Revelado: Novo Renault Kardian gera 125 cv com motor 1.0 turbo

No evento de lançamento mundial do Kardian, que ocorreu ontem no Rio de Janeiro, a Renault revelou que se trata de um SUV compacto, também conhecido como B-SUV ou crossover.

O carro é muito comparado com o Renualt Stepway, no entanto, Bruno Vanel, vice-presidente mundial responsável pelos produtos da marca Renault, não concorda com essa comparação.

Este é um carro completamente novo, projetado como um Renault, e não tem absolutamente nada a ver com o atual Dacia Sandero. A plataforma é diferente, o eixo traseiro é diferente, a altura é diferente” afirma o executivo com convicção.

Renault Kardian
Renault Kardian

O Kardian é o primeiro produto do mundo a utilizar a nova plataforma modular do grupo Renault. Trata-se de uma base versátil que pode ser usada em carros com comprimento entre 4 e 5 metros, tanto com motores de combustão interna convencionais quanto com tecnologia mild-hybrid (48 volts) ou híbrida convencional. No entanto, essa plataforma não foi desenvolvida para veículos elétricos. Ela é derivada da plataforma CMF-B utilizada na Europa, mas com diversas diferenças de arquitetura.

Assim como aconteceu com o Fiat Palio nos anos 1990 (projeto 178), o Renault Kardian será fabricado inicialmente no Brasil e posteriormente será lançado em outros mercados emergentes da África e da Ásia. A produção no estado do Paraná começará em janeiro do próximo ano, e as vendas no Brasil estão previstas para iniciar em março.

Optamos por começar pelo Brasil porque é o segundo maior mercado mundial da Renault, ficando atrás apenas da França. Além disso, a Argentina e a Colômbia também estão entre os nossos dez maiores mercados, e o México vem logo em seguida” justifica Vanel.

Renault Kardian Painel
Renault Kardian Painel

No segundo semestre de 2024, a produção do Kardian será estendida para Marrocos. Turquia e Índia também estão na lista dos países que fabricarão o veículo. Segundo a Renault, oito modelos com a mesma plataforma estão a caminho.

Olhando para o carro, dá pra pensar pensar que se trata do substituto do Sandero Stepway (disponível por preços entre R$ 84 mil e R$ 118 mil). No entanto, a intenção é que o Stepway continue em produção, enquanto o Kardian se posicione em um patamar superior, competindo diretamente com modelos como o VW Nivus e o Fiat Pulse automático. No entanto, os preços exatos, versões disponíveis e teste de condução só serão divulgados no lançamento oficial em março.

O Kardian apresenta um novo motor 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta chamado HR10. Trata-se de um projeto totalmente desenvolvido pela Renault, não devendo ser confundido com o motor homônimo utilizado nos antigos Nissan March e Versa fabricados no Brasil. Produzido no país, o novo motor Renault entrega uma potência de 125 cv e torque máximo de 220 Nm (22,4 kgfm) – daí o nome fantasia “220”.

Renault Kardian
Renault Kardian

O Kardian possui um câmbio automatizado de seis marchas, com duas embreagens e aletas de troca atrás do volante. Esse câmbio foi desenvolvido pela empresa americana Magna Powertrain e é importado da China. Além da vantagem de custo, a utilização desse tipo de câmbio automatizado (já presente em diversos modelos Renault na Europa) permite uma redução de até 20% no consumo em comparação com as transmissões CVT. Não será oferecida opção de câmbio manual.

O Kardian possui 4,11 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,60 metros (em comparação com os 4,07 metros e 2,59 metros do Stepway). Os pneus Pirelli Scorpion 205/55 R17 contribuem para a altura livre do solo de 21 centímetros.

Na parte frontal, chama a atenção a grade com pequenos losangos e acabamento em preto brilhante. É a primeira vez que um modelo Renault fabricado no Brasil apresenta o novo logotipo da marca, conhecido como Nouvel R. Os faróis são totalmente em LED. Na traseira, as lanternas possuem um formato de C distintivo. Um detalhe interessante é a capacidade de movimentar as barras longitudinais do rack, permitindo a fácil adaptação para diferentes cargas com até 80 kg.

Renault Kardian Traseira
Renault Kardian Traseira

O espaço interno é muito bom, especialmente no banco traseiro (herança do Sandero). No entanto, os passageiros de trás não contam com saídas de ar-condicionado. A capacidade do porta-malas é de 410 litros, um pouco menor que os 415 litros do Nivus, mas maior que os 370 litros do Pulse.

Os bancos dianteiros são espaçosos e confortáveis, proporcionando ao motorista uma posição elevada de direção. O painel de instrumentos é totalmente digital, e acima dele encontra-se uma tela multimídia de 8 polegadas que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O ambiente é complementado pela alavanca seletora do câmbio automatizado, que tem um design pequeno e retangular. O freio de estacionamento é acionado por um botão.

Pelo menos na versão apresentada neste pré-lançamento mundial, o Kardian conta com seis airbags e nada menos que 13 sistemas auxiliares de condução, incluindo alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo a partir dos 30 km/h.

Referência: Motor1

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias O que a eleição dos EUA pode significar para a indústria dos carros elétricos

2024 Eleições dos EUA – Com as eleições dos EUA se aproximando, a indústria de…

Thiago Klaumann
Notícias Híbridos mereciam ter incentivos maiores do que os 100% elétricos

“Pressa é inimiga da perfeição”. Frase atribuída ao escritor Machado de Assis, que a cunhou…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Análise do Mercado Automotivo Brasileiro: Hyundai HB20 Líder em Vendas até 4 de Setembro!

No início de setembro de 2024, o mercado automobilístico brasileiro apresentou um panorama dinâmico e…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Ford Fusion Hybrid: Preço, Consumo e Vida Útil da Bateria

Com o aumento da demanda por veículos que sejam tanto econômicos quanto sustentáveis, os carros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Estabelece Novo Recorde de Vendas e Supera o Volkswagen Polo!

Em agosto de 2024, a Fiat Strada alcançou um marco impressionante ao bater seu próprio…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário