Preço dos carros elétricos pode explodir, caso governo tome essa decisão!
Marcas chinesas ameaçam o mercado brasileiro de carros elétricos, alerta Anfavea.
Há uma década, havia temores de uma invasão chinesa no mercado brasileiro e latino-americano, mas na época eles ainda não estavam preparados para dominar a região. No entanto, atualmente as marcas chinesas estão entrando em profusão no mercado latino-americano e isso representa uma ameaça direta para o Brasil, que é o maior exportador da região, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Em relação à política de isenção de imposto de importação para veículos elétricos, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, destacou a importância de se ter um plano de transição. Ele afirmou que se o Brasil não fizer sua lição de casa, o que ocorreu na América Latina vai se repetir aqui. Segundo ele, ninguém pode segurar essa onda.
Lima Leite reconhece que os chineses dominam o cenário latino-americano e vê o mercado brasileiro ameaçado pela entrada em massa de carros elétricos, especialmente das marcas BYD e GWM.
Diferentemente do passado, não se trata mais apenas de importadores brasileiros com recursos limitados trazendo carros de fora. Agora são subsidiárias dos fabricantes chineses que têm praticamente recursos ilimitados para investir e oferecer preços competitivos no mercado.
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Preço dos carros elétricos importados pode aumentar, para proteger o mercado interno
Para proteger a produção nacional, Lima Leite ressalta a importância de haver previsibilidade e um cronograma para gradualmente retomar a cobrança do imposto de importação para veículos elétricos fabricados no exterior. Ele afirma que sem essa previsibilidade, não haverá interesse em investir em modelos similares fabricados no Brasil.
A visão da Anfavea é que a única resposta válida para essa situação é o estímulo à produção nacional, substituindo as importações em grande volume e impulsionando a indústria automobilística brasileira, transformando o país em um polo de exportação de carros elétricos.
Dentre as marcas chinesas que estão trazendo carros para o Brasil, a BYD é a única que confirmou a produção local de veículos elétricos na Bahia e já fabrica ônibus elétricos no interior paulista.
Essa estratégia da BYD pode indicar uma expectativa de que a pressão sobre o governo para retomar o imposto de importação para veículos elétricos terá resultados em breve, levando a empresa a investir na produção local também para carros elétricos.
Esse é mais um caso clássico no Brasil, onde devemos “proteger a indústria”, que se desenvolve a passos de tartaruga nessa área, enquanto a concorrência vem forte, com ótimos veículos e um preço muito competitivo, no final das contas, prepare os bolsos, pois a tendência é que os preços fiquem mais caros, caso esse imposto volte!
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