de quatro pontos da Porsche. A forma da base vertical dos faróis foi inspirada em carros de corrida históricos, como o Porsche 906 e 908, e desenhada de forma acentuada em direção à estrada.

Uma estrutura de suporte de alta tecnologia emoldura os módulos de luzes LED e apresenta os elementos estreitos expostos das luzes diurnas e indicadores. Quando ativada, a luz se abre como um olho piscando. Totalmente iluminados, os faróis fazem uma declaração confiante.

A luz traseira impressionante e iluminada do Porsche Mission X

A traseira do Porsche Mission X é caracterizada por uma unidade de luz de comprimento total que parece flutuar. O destaque é a escrita Porsche iluminada e transparente. A luz traseira escultural surge, como se estivesse suspensa no ar, a partir de uma estrutura de suporte e se estende por toda a largura do veículo em quatro segmentos.

A luz traseira impressionante e iluminada do Porsche Mission X
Traseira do carro – Fonte/Reprodução: Porsche.

Durante o carregamento, o ‘E’ da escrita Porsche pulsa, chamando a atenção para o design impressionante do carro elétrico.

Porsche lança escudo modernizado no Mission X com acabamento em metal escovado e brasão heráldico atualizado

Um detalhe especial da Mission X é o escudo modernizado da Porsche, que faz sua estreia no modelo. Com acabamento em metal escovado, uma estrutura de favo de mel tridimensional, um brasão heráldico atualizado e uma cor dourada mais sutil, essas são as diferenças entre o escudo modernizado da Porsche e seu antecessor imediato.

Com sua execução mais limpa e moderna, o escudo refinado transmite o caráter da Porsche. No Porsche Mission X, ele é encontrado no capô e no volante, bem como em forma monocromática nos centros das rodas.

O Foco no Motorista no Porsche: Assimetria e Cores Contrastantes no Interior do Carro

O foco no motorista pode ser visto na assimetria do interior e em seu conceito de cor. As duas cadeiras têm cores diferentes. Além dos almofadados de couro em marrom andaluzia, a cadeira do motorista é cinza Kalahari e forma uma única unidade de cor com o console central e o painel. A cadeira do passageiro é em um tom contrastante de marrom andaluzia.

O Foco no Motorista no Porsche: Assimetria e Cores Contrastantes no Interior do Carro
O interior do carro – Fonte/Reprodução: Porsche.

Além das conchas das cadeiras de CFRP e seus cintos de segurança de seis pontos integrados à monocoque, outras semelhanças com o automobilismo incluem o volante aberto, que possui interruptores de modo e alavancas de mudança. Há várias câmeras a bordo. A gravação começa assim que o motorista pressiona o botão de gravação (REC) no controlador multifuncional.

Porsche Design cria módulo especial de cronômetro para o Mission X com display analógico e digital

Outro destaque pode ser encontrado no lado do passageiro, onde há um sistema de baioneta incorporado no painel de instrumentos, ao qual um módulo de cronômetro pode ser anexado. Para o Mission X, a Porsche Design criou um módulo especial de cronômetro com um display analógico e digital.

Os relógios são projetados tanto para uso em pistas de corrida quanto em ralis e podem exibir os tempos de volta ou dados vitais do motorista, entre outras informações.

Porsche Mission X: O futuro da mobilidade elétrica e sustentável com desempenho excepcional

A Porsche é uma marca que exemplifica o desempenho elétrico, mas é também pioneira na mobilidade sustentável. O Porsche Mission X é um estudo de conceito que atende a ambos os objetivos em plena medida.

Se o Porsche Mission X entrar em produção em série, deverá ser o veículo legal mais rápido na estrada em torno da Nürburgring Nordschleife, ter uma relação peso-potência de aproximadamente um cavalo-vapor por 2,2 libras e oferecer valores de downforce muito superiores aos entregues pelo atual Porsche 911 GT3 RS.

Além disso, deve oferecer um desempenho de carregamento significativamente melhorado com sua arquitetura de sistema de 900 volts e carregar cerca de duas vezes mais rápido que o atual Porsche líder de mercado, o Taycan Turbo S.

A bateria é instalada centralmente atrás dos bancos do veículo. Este layout “e-core” centraliza a massa no carro, o que, assim como em um carro de motor central convencional, fornece a base para excelente agilidade.

Os predecessores inovadores dos supercarros da Porsche

Os predecessores dos supercarros inovadores da Porsche foram verdadeiros marcos na história dos veículos esportivos. O Porsche 959 (1985), Carrera GT (2003) e 918 Spyder (2013) foram os primeiros carros de produção em série a serem construídos em fibra de carbono, além de terem sido os primeiros a completar a volta em menos de sete minutos na pista de Nürburgring Nordschleife.

Esses modelos foram os precursores conceituais do Mission X. Em 1985, o Porsche 959 foi lançado como uma plataforma tecnológica.

Com um motor boxer de seis cilindros e duplo turbo de 443 cavalos de potência, combinado com um corpo aerodinamicamente otimizado, o supercarro atingiu uma velocidade máxima de 197 mph, que na época era um recorde mundial para um carro esportivo de produção em série.

Supercarros esportivos da Porsche: ícones de potência e desempenho

Com seu motor V10 e 605 cavalos de potência, design feroz e, não menos importante, sua incomparável experiência de direção, o Porsche Carrera GT continua sendo um ícone entre os supercarros esportivos até hoje. A tecnologia híbrida da Porsche atingiu um zênite espetacular com o 918 Spyder.

Em setembro de 2013, o veículo de dois lugares com 887 cavalos de potência foi o primeiro veículo aprovado para estrada a quebrar a barreira dos sete minutos na Nürburgring Nordschleife de 12,8 milhas, completando a volta em 6 minutos e 57 segundos.

A Porsche pretende manter-se fiel a este padrão de alto desempenho: nossa visão, caso o Mission X vá para produção em série, é que ele seja o veículo legal mais rápido na Nürburgring Nordschleife.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Jeep Renegade Pode Ganhar Versão Híbrida em 2025, com Consumo Semelhante ao do Kwid

O Jeep Renegade, um dos SUVs compactos mais populares do Brasil, pode ganhar uma versão…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fim de uma Era: Renault Logan se Despede do Mercado Brasileiro Após 17 Anos

Após 17 anos de presença no mercado brasileiro, o Renault Logan chega ao fim de…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Os 10 carros mais buscados até R$ 40 mil na OLX em 2024

Adquirir um carro novo por valores superiores a R$ 70 mil pode ser uma opção…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Shark É A Primeira Picape Híbrida Plug-In do Brasil Chega para Revolucionar o Mercado!

A BYD Shark chega ao Brasil com uma proposta inovadora para o segmento de picapes…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Volkswagen Polo Assume a Liderança, e HB20 Brilha Entre os Carros Mais Vendidos de Outubro

O mês de outubro de 2024 trouxe surpresas e mudanças no ranking dos carros mais…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário