Ranking de Carros Mais Vendidos em 2024, veja!

No ranking dos 16 segmentos do mercado automotivo brasileiro, um estudo tradicional que vem sendo organizado desde 1999, uma novidade tem chamado a atenção: o desempenho dos carros híbridos e elétricos chineses. Entre eles, destaca-se o elétrico Seal, que dominou quase 90% das vendas entre os sedãs grandes. Além disso, a BYD emplacou 21% dos híbridos com o modelo Song Plus e 31% dos elétricos com o Dolphin.
Apesar do bom desempenho dos híbridos e elétricos chineses, é importante ressaltar que, mesmo somando todos os modelos elétricos, eles representam apenas 2,9% do total de vendas no mercado brasileiro.

Outros modelos também têm se destacado no mercado nacional. O Corolla, por exemplo, alcançou mais de 50% de participação nas vendas, com uma fatia de 72%. Os modelos BMW Séries 3/4, Strada e 911 também obtiveram mais de 50% de participação, com 68%, 56% e 54%, respectivamente. Entre os esportivos, os destaques são os modelos BMW M2 e M3/M4, que juntos responderam por 55% das vendas nesse segmento.
As disputas pela liderança continuam acirradas. Enquanto o Polo consolidou-se como líder entre os compactos, outro produto da marca alemã quase conseguiu manter a liderança, pois o T-Cross somou 11,5% das vendas, contra 11,2% do Creta. A diferença entre os dois modelos foi de apenas 987 unidades no semestre, ou uma média de 164 unidades por mês.

Outra disputa acirrada ocorre entre o Compass e o Corolla Cross, com uma diferença média de 157 unidades vendidas por mês. Já entre os chineses, destaca-se a batalha entre os híbridos, onde o Song Plus venceu o H6 por uma diferença mensal de 166 unidades. Entre os elétricos, o Dolphin Mini ficou apenas dois pontos percentuais atrás do Dolphin, ou seja, uma diferença de 92 unidades vendidas por mês ao longo do semestre. Com a chegada do Dolphin Mini de cinco lugares prevista para agosto, é esperado que ele assuma a liderança no balanço final de 2024.
Vale ressaltar que o ranking utilizado neste estudo possui critérios próprios e técnicos, levando em consideração a classificação por silhuetas dos veículos, com destaque para a distância entre eixos e outros parâmetros. Sedãs de topo (com baixo volume de vendas) e monovolumes (com oferta reduzida) não foram incluídos nesse ranking. A base de pesquisa utilizada foi o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Foram citados apenas os modelos mais representativos (mínimo de dois) e de maior importância dentro de cada segmento. Os dados foram compilados por Paulo Garbossa, da consultoria ADK.
Confira abaixo os principais destaques em cada segmento:

- Sedã compacto: Onix Plus (30%), Cronos (17%), Virtus (15%), HB20S (14,8%), Yaris (10%), City (6,2%), Versa (6%) e Logan (1%). O Onix Plus continua firme como líder nesse segmento.
- Sedã médio-compacto: Corolla (72%), Sentra (11%) e Jetta (7%). O Corolla se mantém distante de qualquer ameaça à sua liderança.
- Sedã médio-grande: BMW Série 3/4 (68%), Mercedes Classe C (17%) e Audi A5/S5/RS5 (5,5%). Os modelos da BMW continuam com uma folga confortável na liderança.
- SUV compacto: T-Cross (11,5%), Creta (11,2%), Tracker (10,6%), Kicks (10,3%), Nivus (9,5%), Renegade (8,6%), HR-V (8%), Fastback (8%), Pulse (7%), Tiggo 5x (5%) e Duster (4%). O T-Cross quase perdeu a liderança nesse segmento, mas conseguiu se manter na ponta.