Produção do Ford Fiesta vai terminar esta semana!
De acordo com a Autocar, o último Ford Fiesta sairá da linha de produção em 7 de julho, após a decisão da empresa de cancelar o popular supermini no final do ano passado. Isso marca o fim de 47 anos e oito gerações do Fiesta!
As duas últimas unidades do Fiesta permanecerão com a Ford. Uma delas se juntará à frota internacional de patrimônio da empresa, baseada na fábrica de Colônia, na Alemanha, onde o modelo foi produzido.
Guia do Conteúdo
Ford corta produção do Fiesta para dar lugar a um SUV elétrico
O Fiesta foi cortado da linha de produção porque a marca “precisava do espaço na fábrica” para produzir o próximo SUV elétrico da Ford, o Explorer elétrico, disse Martin Sander, gerente geral da Ford Model E Europe, à Autocar em dezembro de 2022.

Isso significa que o Fiesta não estará mais disponível para compra, mas a Ford está investindo em sua linha de veículos elétricos com o objetivo de oferecer mais opções sustentáveis para seus clientes.
Ford anuncia produção de veículo elétrico de alta capacidade em fábrica na Alemanha e interrompe produção do Fiesta
A Ford anunciou que irá produzir seu primeiro veículo elétrico de alta capacidade em sua fábrica em Colônia, na Alemanha. Segundo o executivo-chefe da empresa, Sander, a mudança se deve à necessidade de espaço para a construção do novo veículo, já que a fábrica de Fiesta será totalmente adaptada para a produção de carros elétricos.
Por isso, a produção do Fiesta será interrompida. A decisão faz parte dos planos da montadora de investir cada vez mais na produção de veículos elétricos e reduzir as emissões de carbono.
O centro de veículos elétricos de Colônia – a primeira fábrica neutra em carbono da Ford – foi oficialmente inaugurado em 12 de junho.
Fiesta: o carro mais popular do Reino Unido por 12 anos consecutivos
Desde seu lançamento em 1976, o Fiesta tem sido um carro muito popular no Reino Unido, frequentemente aparecendo na lista anual dos 10 carros mais vendidos no país.
De 2009 a 2020, o Fiesta manteve a posição de carro mais vendido no Reino Unido, uma corrida recorde de anos consecutivos no topo. Isso demonstra a popularidade duradoura do Fiesta entre os motoristas britânicos e a reputação sólida que construiu ao longo das décadas.
Pandemia e falta de semicondutores afetam vendas do Ford Fiesta em 2021 e 2022
Em 2021, o Fiesta deixou de figurar entre os 10 carros mais vendidos, devido aos impactos da pandemia de Covid-19 nas cadeias de fornecimento. Muitos fabricantes foram obrigados a desviar seus estoques de peças de carros menores e menos lucrativos para os crossovers e SUVs mais rentáveis.
Quando a Ford interrompeu os pedidos do Fiesta em junho de 2022, citou a escassez de semicondutores como responsável por um atraso de seis meses na produção do carro compacto.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!