Chevrolet Tracker vs Jeep Renegade: Análise Detalhada e Comparação
Quando se trata de SUVs populares no Brasil, o Chevrolet Tracker e o Jeep Renegade se destacam, mas não lideram o mercado. Ambos os modelos oferecem boas características e são bastante conhecidos, mas enfrentam uma competição acirrada. Vamos explorar em detalhes as diferenças e semelhanças entre esses dois veículos e descobrir em quais áreas cada um se sobressai.
Preços e Versões
O Chevrolet Tracker 2025 tem preços que variam conforme a versão. A configuração básica começa em cerca de R$ 119.900, com motor 1.0 turbo, similar ao que é encontrado no Onix. As versões intermediárias, LT e LTZ, são oferecidas entre R$ 144.490 e R$ 159.090. Já as versões mais avançadas, RS e Premier, com motor 1.2 turbo, alcançam preços próximos a R$ 176.950 e R$ 177.990, respectivamente.
Por outro lado, o Jeep Renegade 2025 apresenta uma faixa de preços um pouco diferente. A versão de entrada, equipada com motor 1.3 turbo e tração 4×2, inicia em R$ 115.990. As versões intermediárias, como Altitude, Longitude e Sahara, variam entre R$ 147.990 e R$ 173.990. O Renegade também conta com as versões Trailhawk e Willys, que utilizam tração 4×4 e estão na faixa de R$ 174.000 a R$ 179.990.
Comparação de Equipamentos
Na comparação das versões de entrada, o Jeep Renegade se destaca com recursos adicionais que o Tracker básico não oferece. O Renegade vem equipado com rodas de liga leve aro 17, faróis full LED com regulagem de altura, alerta de pressão dos pneus, sistema start/stop e freio de estacionamento elétrico. Em contraste, o Tracker básico conta apenas com câmera de ré, faróis com acendimento automático e chave presencial.
Para as versões intermediárias, o Tracker LTZ (R$ 159.090) e o Renegade Longitude (R$ 165.990) oferecem itens comparáveis, mas com algumas diferenças notáveis. O Tracker LTZ inclui alerta de ponto cego, Wi-Fi e comandos pelo aplicativo, enquanto o Renegade Longitude vem com ar-condicionado automático dual zone, rodas aro 18, indicador de fadiga, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, GPS, leitor de placas e carregador por indução.
Nas versões mais avançadas, o Renegade Willys (R$ 179.990) supera o Tracker Premier (R$ 177.990) com equipamentos adicionais como assistente de farol alto, faróis de neblina, alerta de tráfego cruzado traseiro e troca de marchas no volante, enquanto o Tracker Premier tem apenas sensores de estacionamento dianteiros e apoio de braço no banco traseiro.
Desempenho e Economia de Combustível
Quando se trata de desempenho, o Renegade leva a vantagem. O Tracker possui motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, e nas versões superiores, o motor 1.2 turbo com 133 cv e 21,4 kgfm. O Renegade, por sua vez, vem com um motor 1.3 turbo que entrega 185 cv e 27,5 kgfm. A aceleração do Renegade com tração 4×2 é mais rápida, alcançando 100 km/h em 8,7 segundos, enquanto o Tracker 1.2 turbo leva 9,4 segundos. No entanto, as versões 4×4 do Renegade têm um desempenho inferior em relação à aceleração e velocidade máxima, quando comparadas com a versão 4×2.
Em termos de consumo de combustível, o Tracker é mais eficiente. O Tracker 1.0 turbo tem médias de consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. O Tracker 1.2 turbo tem um consumo um pouco maior, mas ainda é mais econômico que o Renegade. O Renegade 4×2 consome 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol, enquanto o Renegade 4×4 tem consumo ainda menor, com médias de 6,2 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.
Espaço Interno e Porta-Malas
O Renegade é maior em termos de altura e largura, mas o Tracker oferece mais espaço interno. O Tracker é mais espaçoso para os passageiros traseiros e inclui um apoio central para os braços e duas entradas USB, enquanto o Renegade tem apenas uma porta USB para os passageiros traseiros. No compartimento de carga, o Tracker também se destaca com 393 litros de capacidade, contra os 320 litros (ou 285 litros na medição VDA) do Renegade.
Custo de Manutenção e Garantia
Em termos de garantia, o Renegade oferece uma vantagem significativa com cobertura de 5 anos, enquanto o Tracker oferece apenas 1 ano para a versão de entrada e 3 anos para as demais. As revisões do Tracker são realizadas a cada 10.000 km, enquanto as do Renegade são feitas a cada 12.000 km. Apesar de o Renegade exigir menos visitas à concessionária, o custo de manutenção é maior.
Para um período de 60.000 km, o Tracker tem um custo de revisão total de cerca de R$ 4.768, enquanto o Renegade varia entre R$ 5.075 e R$ 5.409. Isso demonstra que o Tracker é mais barato em termos de manutenção, mas o Renegade compensa com uma garantia mais longa.
Desempenho de Vendas
Até agosto de 2024, o Tracker está se destacando nas vendas, ocupando a terceira posição entre os SUVs com 41.672 unidades emplacadas. O Renegade, por outro lado, está na sexta posição com 34.782 unidades vendidas. O Tracker tem uma vantagem em termos de vendas, mas o Renegade está tentando melhorar sua posição no mercado.
Conclusão
Em um comparativo equilibrado, o Chevrolet Tracker e o Jeep Renegade têm suas próprias vantagens. O Tracker é superior em termos de espaço interno e tem um custo de manutenção mais baixo, além de ser mais vendido. Já o Renegade oferece um nível superior de equipamentos e uma garantia mais longa. Ambos os veículos têm suas forças e fraquezas, e a escolha entre eles dependerá das prioridades pessoais do comprador.
Fichas Técnicas
Tracker
- Preço: R$ 119.900 a R$ 177.990
- Motor: 1.0 turbo ou 1.2 turbo
- Potência e Torque: 1.0T – 116 cv e 16,8 kgfm; 1.2T – 133 cv e 21,4 kgfm
- Câmbio: Automático de 6 marchas
- Aceleração e Velocidade Máxima: 1.0T – 10,9s e 177 km/h; 1.2T – 9,4s e 185 km/h
- Consumo: 1.0T – 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G); 1.2T – 7,2 km/l (E) e 10,4 km/l (G)
- Rodas e Pneus: 215/60 R16 ou 215/55 R17
- Medidas: Comprimento 4,27 m; Altura 1,62 m; Largura 1,79 m; Entre-eixos 2,57 m
- Tanque: 44 litros
- Porta-Malas: 393 litros
- Peso: 1.228 kg a 1.271 kg
Renegade
- Preço: R$ 115.990 a R$ 179.990
- Motor: 1.3 turbo (4×2 ou 4×4)
- Potência e Torque: 185 cv e 27,5 kgfm
- Câmbio: Automático de 6 ou 9 marchas
- Aceleração e Velocidade Máxima: 1.3T (4×2) – 8,7s e 210 km/h; 1.3T (4×4) – 9,7s e 202 km/h
- Consumo: 1.3T (4×2) – 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G); 1.3T (4×4) – 6,2 km/l (E) e 9 km/l (G)
- Rodas e Pneus: 215/60 R17, 225/65 R17 ou 225/55 R18
- Medidas: Comprimento 4,26 m; Altura 1,70 m; Largura 1,80 m; Entre-eixos 2,57 m
- Tanque: 55 litros
- Porta-Malas: 314 a 320 litros
- Peso: 1.476 a 1.643 kg