Projeto de Lei concederá desconto no IPVA para bons motoristas capixabas

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) pode ter um novo critério de desconto para os bons motoristas do Espírito Santo.

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales) propõe que aqueles que estiverem com o nome inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) possam ter uma redução de 15% no valor do imposto, desde que não tenham cometido nenhuma infração nos últimos três anos a partir da data de emissão do IPVA.

O autor do Projeto de Lei (PL) 456/2023 é o deputado Sergio Meneguelli, do partido Republicanos. Segundo a proposta, o desconto será progressivo, começando com 5% para os motoristas que não tiverem cometido infrações por um ano e aumentando para 10% para aqueles que não cometerem infrações por dois anos. Vale ressaltar que os descontos não são cumulativos.

Projeto de Lei concederá desconto no IPVA
Projeto de Lei concederá desconto no IPVA

No entanto, os proprietários que tiverem seus veículos autuados quando conduzidos por outras pessoas, exceto em casos de roubo, não terão direito ao benefício. Além disso, o motorista precisa estar em dia com as taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para poder usufruir do desconto.

De acordo com Meneguelli, o objetivo da medida é valorizar os condutores que respeitam as normas do Código de Trânsito Brasileiro, estimular a regularização cadastral dos motoristas no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e incentivar a adimplência total em relação a multas, IPVA e licenciamento do veículo.

O RNPC, também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, permite que a União, os estados e os municípios concedam benefícios fiscais ou tarifários aos motoristas que não cometeram infrações de trânsito no ano anterior.

A proposta agora será analisada pelos deputados dos colegiados de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças antes de ser votada em plenário. Caso seja aprovada, a medida poderá beneficiar os bons motoristas capixabas, incentivando uma conduta responsável no trânsito e estimulando a regularização cadastral dos condutores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário