Porsche não quer abandonar seu motor V8 após 2030

A Porsche, renomada montadora alemã, está se preparando para o futuro ao ajustar seu motor V8 para atender às rigorosas regulamentações de emissões do Euro 7. Embora a implementação do Euro 7 tenha sido adiada para 2030, os engenheiros da Porsche estão um passo à frente, trabalhando no desenvolvimento de novos componentes para tornar o motor compatível.

Em uma entrevista à revista australiana Car Sales, Thomas Freimuth, chefe da linha Panamera, revelou que o motor V8 já está pronto para o Euro 7. Ele explicou que estão sendo adicionadas algumas peças em desenvolvimento para garantir que o motor atenda às regulamentações.

Porsche Taycan Turbo GT 2025.
Porsche Taycan Turbo GT 2025.

Uma boa notícia é que a Porsche não precisará necessariamente adotar uma configuração híbrida para manter o motor V8 vivo. O padrão Euro 7 não será tão rigoroso quanto inicialmente proposto. No entanto, outras regras, como o nível máximo de ruído de escapamento permitido, exigirão algumas mudanças indesejadas.

Freimuth mencionou que a legislação sobre níveis de ruído continuará a se tornar mais rígida ao longo dos anos, o que pode afetar a emoção e desempenho do Panamera V8. Os engenheiros terão que encontrar soluções para manter um equilíbrio entre as regulamentações e a experiência emocionante que os fãs da Porsche esperam.

Embora o V8 esteja garantido até a década de 2030, é provável que a Porsche reduza a produção de veículos equipados com o motor 4.0 biturbo até o final da década. Em seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2023, a montadora reiterou sua projeção de que mais de 80% das entregas anuais serão veículos elétricos até 2030.

Porsche V8.
Porsche V8.

A Porsche já iniciou sua incursão no segmento de veículos elétricos com o lançamento do Taycan em 2019 e continuará expandindo sua linha nos próximos anos. O Macan de segunda geração, previsto para ser lançado no início de 2024, será exclusivamente elétrico. Os modelos 718 Boxster/Cayman EVs estão programados para chegar ao mercado em 2025.

Embora a Porsche esteja avançando em direção à eletrificação, o icônico Porsche 911 não se tornará totalmente elétrico nesta década. No entanto, a montadora planeja lançar uma versão híbrida do 911 com a atualização do modelo 992.2 em junho.

Além disso, a Porsche está investindo em combustíveis sintéticos quase neutros em carbono para manter viva a experiência de condução emocionante dos motores a combustão interna. Atualmente, está sendo produzido um combustível sintético no Chile, e a meta é aumentar a produção anual para 145 milhões de galões até 2030.

Com esses avanços e investimentos em eletrificação e combustíveis sustentáveis, a Porsche está se posicionando como uma líder no setor automotivo, adaptando-se às regulamentações ambientais e atendendo às demandas dos clientes por veículos mais sustentáveis.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Jac E-JT12,5 2025: Motor, Design, Bateria, Fotos e Ficha Técnica!

O Jac E-JT12,5 2025 é uma inovação notável no segmento de veículos elétricos, projetado para…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Chevrolet Tracker vs Jeep Renegade: Análise Detalhada e Comparação

Quando se trata de SUVs populares no Brasil, o Chevrolet Tracker e o Jeep Renegade…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Jac E-JT9,5 2025: Motor, Design, Fotos e Ficha Técnica!

O Jac E-JT9,5 2025 é um modelo inovador no cenário dos caminhões elétricos, destacando-se por…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Jac iEV-330P 2025: Motor, Design, Desempenho, Fotos e Ficha Técnica!

O Jac iEV-330P 2025 é uma adição emocionante ao mercado de veículos elétricos, projetado para…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Quer economizar? Considere o Ford Ka 1.5 e outros hatches usados por até R$ 50 mil

Se você está procurando um carro usado que seja econômico e de bom custo-benefício, hatches…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário