Renault Captur saí de linha no Brasil, veja o motivo!

Renault Captur é descontinuado no Brasil após dificuldades relacionadas à Guerra da Ucrânia.

Renault Captur sai de linha no Brasil.
Renault Captur sai de linha no Brasil.

O mercado automobilístico brasileiro sofreu uma baixa significativa com a descontinuação do Renault Captur. Após meses de incertezas sobre o futuro do crossover, a marca francesa decidiu retirá-lo do mercado nacional. Essa decisão está diretamente ligada à saída da Renault da Rússia, o que resultou no fim da produção do modelo moscovita Kaptur.

Uma das principais razões para essa descontinuação foi a falta de peças e componentes provenientes da antiga Avtoframos, atualmente conhecida como Moskvich. Sem acesso a esses elementos fabricados em Moscou, o Captur brasileiro não tinha alternativa senão encerrar sua trajetória no país.

Após esgotarem-se os estoques disponíveis, o Captur se despede do mercado brasileiro após seis anos de presença marcante. O modelo chegou como um atraente crossover irmão do Renault Duster e conquistou os consumidores com sua aparência atraente e acabamento bem elaborado, superando seu equivalente romeno.

No entanto, quando foi lançado, o Captur enfrentou dificuldades devido à falta de atualização do portfólio da Renault. Os motores e transmissões utilizados eram considerados ultrapassados, com destaque para o motor 2.0 16V associado a uma caixa automática de quatro marchas e o motor 1.6 16V disponível apenas com câmbio manual.

Foto de um Renault Captur
Foto de um Captur 2023. Foto: Divulgação.

Somente algum tempo depois é que a Renault corrigiu essa situação ao lançar o Captur 1.6 16V com transmissão CVT Xtronic, o que deu novo fôlego ao crossover produzido em São José dos Pinhais, no Paraná.

Mesmo assim, o Captur precisava de um motor mais potente para se destacar no mercado e acabar com a predominância do antigo F4R. Essa melhoria só ocorreu quando a Renault introduziu o motor M282, ou melhor, H5Ht, no SUV pouco antes dos conflitos na Europa Oriental.

Com o motor 1.3 TCe, capaz de entregar 162 cavalos com gasolina e 170 cavalos com etanol, além de um torque de 27,5 kgf.m, associado à transmissão CVT Xtronic da Nissan, o Captur finalmente alcançou seu auge. Infelizmente, porém, essa fase promissora foi interrompida devido a fatores externos, resultando no fim da produção do modelo mais belo fabricado pela Renault no Brasil.

4/5 - (1 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias O que a eleição dos EUA pode significar para a indústria dos carros elétricos

2024 Eleições dos EUA – Com as eleições dos EUA se aproximando, a indústria de…

Thiago Klaumann
Notícias Híbridos mereciam ter incentivos maiores do que os 100% elétricos

“Pressa é inimiga da perfeição”. Frase atribuída ao escritor Machado de Assis, que a cunhou…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Análise do Mercado Automotivo Brasileiro: Hyundai HB20 Líder em Vendas até 4 de Setembro!

No início de setembro de 2024, o mercado automobilístico brasileiro apresentou um panorama dinâmico e…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Ford Fusion Hybrid: Preço, Consumo e Vida Útil da Bateria

Com o aumento da demanda por veículos que sejam tanto econômicos quanto sustentáveis, os carros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Estabelece Novo Recorde de Vendas e Supera o Volkswagen Polo!

Em agosto de 2024, a Fiat Strada alcançou um marco impressionante ao bater seu próprio…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário