Renault Duster tem versão 4×4 na Argentina que deveria ter no Brasil
A Renault acaba de anunciar o lançamento da linha 2024 do Duster na Argentina, trazendo importantes atualizações. Assim como no Brasil, o modelo passa por uma reestilização de meia-vida, com um design renovado. Além disso, a lista de equipamentos foi ampliada e a segurança reforçada.
No que diz respeito ao design externo, o destaque fica por conta dos novos faróis em LED, da grade escurecida, das rodas de até 17 polegadas com um novo desenho e das lanternas com um arranjo interno de iluminação modificado. Os conjuntos luminosos foram os elementos que mais passaram por mudanças, agora apresentando uma identidade baseada em um Y deitado. Por fim, também foram adicionadas novas barras de teto e retrovisores pretos com detalhes em laranja.
No interior, o Duster 2024 para o mercado argentino recebeu apoio de braços central dianteiro em todas as versões e um novo revestimento nos bancos da variante Iconic. Em relação aos equipamentos, destaca-se a inclusão de 6 airbags em todas as versões da linha. Anteriormente, assim como no Brasil, o SUV contava apenas com os dois airbags obrigatórios por lei.
Em termos mecânicos, a versão de entrada Intense continua sendo equipada com o motor 1.6 aspirado de 115 cv, sempre combinado com câmbio manual de 5 marchas. Já a versão Iconic mantém o motor 1.3 turbo de 163 cv, oferecendo duas opções de transmissão: automática CVT com tração dianteira ou manual de 6 marchas com tração 4×4. Vale ressaltar que a opção 4×4 não está disponível no Brasil desde a geração anterior.
Curiosamente, todas as versões do Duster 2024 têm o mesmo preço na Argentina: 27.895.000 pesos (cerca de R$ 165.000). Essa estratégia é adotada para evitar o pagamento de impostos adicionais. No entanto, é importante estar ciente de que podem ser cobradas taxas extras significativas fora da tabela no momento da compra. Na Argentina, o Duster é importado da Colômbia, em vez do Brasil.