Retorno do Fiat Uno ao Brasil: Saiba O Que é Verdade e O Que é Mito!
O Fiat Uno, um dos carros mais icônicos da montadora italiana, pode estar prestes a fazer um retorno triunfal ao mercado brasileiro.
Embora tenha sido descontinuado para dar espaço ao Fiat Mobi, especula-se que o Uno esteja sendo cogitado para uma nova geração. A grande questão é: como seria esse novo modelo?
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Novo Fiat Uno: Rumores apontam para seu retorno ao mercado brasileiro
Diversas publicações especializadas têm levantado hipóteses sobre o futuro do Fiat Uno. Uma das propostas mais recentes sugere que ele poderia compartilhar a plataforma do novo Citroën C3, recém-lançado no Brasil. Anteriormente, cogitava-se que o Uno poderia se basear no Opel Mokka europeu, que utiliza a plataforma CMP desenvolvida pela PSA Peugeot Citroën.
Antes da pandemia, a ideia predominante era de que o novo Fiat Uno seria inspirado no conceito Fiat Centoventi, que também servirá como base para o novo Panda italiano. Essa proposta fazia todo sentido, uma vez que o Fiat Panda na Itália e o Fiat Uno no Brasil sempre coexistiram pacificamente antes da fusão entre os grupos FCA e PSA. Os dois modelos eram praticamente idênticos, com exceção do nome.

No entanto, a possibilidade de um novo Fiat Uno ter um design semelhante ao do Citroën C3 não parece muito plausível. A Citroën adotou uma abordagem mais voltada para um hatch com características de SUV e custo de produção mais baixo, visando reinventar-se no mercado brasileiro. A Fiat, por outro lado, agora está posicionada como uma marca aspiracional, acima da Citroën.
Dessa forma, é mais provável que um futuro Fiat Uno bem-sucedido se baseie no Opel Mokka ou no Fiat Centoventi/Panda. O designer Kleber Silva já até antecipou como seria esse novo Fiat Uno inspirado no Mokka. De acordo com o site Car Scoops, na Europa, esse carro seria chamado de Fiat Punto, enquanto no Brasil poderia ser mantido o nome Uno.
Em termos de motorização, uma nova geração do Fiat Uno poderia ser equipada com os motores 1.0 turbo de 130 cv e 1.3 aspirado de 107 cv da Fiat. O motor 1.2 turbo da Citroën/Peugeot também seria uma opção interessante, embora, por enquanto, esteja disponível apenas na Europa.
É possível que o novo Fiat Panda adote uma configuração híbrida, combinando o motor 1.2 Puretech turbo de 109 cv com um motor elétrico e uma bateria de 50 kWh, além do motor 1.0 Puretech aspirado de 82 cv com um motor elétrico e uma bateria de 40 kWh. Seria interessante ver essa tecnologia aplicada em um futuro Uno nacional.

Há rumores de que essa combinação poderia ser reservada para o novo Fiat Seiscento (600), nome que a Fiat utilizou na Itália entre 1955 e 1969, na Argentina entre 1960 e 1982 e na Colômbia entre 1979 e 1982. No entanto, em cada país, o carro poderia receber um nome mais adequado ao público local.
Uma certeza que temos é que a linha de veículos da Fiat na Europa será composta exclusivamente por carros elétricos até 2027. Essa informação vazou durante a apresentação dos resultados financeiros do Grupo Stellantis em 2021 e se aplica apenas ao mercado europeu. No entanto, já existem três modelos elétricos confirmados para o Brasil, e a nova geração do Fiat Uno pode se tornar o quarto.
Caso o novo Fiat Uno se torne uma realidade, é provável que ele seja produzido na fábrica de Tychy, na Polônia, onde os modelos Fiat 500 a combustão e o Lancia Ypsilon são fabricados. Durante a pandemia, Olivier François, CEO global da Fiat, afirmou que a marca pretende resgatar nomes clássicos para sua primeira geração de carros elétricos.
Todas essas possibilidades estão sendo discutidas por Antonio Filosa, COO da Stellantis América do Sul. O executivo, conhecido pelo sucesso da Fiat e Jeep no Brasil, tem como principal missão revitalizar as marcas Citroën e Peugeot no país. Os planos para uma nova geração de veículos da Fiat estão sendo cuidadosamente elaborados, e podem já estar bem adiantados.
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