Porsche Taycan Desbanca o Tesla Model S Plaid com Recorde na Pista
A Porsche está prestes a lançar um novo modelo do Taycan, seu carro elétrico de alto desempenho, e acaba de estabelecer um novo recorde em Nurburgring.
A marca de Stuttgart está entusiasmada com a conquista, embora ainda não tenha confirmado o nome do veículo nem detalhado seus parâmetros de desempenho. A única informação divulgada até o momento é o tempo impressionante: um Taycan de pré-série percorreu o circuito em apenas 7:07.55.
Com esse resultado, o novo Taycan se torna o Porsche elétrico mais rápido a dar uma volta na lendária pista, superando o recorde anterior do Tesla Model S Plaid em 17,681 segundos. Além disso, o tempo obtido é 26 segundos mais rápido do que o atual Taycan Turbo S e está próximo do tempo do Rimac Nevera de 7:05.298.
Para garantir esse desempenho excepcional, a Porsche realizou algumas modificações no veículo, tornando-o mais seguro e fácil de controlar. Foram instalados bancos de concha de corrida e uma gaiola de proteção.
A fabricante promete lançar um vídeo da condução em meados de março, o que provavelmente coincidirá com mais informações sobre o carro em si e também com uma atualização de meio de ciclo para toda a linha Taycan.
Muitas especulações cercam este novo sedã cupê. Provavelmente chamado de Taycan Turbo GT, há rumores de que ele contará com um trem de força de três motores, totalizando cerca de 1.000 cavalos de potência. Um motor extra no eixo traseiro permitirá não só uma melhor gestão térmica, mas também técnicas avançadas de controle de tração.
Ainda não está claro se uma nova bateria foi instalada neste modelo, mas seria necessária uma alteração na química ou no design das células para suportar melhor as longas descargas de corrente elevada, caso o conjunto do Taycan Turbo S não seja suficiente.
Outra possível mudança são os inversores de carboneto de silício, tecnologia que a Porsche já anunciou que aplicará ao eixo traseiro do novo Macan elétrico. Essa alteração permitirá um funcionamento mais eficiente com correntes sustentadas mais elevadas, como as exigidas em pistas como a de Nurburgring.
Além do recorde em si, outro aspecto significativo é a capacidade de repetição do feito. A Porsche afirma que seu piloto de desenvolvimento, Lars Kern, registrou várias voltas, todas com tempos quase idênticos. Isso é especialmente relevante considerando as longas retas e o comprimento de 12,9 milhas (20,76 quilômetros) da pista de Nurburgring, que representam um teste de estresse para os sistemas de transmissão elétricos.
Os níveis de corrente indutora de calor que são mantidos apenas por alguns segundos na condução diária são mantidos por períodos prolongados na pista.