Renault Kardian ganha versão no Marrocos com motor 1.5 diesel não disponível no Brasil
Após cerca de nove meses desde o início da produção do Renault Kardian no Brasil, o modelo expande sua presença internacionalmente e agora é fabricado no Marrocos. A Renault anunciou oficialmente o início da montagem do Kardian nesse país, que passará a abastecer os mercados da África e do Oriente Médio. O Marrocos, que já possui uma fábrica importante para a montadora, também é responsável pela produção de outros modelos do grupo Renault, como os Dacia Sandero e Logan.
Apesar de ser fabricado fora do Brasil, o Renault Kardian do Marrocos apresenta poucas alterações visuais em relação ao modelo produzido no Brasil. As mudanças mais perceptíveis são as rodas, que possuem um design diferente, e a paleta de cores, que foi adaptada para atender mais aos gostos locais. No interior, há algumas distinções no acabamento, com detalhes como o console central, que no modelo marroquino não é elevado, ao contrário da versão brasileira. Além disso, a alavanca de câmbio no Marrocos é convencional, enquanto no Brasil o Kardian utiliza uma alavanca do tipo joystick. O volante também apresenta um miolo exclusivo para a versão marroquina.
Equipamentos e recursos no Kardian produzido no Marrocos
Quando se trata de equipamentos, o Renault Kardian no Marrocos apresenta uma configuração mais simples nas versões de entrada, em comparação com o modelo brasileiro. A versão básica por lá conta com apenas dois airbags, quadro de instrumentos analógicos, ar-condicionado manual, uma central multimídia e controle de cruzeiro. Por outro lado, a versão topo de linha oferece recursos adicionais, como airbags laterais, ar-condicionado automático e um sistema de monitoramento de ponto cego. No Brasil, todas as versões do Kardian são mais equipadas, contando com 6 airbags, painel digital de 7 polegadas e câmera de ré em todas as versões.
Mudanças mecânicas no Renault Kardian Marrocos
Uma das principais diferenças do Renault Kardian produzido no Marrocos em relação ao modelo brasileiro está no conjunto mecânico. O modelo marroquino pode ser equipado com o motor 1.5 turbodiesel dCi, que entrega 102 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas. Esse motor a diesel, no entanto, é uma opção proibida no Brasil para veículos de passeio, o que significa que ele não será disponibilizado por aqui.
Além do motor diesel, o Renault Kardian no Marrocos também pode ser equipado com o motor 1.0 TCe turbo a gasolina, que entrega 100 cv de potência e 16,3 kgfm de torque. Este motor também está presente no modelo brasileiro, mas no Brasil, a versão 1.0 TCe entrega uma potência de 125 cv e o mesmo torque de 22,4 kgfm. A principal diferença entre os dois mercados é que o Kardian no Marrocos vem com um câmbio automático do tipo CVT, enquanto no Brasil o modelo utiliza um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas e banhado a óleo.
Apesar das mudanças mecânicas e de equipamento, o Renault Kardian no Marrocos mantém a mesma plataforma modular RGMP, que também é usada no modelo brasileiro. As dimensões do Kardian são de 4,11 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,54 metros de altura e 2,60 metros de entre-eixos, mantendo-se igual em ambas as versões.
Proibição do motor diesel no Brasil e a expansão do Kardian
Embora o motor diesel seja uma opção atraente para mercados internacionais como o Marrocos, ele não pode ser utilizado no Brasil em veículos de passeio devido a restrições ambientais. O uso de motores a diesel é restrito no Brasil apenas a veículos comerciais e utilitários, o que impossibilita a introdução do motor 1.5 turbodiesel no mercado nacional. Como resultado, a Renault não deve oferecer o motor a diesel do Kardian no Brasil, mantendo as opções de motorização a gasolina e, possivelmente, a elétrica para o futuro.
Porém, a produção do Kardian no Marrocos não se resume apenas ao motor e aos equipamentos. A expansão da fabricação do modelo para outros mercados também visa aumentar a competitividade do Renault Kardian em regiões que apresentam demanda por veículos mais econômicos e acessíveis. A presença do Kardian na África e no Oriente Médio abre novas oportunidades para a Renault, que busca fortalecer sua posição no segmento de veículos compactos nesses mercados, onde o modelo tem potencial para se tornar um dos mais procurados.
O Marrocos, com sua forte base industrial para a Renault e outros modelos, como o Dacia Sandero, representa um hub importante para a montadora no continente africano. A fábrica local possui uma grande capacidade de produção e tem sido fundamental para a Renault no abastecimento de veículos para a região. A fabricação do Kardian no Marrocos também é um passo importante para a Renault ampliar sua presença na África, onde a demanda por carros compactos e econômicos tem crescido nos últimos anos.
A estratégia da Renault para o futuro
A expansão do Renault Kardian para novos mercados, como o Marrocos e outros países da África e Oriente Médio, faz parte da estratégia global da Renault para fortalecer sua linha de veículos compactos. O modelo foi desenvolvido para atender a um público que busca um carro acessível, eficiente e robusto, ideal para mercados emergentes. A Renault aposta na popularidade do Kardian entre os consumidores que preferem um carro compacto, mas com boas opções de motorização, equipamentos e design, tudo isso com um custo-benefício atraente.
Ao mesmo tempo, a marca investe em novos modelos e atualizações que atendem tanto a mercados desenvolvidos quanto emergentes. A flexibilidade da plataforma modular RGMP utilizada no Kardian permite que o modelo seja adaptado de forma mais eficiente às demandas locais, tanto em termos de motorização quanto de equipamentos e acabamentos. Isso se reflete nas diferenças de versão entre o modelo brasileiro e o marroquino, adaptadas para as necessidades e preferências de cada mercado.
No Brasil, o Renault Kardian tem se mostrado um modelo atraente para aqueles que buscam um SUV compacto e acessível, com boa performance e recursos de tecnologia. A produção do modelo no Brasil tem sido um sucesso até agora, e a Renault espera que, com as versões mais acessíveis e simplificadas no exterior, o Kardian conquiste também novos consumidores em mercados que ainda estão em crescimento, como a África e o Oriente Médio. A estratégia global de expansão do Kardian visa tornar o modelo mais conhecido e desejado em uma variedade de mercados, onde a Renault tem uma presença significativa.