Produção de automóveis em Portugal recua 35,5% em setembro de 2023
A Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) divulgou recentemente dados preocupantes sobre a produção de automóveis no país. De acordo com o relatório, a produção registrou um recuo significativo de 35,5% em setembro deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No total, foram produzidos apenas 14.514 veículos automóveis.
No entanto, quando analisamos os números acumulados nos primeiros nove meses de 2023, percebemos que houve um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse período, as fábricas instaladas em Portugal produziram um total de 236.039 veículos.
Os dados estatísticos revelam ainda a importância das exportações para o setor automóvel português. De acordo com a ACAP, 97,9% dos veículos fabricados em Portugal são destinados ao mercado externo, o que contribui significativamente para a balança comercial do país.
Quando analisamos os destinos das exportações, percebemos que a Europa continua sendo o mercado líder, representando 88,6% das exportações. Os principais países compradores são a Alemanha (18,8%), França (15,1%), Itália (12,7%) e Espanha (9,4%).
Em segundo lugar nas exportações está o mercado asiático, liderado pelo Japão (2,8%), representando 5,6% das exportações. Já a África ocupa o terceiro lugar, com uma participação de 2,4%.
Quanto à montagem de veículos automóveis em Portugal, os dados de setembro de 2023 mostram um aumento de 76,9% na montagem de 23 veículos pesados em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
No entanto, quando analisamos os números acumulados nos primeiros nove meses deste ano, observamos uma queda de 4,2% na montagem de veículos pesados em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram montados 137 veículos pesados em 2023.
É importante ressaltar que a maioria dos veículos montados em Portugal é destinada à exportação. De janeiro a setembro de 2023, foram exportados 99,3% dos veículos montados, totalizando 136 unidades. Os principais destinos dessas exportações são a Alemanha, com uma participação de 50,7%, e o Reino Unido, com 49,3%.
Diante desses dados, fica evidente a importância das exportações para o setor automóvel português. Apesar do recuo na produção em setembro deste ano, o aumento acumulado nos primeiros nove meses demonstra uma tendência positiva para o setor. No entanto, é necessário estar atento às oscilações do mercado global e buscar estratégias para manter a competitividade e impulsionar o crescimento da indústria automotiva nacional.